Filme do Dia: L'Anglais Tel que Max le Parle (1914), Max Linder
L’Anglais Tel que Max le Parle
(França, 1914). Direção: Max Linder. Com: Max Linder e Cécile Guyon.
Max (Linder) se apaixona à primeira
vista por uma inglesa (Guyon) que viaja com ele no trem. Eles se comunicam
entre si através de desenhos em um caderno. Já em Paris, Max vai encontrá-la em
seu trabalho. Quando finalmente ela se encontra disponível a beijá-lo chega um
cliente na loja e Max se refugia em um chuveiro. O chuveiro, no entanto, é
justamente um dos objetos que o comprador parece se encontrar mais interessado.
Esse filme é um dos que deixa marcada
a influência de Linder sobre a obra de Chaplin. Isso fica demonstrado através
de tiradas como a do chuveiro, onde um equipamento acabará por flagrar o herói
em apuros – aqui completamente encharcado após ter sido ligado o chuveiro para
teste, ainda que sua aproximação da questão da relação entre gêneros seja bem
mais picante e ousada que a de Chaplin, sendo a mulher também parte ativa no
jogo. E
o homem, por mais que se demonstre apaixonado, tampouco deixa ao início
de piscar marotamente para a câmera, com relação a já se achar confiante que
ela será sua nova conquista. O mais
brilhante do filme é o comentário subliminar, involuntário ou não, sobre a própria arte da interpretação
do filme mudo, ao adaptar tal limitação
para as barreiras linguísticas entre os personagens, que possibilitam os destaques dados aos desenhos e
aos gestos que os dois trocam no vagão. Com relação ao último, sua condição enquanto espaço erótico já
possuía uma tradição que remonta aos “filmes de beijo”, tais como O Beijo no Túnel (1899), de G.A.
Smith, sendo o contraste entre o evidente cenário que representa o interior do
vagão e as cenas em locação (com um primeiro plano que certamente faz uma
referência L´Arrivée d´un Train à La
Ciotat) quase tão marcado quanto o do filme de Smith. Curiosamente o filme inesperadamente acaba em
pleno flagrante, algo comum nos filmes dirigidos por Linder, sendo essa uma
saída “econômica” que evita qualquer apresentação de desenlace.Pathé Frères. 10
minutos e 13 segundos.
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