Filme do Dia: The Narrow Road (1912), D.W. Griffith

 

The Narrow Road (EUA, 1912). Direção: D.W. Griffith. Rot. Original: George Hennessy. Fotografia: G.W. Bitzer. Com: Elmer Booth, Mary Pickford, Charles Hill Mailes, Jack Pickford.

Jim (Booth) é aguardado fora da prisão com ansiedade por sua esposa (Pickford). Ele não pretende continuar no mundo do crime, ao contrário de seu ex-companheiro de prisão (Mailes), que tenta induzi-lo a participarem de uma nova ação. Jim consegue emprego em uma madeireira, enquanto o outro se envolve em uma ação criminal, em que a bolsa que é produto da mesma é escondida na casa de Jim, enquanto dois detetives, que os observavam e a polícia, observam a ação. Dois vagabundos roubam a bolsa da casa de Jim e quando os policiais entram para revista-la nada encontram. O meliante encontra os vagabundos com sua bolsa e enquanto brigam por ela, são surpreendidos pela polícia.

Sua mensagem moral, habitualmente binária em seu maniqueísmo, parece se antecipar no momento da saída da prisão, em que Jim prefere ficar com sua esposa que seguir os passos do bandido que “não se corrige”. A escolha entre trabalhar ou não parece ser única e exclusiva do próprio trabalhador, já que Jim consegue um emprego, aparentemente na primeira tentativa que busca. Evidentemente que se aguarda que os destinos dos dois dois ex-prisioneiros se cruzem em algum momento. E tal se dá em menos da metade do filme. As cartelas muitas vezes antecipam o que se seguirá em termos de ação ou de escolha – Jim, por exemplo, oferecer sua casa como refúgio temporário ao ex-companheiro de prisão seguido pela polícia. Aqui a sorte de Jim ocorre com a providencial ação dos ladrões que roubam ladrão, uma saída fácil para inocentar o herói. E como tudo se torna comprimido em dois rolos, tudo é tratado de forma didática, como é o caso da suspeita que recai sobre Jim ao final quando, na verdade, ele apenas devolvera a carteira de um homem que a havia deixado cair acidentalmente, selando diante dos policiais, sua regeneração.    Nem sempre os filmes de Griffith são cristalinos no seu intento de exposição da trama, como é o caso da breve e obscura cena inicial que apresenta Jim sendo preso. Biograph Co. para General Film Co. 16 minutos e 46 segundos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar