Filme do Dia: A Fuga das Galinhas (2000), Nick Park & Peter Lord


Imagem relacionada
A Fuga das Galinhas (Chicken Run, Reino Unido/EUA/França, 2000). Direção: Nick Park & Peter Lord. Rot. Original: Nick Park, Peter Lord & Karey Kirkpatrick. Fotografia: Frank Passingham & Tristan Oliver. Montagem: Robert Frances Tamsin Perry & Mark Solomon. Dir. de arte: Phil Lewis.
Após inúmeras tentativas frustradas, todas as galinhas que esperam desesperadamente a sua hora de morrer, põem suas esperanças no jovem galo Rocky, que cai por acaso no galinheiro fortemente vigiado da Sra. Tweedy, em que a vigilância fica a cargo do estúpido Sr. Tweedy. As galinhas sonham que Rocky as ensinará a voar. Esse, porém, foge na véspera do esperado dia. Mal vivenciado o luto, a líder do grupo, Ginger, que se encontrava apaixonada por Rocky, possui a ideia de construírem uma aeronave, justamente no momento em que a Sra. Tweedy possui seu plano maquiavélico de matar todas as galinhas, transformando-as em tortas com a geringonça automática que foi construída.
Primeira incursão em longa-metragem da dupla, que habitualmente trabalha com outros realizadores ou individualmente. Entretenimento ao mesmo tempo inteligente e divertido, possibilitando um engajamento de maior número de plateias. Ao transformar o galinheiro numa alegoria quase explícita dos campos de concentração (rendendo sua homenagem a Inferno n. 17 de Wilder), ao mesmo tempo afasta-se, embora não completamente, da misoginia que havia impregnado boa parte da produção de Wilder. Assim, ainda que existindo certa comprovação da burrice das galinhas, aqui observada não apenas enquanto comentário de gênero mas também – e talvez mais fundamentalmente – da massificação estupefaciente, que faz com que todos aceitem os mecanismos da engrenagem social sem questioná-las, o protagonismo da ação libertadora é menos do frango americano gabola que é Rocky, que da turrona Ginger, com quem ele vive em diatribe. É verdade que todas precisam, em última instância, do velho galináceo (mesmo ele afirmando que nunca fora um piloto da Real Força Aérea britânica já que não passava de um galináceo, numa das melhores tiradas do filme). Como boa parte da ação se dá longe dos excessos verbais, o filme parece reservar umas poucas em que o riso se insinua de forma quase inescapável. Subverte ou incorpora alguns clichês de um cinema ilusionista mais escapista – a cena em que a geringonça arranca voo  é, sem dúvida, um triunfo do engenho humano sobre as adversidades conformistas, sem deixar de lado seu escapismo (bem poderia ser a clássica cena de E.T. tal como construída) e o alto teor de inverossímil mesmo para os padrões de uma animação, mas o resultado da empreitada é uma sociedade utópica, mais que o paraíso apenas para o casal Rocky e Ginger. Aardman Animations/Pathé/Allied Filmmakers/StudioCanal para Dreamworks. 84 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar