Filme do Dia: A Cidade do Futuro (2016), Cláudio Marques & Marília Hughes

 


A Cidade do Futuro (Brasil, 2016). Direção: Cláudio Marques & Marília Hughes. Rot. Original e Montagem: Cláudio Marques.  Fotografia: Gabriel Martins.  Com: Gilmar Araújo, Igor Santos, Milla Suzart.

Gilmar (Araújo) é professor de uma escola de uma pequena cidade no sertão baiano que provoca uma reviravolta em suas famílias quando decide assumir sua relação com Igor (Santos) e, ao mesmo tempo, o filho que teve com Milla (Suzart), e os três passam a viver juntos.

A força do filme, que o torna deveras tocante, vem não apenas dos atores estarem vivenciado os seus próprios papéis quanto de sua interpretação nada naturalista, que provoca um efeito de distanciamento emocional por vezes evocativo das estratégias de Straub, sendo um dos exemplos mais significativos Gilmar falando sobre a exibição de um filme sobre a barragem de Sobradinho que provocou a mudança de toda a comunidade para bastante distante do local original para sua mãe e lhe elogiando a beleza do riso. O filme constrói de forma interessante e nunca apelando para o sentimentalismo fácil – mesmo a cena em que Igor, iniciando seu programa de rádio, recebe como primeira ligação um pedido de música que é a que marca a relação de ambos é perpassada de uma dignidade que evita a manipulação emocional corriqueira. Já outras construções talvez fiquem mais claudicantes, como o paralelo criado entre uma geração que vivenciou a perda de seu local de origem, inundado pela água da barragem e a repressão de toda a ação em tempos de ditadura militar, e opressão que a comunidade impõe ao heterodoxo trio. Ao contrário daquela geração anterior, no entanto, agora eles se encontram dispostos a enfrentar as adversidades. Fica frágil essa mescla dos dramas de gerações diversas sobretudo porque sua inserção em meio ao contexto do drama de fato vivido pelo filme soa algo demasiado digressivo, inclusive com imagens por vezes de depoentes que surgem sem qualquer anteparo ou vinculação imediata com as cenas da história dos três personagens em questão. 75 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar