Filme: The Red Man's View" (1909), D. W. Griffith


Resultado de imagem para the red man's view 1909 griffith photos

The Red Man´s View (EUA, 1909). Direção: D.W. Griffith. Rot. Original: Frank E. Woods. Fotografia: G. W. Bitzer. Com: Owen Moore, James Kirkwood, Lottie Pickford,  Kate Bruce, Dorothy West, Charles Craig, Arthur V. Johnson, Alfred Paget, W. Chrystie Miller.
Uma tribo de índios é forçada a abandonar sua terra por conta da truculenta invasão dos conquistadores. O êxodo da tribo em busca de outras terras separa um jovem índio, Silver Eagle (Moore), de sua amada, Minnewanna (Pickford), que os homens brancos não deixam partir. Após a morte de uma velha liderança da tribo, que é cremado em ritual tradicional, Silver Eagle vai buscar sua amada. Um homem branco tenta atirar em ambos, porém outro os livra, para a completa felicidade de casal.
Para quem acredita que Griffith realizou filmes apenas da perspectiva dos vencedores esse, além de vários outros títulos do realizador, demonstra o oposto. Simpático aos índios e apresentando com evidente antipatia os brancos, ainda que com a exceção daquele  que justamente vem a salvar o casal indígena, Griffith apresenta uma postura aqui que somente voltaria a ser tema no cinema americano, com maior ênfase na década de 1960, seja através de novos (Arthur Penn) ou veteranos cineastas (John Ford). O título, ainda que com motivação que diz respeito à narrativa,  parece fazer jus a própria perspectiva do índio e é completamente oposta a outras produções, que o índio aparece explicitamente como vilão, tais como The Redmen and the Child, do ano anterior. Biograph. 11 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar