O Dicionário Biográfico de Cinema#116: Charlotte Rampling

 

Charlotte Rampling, n. Sturmer, Inglaterra, 1946

Ainda que aparente e soe inglesa o suficiente para interpretar a política thatcherista em Paris by Night [Uma Voz na Noite], de David Hare, Charlotte Rampling tem trabalhado por todos os lugares, e em diferentes línguas. Ela não tem apenas um toque frio, mas a capacidade de nos fazer suspeitar de um coração frio. Então, tem sua parcela de vilãs estreitas, nem sempre mais que gárgulas malignas. No entanto, uma vez ao menos, em Stardust Memories [Memórias] (80), de Woody Allen, nos proporcionou uma história comovente de colapso.

Fez sua estreia em The Knack or How to Get It [A Bossa da Conquista] (65, Richard Lester), e esteve impressionante como a amiga maliciosa em Georgy Girl [Georgy, a Feiticeira] (66, Silvio Narizzano). Então veio The Long Duel [Os Turbantes Vermelhos] (67, Ken Annakin); La Caduta degli Dei [Os Deuses Malditos] (69, Luchino Visconti]; Target: Harry (69, Henry Neill)*, uma versão para a TV de The Maltese Falcon; The Ski Bum (71, Bruce Clark); Vanishing Point [Corrida Contra o Destino] (71, Richard C. Serafian) - ainda que seu papel tenha sido cortado após algumas projeções prévias; uma psicopata em Asylum [O Asilo do Terror] (72, Roy Ward Baker); Corky [Ambição Cega] (72, Leonard Horn); Caravan to Vaccares (74, Geoffrey Reeves); passiva, ferida e semi-nua, o sonho molhado de um sádico em Il Portieire di Notte [O Porteiro da Noite] (74, Liliana Cavani) - e completamente perturbadora; uma das eternas em Zardoz (74, John Boorman); Farewell, My Lovely [O Último dos Valentões] (75, Dick Richards); Foxtrot (76, Arturo Ripstein); Orca...Killer Whale [Orca: A Baleia Assassina] (77, Michael Anderson); a traição é mulher em The Verdict [O Veredito] (82, Sidney Lumet); Viva la Vie (84, Claude Lelouch); apaixonada por um macaco, em Max, Mon Amour [Max, Meu Amor] (86, Nagisa Oshima); Angel Heart [Coração Satânico] (87, Alan Parker); Mascara [Máscara da Morte]  (87, Patrick Conrad); D.O.A. [Morto ao Chegar] (88, Rocky Morton e Annabel Jankel); e Hammers Over the Anvil [Livre]  (93, Ann Turner).

Seu trabalho nos anos 90, maior parte dele na Europa, tornou-se crescentemente variado e impressionante. Sua aparência se tornou mais intrigante, e sente-se um renascimento de seu interesse por atuar. Time is Money (94, Paola Barzman); Murder in Mind (94, Robert Bierman); Radetzkymarch (94, Axel Corti e Gernot Roll); Samson le Magnifique (95, Etienne Perier); Asphalt Tango (96, Nae Caranfil); Invasion of Privacy (96, Anthony Hickox); La Dernière Fête (96, Pierre Granier-Deferre); The Wings of the Dove [Asas do Amor] (97, Iain Softley); como Miss Havisham em Great Expectations [Grandes Esperanças] (98, Alfonso Cuarón); Madame Ranyevskaya em Varya (**) [O Jardim das Cerejeiras] (99, Michael Cacoyannis); Signs & Wonders (00, Jonatham Nossiter); Aberdeen (00, Hans Petter Moland); excelente em Sous la Sable [Sob a Areia] (00, François Ozon); Nuages: Lettres à Mon Fils (00, Marion Hänsel); The Fourth Angel [O 4º Anjo] (01, John Irvin); Superstition (01, Kenneth Hope). 

Esteve em Spy Game [Jogo de Espiões] (01, Tony Scott); Embrassez Qui Vous Voudres [Beije Quem Você Quiser] (02, Michel Blanc); uma vez mais excepcional em Swimming Pool [Swimming Pool - Á Beira da Piscina] (03, Ozon); Jerusalem (03, Jakov Sedlar); como Lívia em Imperium: Augustus [Augustus - O Primeiro Imperador] (03, Roger Young); The Statement [A Confissão] (04, Norman Jewinson); I'll Sleep When I'm Dead [Vingança Final] (04, Mike Hodges); Immortel (04, Enki Bolal); Le Chiavi di Casa [As Chaves de Casa] (04, Gianni Amelio); Lemming [Lemming: Instinto Animal]  (05, Dominik Moll); Vers le Sud [Em Direção ao Sul] (05, Laurent Cantet); Basic Instinct 2 [Instinto Selvagem 2] (06, Michael Caton-Jones); Angel (07, Ozon); Caótica Ana (07, Julio Medem); Deception [A Lista: Você Está Livre Hoje?] (08, Marcel Langenegger); Babylon A.D. [Missão Babilônia] (08, Mathieu Kassovitz); The Duchess [A Duquesa] (08, Saul Dibb); Boogie Woogie [Trair é uma Arte] (08, Duncan Ward); Life During Wartime [A Vida Durante a Guerra] (09, Todd Solondz).

Rampling trabalha agora com um olho em se tornar Dama e no outro o que poderia ser a ausência de uma pensão, mas ela consegue ser mais e mais impetuosa: StreetDance 3 D (10, Max Giwa e Dania Pasquini) - tinha que vir; arrepiante, como Miss Emily em Never Let Me Go [Não me Abandone Jamais] (10, Mark Romanek); Rio Sex Comedy (10, Nossiter); dando vida a Brueghel em Mlyn Krzyz [O Moinho e a Cruz] (11, Lech Majewski); Melancholia [Melancolia] (11, Lars Von Trier); a matriarca em The Eye of the Storm (11, Fred Schepisi); a femme fatale em I, Anna [Eu, Anna] (12, Barnaby Southcombe); Cleanskin [Cleanskin: Jogo de Interesse] (12, Hadi Hajaig); Tutto Parla di Te (12, Alina Marazzi); uma espiã em Restless (12, Edward Hall), para a TV; numa adaptação do romance de John Banville, The Sea  (13, Stephen Brown); Night Train to Lisbon [Trem Noturno para Lisboa] (13, Billie August); Young & Beautiful [Jovem e Bela] (13, Ozon); e como a psiquiatra em Dexter (13). Falou para ele sobre O Porteiro da Noite? Fez então Spiritismes (***) [O Quarto Proibido] (14, Guy Maddin).

Texto. Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2156-57. 


(*). N. do E: no IMDB consta crédito de direção para Roger Corman, e Neill parece ser um pseudônimo que surge em algumas cópias. 

(**) N. do E: no IMDB consta como The Cherry Orchard.

(***) N. do E.: no IMDB The Forbidden Room.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng