Filme do Dia: The Narrow Road (1912), D.W. Griffith
The Narrow Road (EUA, 1912). Direção:
D.W. Griffith. Rot. Original: George Hennessy. Fotografia: G.W. Bitzer. Com:
Elmer Booth, Mary Pickford, Charles Hill Mailes, Jack Pickford.
Jim (Booth) é aguardado fora da prisão
com ansiedade por sua esposa (Pickford). Ele não pretende continuar no mundo do
crime, ao contrário de seu ex-companheiro de prisão (Mailes), que tenta
induzi-lo a participarem de uma nova ação. Jim consegue emprego em uma
madeireira, enquanto o outro se envolve em uma ação criminal, em que a bolsa
que é produto da mesma é escondida na casa de Jim, enquanto dois detetives, que
os observavam e a polícia, observam a ação. Dois vagabundos roubam a bolsa da
casa de Jim e quando os policiais entram para revista-la nada encontram. O
meliante encontra os vagabundos com sua bolsa e enquanto brigam por ela, são
surpreendidos pela polícia.
Sua mensagem moral, habitualmente
binária em seu maniqueísmo, parece se antecipar no momento da saída da prisão,
em que Jim prefere ficar com sua esposa que seguir os passos do bandido que “não
se corrige”. A escolha entre trabalhar ou não parece ser única e exclusiva do
próprio trabalhador, já que Jim consegue um emprego, aparentemente na primeira
tentativa que busca. Evidentemente que se aguarda que os destinos dos dois dois
ex-prisioneiros se cruzem em algum momento. E tal se dá em menos da metade do
filme. As cartelas muitas vezes antecipam o que se seguirá em termos de ação ou
de escolha – Jim, por exemplo, oferecer sua casa como refúgio temporário ao
ex-companheiro de prisão seguido pela polícia. Aqui a sorte de Jim ocorre com a
providencial ação dos ladrões que roubam ladrão, uma saída fácil para inocentar
o herói. E como tudo se torna comprimido em dois rolos, tudo é tratado de forma
didática, como é o caso da suspeita que recai sobre Jim ao final quando, na
verdade, ele apenas devolvera a carteira de um homem que a havia deixado cair
acidentalmente, selando diante dos policiais, sua regeneração. Nem sempre os filmes de Griffith são
cristalinos no seu intento de exposição da trama, como é o caso da breve e
obscura cena inicial que apresenta Jim sendo preso. Biograph Co. para General
Film Co. 16 minutos e 46 segundos.
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