Filme do Dia: Fale com Ela (2002), Pedro Almodóvar
Fale com
Ela (Hable con Ella, Espanha, 2002). Direção e Rot. Original: Pedro
Almodóvar. Fotografia: Javier Aguirresarobe. Música: Alberto Iglesias.
Montagem: José Salcedo. Dir. de arte: Antxón Gómez. Cenografia: Federico G.
Cambero. Figurinos: Sonia Grande. Com: Javier Cámara, Darío Grandinetti, Leonor
Watling, Rosario Flores, Mariola Fuentes, Geraldine Chaplin, Pina Bausch,
Adolfo Fernandez, Chus Lampreave.
No balé de Pina Bausch, o enfermeiro Benigno
(Cámara) observa a emoção do homem sentado ao seu lado, Marco Zuloaga
(Grandinetti). Posteriormente, o destino dos dois voltará a se cruzar, quando
Marco tem a sua namorada, a famosa toureira Lydia (Flores), internada em coma
no mesmo hospital onde Benigno cuida da jovem aprendiz de balé, Alicia
(Watling). Desesperado, Marco é aconselhado por Benigno a falar com Lydia, para
que ela fique com a mesma boa aparência de Alicia. Após saber que Lydia havia
reatado pouco antes com Niño de Valencia (Fernandez), toureiro igualmente
famoso, Marco a abandona e vai para a Jordânia. Benigno, por sua vez, que já
possuía uma obsessão por Alicia, desde que a observara nos treinos de balé, sob
a orientação de Katerina Bilova (Chaplin), é acusado de engravida-la e preso. Alicia
suprira o vazio deixado pela morte de sua mãe, igualmente enferma e sua
ausência destitui de Benigno qualquer sentido na vida, suicidando-se. Porém
Benigno morre sem saber que Alicia conseguira sair do estado de coma.
Profundamente abalado com a morte de Benigno, que segue a morte de Lydia, Marco
segue os conselhos de Benigno e vai conversar com ele ao túmulo.
Esse grandioso melodrama de Almodóvar consegue unir
ao cada vez mais sofisticado tratamento visual e complexificação psicológica de
seus personagens, presentes em Tudo Sobre Minha Mãe, algumas breves
inserções da anarquia do humor de seus primeiros filmes, conseguindo um
profundo e perturbador retrato das relações entre gêneros. Ao mesmo tempo que o
conversar com Alicia em coma, pode ser visto sob o tradicional viés da
compaixão e do amor redentor (semelhante ao de Ondas do Destino, por
exemplo), igualmente pode ser analisado como uma metáfora do desejo masculino
de uma mulher que não demonstre qualquer reação independente da subjetividade
masculina. Louvável é a ausência de qualquer julgamento moral ou tentativa de
maiores esclarecimentos sobre a honestidade ou não de Benigno no caso do
estupro, distanciando-se das convenções do melodrama, de quem o cineasta torna-se um de seus mais expressivos
atualizadores, como Fassbinder na década de 1970. Participações especiais de
Bausch (cuja brilhante número musical no prólogo do filme é de rara beleza) e
Caetano Veloso, assim como pontas não creditadas de Marisa Paredes e Cecilia
Roth. El Deseo S.A. 112 minutos.
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