Filme do Dia: Lady Godiva (1911), J. Stuart Blackton

 


Lady Godiva (EUA, 1911). Direção: J. Stuart Blackton. Rot. Adaptado: Eugene Mulin, a partir do poema de Tennyson. Com: Julia Swayne Gordon, Robert Gaillard, Kate Price, Harry Ward, Stanley Dunn, Hal Wilson, Alfred Hollingsworth, Clara Kimball Young, James Young.

Na Idade Média, Lady Godiva (Gordon) suplica ao marido, o Duque de Leofric (Gaillard), que diminua os impostos da população, compadecida que se encontra dessa. Leofric, apenas consente em diminuir, se Godiva montar em um cavalo nua, desfilando pela cidade. Toda a população é alertada do momento em que o histórico passeio se dará, e fecham suas portas e janelas. Um afoito homem, que se encontra em um taverna, tem a ideia de retirar umas lascas da janela, para observar a cena, e torna-se imediatamente cego.

A composição dos personagens dispostos em cena, nas cenas de interiores bem mais aproximados da câmera, que os seus similares, da concorrente Biograph, sugerem o estúdio que o produziu e também, que provavelmente a escolha de tais temas deve ter sido influenciado pelo grande prestígio que o film d’art francês teve ao redor do mundo.  Vitagraph Co. of America para General Film Co. 9 minutos e 33 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar