Guia Crítico de Diretores Japoneses#4: Norimasa Kaeriyama
KAERIYAMA Norimasa
(1 de março de 1893 - 8 de novembro de 1964)
帰山教正
Ainda que todos os seus filmes estejam hoje perdidos, Kaeriyama foi uma figura de considerável importância nos seus dias, por suas contribuições ao movimento do "cinema puro" da Era Taisho, que procurou modernizar a técnica e o conteúdo do cinema japonês. Seus primeiros artigos, publicados na revista adolescente Kinema Record, revelavam uma compreensão sofisticada do potencial expressivo do meio, sugerindo que a arte cinematográfica consistia em algo nem puramente de beleza visual, nem somente de efeito dramático, mas derivada da fusão das qualidades pictóricas e dramáticas. Kaeriyama pôs suas teorias em prática com sua estreia como diretor, The Glory of Life (Sei no Kagayaki, 1919), que aparentemente empregava tais técnicas inovadoras como o close-up e movimentos de câmera, e fazia uso de uma atriz ao invés do habitual oyama. O roteiro existente sugere uma combinação de um melodrama romântico no estilo shinpa, com elementos antecipadores do "modernismo Kamata" dos posteriores filmes mudos da Shochiku: por exemplo, o uso de elementos atrativos ocidentais como a Cristandade, e um final onde o protagonista resolve seus problemas partindo para o estrangeiro. O segundo filme de Kaeriyma, The Girl in the Mountain (Miyama no Otome, 1919), lançado simultaneamente com seu primeiro, é dito também ter sido feito uso de técnicas inovadoras, tais como flashbacks para justapor passado e presente, numa história sobre uma disputa a respeito de uma herança e o mapa que exibia o local de uma mina de ouro.
A recepção destes filmes foi mesclada, e receberam distribuição somente limitada. Mais bem sucedido comercialmente foi The Girl in His Dreams (Gen'ei no Onna, 1920), aparentemente uma comédia sofisticada sobre "uma mulher amorosa e um homem irresponsável juntos em uma ilha deserta" (descrição de Joanne Bernardi). Em Tale of the White Chrysanthemums (Shiragiku Monogatari, 1920), Kaeriyama tentou aplicar as técnicas do "cinema puro" ao tema do chanbara; infelizmente este filme fracassou em encontrar distribuição. Depois do ocorrido, Kaeriyma realizou filmes educativos na Shochiku, antes de se retirar da direção de filmes para trabalhar como professor universitário e jornalista.
1919 Sei no kagayaki / The Glory of Life
Miyama no otome / The Girl in the Mountain
Nihon geigi no odori / Japanese Geisha Dance (curta)
1920 Gen’ei no onna / The Girl in His Dreams
Shiragiku monogatari / Tale of the White Chrysanthemums (não lançado)
Kohan no kotori / The Lakeside Bird
Saraba seishun / Farewell to Youth
1921 Higeki ni naru made / Until Tragedy Strikes
Ai no mukuro / Corpse of Love
Fumetsu no noroi / The Eternal Curse
1922 Kōkoku no kagayaki / The Glory of the Empire
Kamiyo no bōken / Adventure in the Time of the Gods
Dakuryū / Turbid Current
Ā! sokoku / Ah, Fatherland
1923 Oshin-chan no koi / The Love of Oshin-chan
Chichi yo izuko e / Where Is Father?
1924 Ai no kyoku / Melody of Love
Sabishiki hitobito / Lonely People
Shizen wa sabaku / Nature Is the Judge
1926 Shōnen kōshu / The Boy Drummer
Texto: Jacoby, Alexander. A Critical Handbook of Japanese Film Directors. Berkeley: Stone Bridge Press, 2008. pp. 154-55.
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