Filme do Dia: The Water Nymph (1912), Mack Sennett
The Water Nymph (EUA, 1912). Direção: Mack Sennett.
Com: Mabel Normand, Mack Sennett, Ford Sterling, Gus Pixley, Edward Dillon,
Mary Maxwell.
George
(Sennett) convida sua namorada (Normand), que ainda não apresentou aos pais à
praia, pois o pai, subitamente energizado, quer se divertir e paquerar. Ao lá
chegarem, o pai se sente atraído justamente pela namorada de George e lhe
corteja, abandonando a mulher na mesa do restaurante. O encontro dos quatro à
mesa ao final é o momento em que George a apresenta aos pais, ainda que o pai
não disfarce sua frustração.
Esse,
que é considerado o primeiro curta que Sennett realizou com suas “bathing
beauties” (ironizadas de forma marcante em Flim
Flam Films, animação com o Gato Felix) praticamente deixa em segundo plano
o amor cortês e apropriado entre os jovens para apresentar a lubricidade do
velho pai. Como era costume na época, a figura feminina surge como
completamente passiva aos cortejos de outro homem, mesmo se encontrando
engajada numa relação, pois só assim se explica sua interação quase simultânea
com pai e filho. No plano visual, ainda que o filme faça uso da profundidade de
campo em alguns momentos, parece bastante atrelado a entradas e saídas laterais
de cena que remetem diretamente ao universo do vaudeville do qual é herdeiro. A
gesticulação exagerada de Ford Sterling como o pai “fogoso” remete, ainda que
de forma mais sutil, ao momento anterior da comédia mais plenamente associada
ao Primeiro Cinema, como os filmes de perseguição. Trata-se de uma cópia
relançada em 1944 com o título The Beach
Flirt, em comemoração aos “50 anos do cinema”. Nos tempos já do cinema
clássico, essa atração entre pai e filho pela mesma mulher, novamente com o
papel do homem mais velho como portador de uma lubricidade inapropriada para as
relações sociais associadas ao amor cortês será desenvolvida com maestria em Meu Filho é Meu Rival (1936), sob o
viés dramático. Keystone
Film Co. para Mutual Film. 7 minutos e 47 segundos.
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