Filme do Dia: Sra. Dalloway (1997), Marleen Gorris
Sra. Dalloway (Mrs.Dalloway,
Reino Unido,1997) Direção: Marleen Gorris. Rot. Adaptado: Eileen Atkins, baseado no romance de
Virginia Woolf. Fotografia: Sue Gibson. Música: Ilona Sekacz. Montagem: Michiel
Reichwein . Com:Vanessa Redgrave, Natascha McElhone, Rupert Graves, Michael
Kitchen, John Standing, Alan Cox, Lena Headey, Margaret Tyzack, Sarah Badel,
Katie Carr, Oliver Ford Davies, Robert Portal.
Inglaterra, pós I-Guerra Mundial.
Clarissa Daloway, casada com um político da Câmara dos Comuns, Richard
(Standing), prepara uma festa para à noite. À medida que o dia passa, no
entanto, Clarissa volta a se lembrar dos verdes anos de sua juventude
(McElhone), quando sua afetividade se encontrava dividida entre o sufocante
Peter Walsh (Cox), que queria lhe retirar do maçante mundo aristocrático em que
vivia e fazer viagens pelo mundo e a amiga Sally Seton(Headey). Ambos passam a
compartilhar antipatia para com Richard Dalloway (Portal), a quem achavam
extremamente maçante e pouco compatível com a sensibilidade de Clarissa. Quando
vai comprar o vestido para a festa, Clarissa depara-se com o terror de um
jovem, que permanece catatônico após uma descarga de carro lembrar-lhe os
traumas da guerra, onde perdera o amigo Evans. O jovem Septimus (Graves), é
auxiliado por sua mulher, que o leva a um parque. Enquanto isso, Clarissa se
decepciona com o marido, que resolve ir jantar ao lado de Lady Bruton (Tyzack)
e com a filha (Carr), que prefere sair com uma amiga ligada a organizações de
caridade. Enquanto relembrava momentos de sua adolescência, Walsh (Kitchen)
repentinamente reaparece, vindo da Índia. No jantar na casa de Lady Bruton,
esta faz referência as aventuras errantes de Walsh na Índia e sobre seu retorno
e provável aparição a noite na festa. Tanto Richard, com a consciência pesada,
como Lady Bruton decidem ir à festa. Walsh vai ao parque e lá acaba cruzando
com Septimus, que o confunde com Evans assustando - o . Sua esposa leva-o a
mais um psiquiatra, Dr. Hugh Witbread (Davies), que prescreve a internação para
repouso. Elizabeth, filha de Clarissa, abandona o projeto de ir para uma
comemoração beneficente quando jantam e retorna para a casa de ônibus para a
festa da mãe, sendo repreendida pela companheira que afirma que sua mãe só
pensa em festas. O ônibus atravessa a rua em que Septimus se encontra com a
esposa. Quando esta vai receber os enviados do hospital, Septimus joga-se sobre
um gradil pontiagudo. Mrs.Dalloway recebe os convidados para sua festa.
Inicialmente sente-se grandemente constrangida, principalmente por se encontrar
consciente do papel que representa que não se identifica completamente a ela
mesma, constrangimento que é reforçado pela inesperada presença de Peter Walsh
e de Sally Seton (Badel), agora Lady Rosseter, que a observam. Após uma rápida
conversa com o Dr. Hugh Whitbread e sua esposa, que explicam o caso do suicídio
de Septimus, Clarissa profundamente abalada, pede licença e se retira para
uma varanda onde passa a refletir sobre sua própria vida, todas as mentiras que
teve que representar para si própria, sufocando suas próprias emoções, e
levando adiante seu casamento com Richard e seu estilo de vida. Enquanto isso,
Walsh e Sally Seton relembram na biblioteca sua amizade com Clarissa. Essa após
um momento de hesitação no parapeito,em que muitos convidados já se retiram, resolve não imitar o gesto desesperado de
Septimus, e continuar a viver. Conversa com Walsh, e dança junto com este,
enquanto Seton dança com seu marido. No
final, uma imagem dos três (Walsh, Seton e Clarissa) quando jovens, sentados no
jardim.
Embora consiga ir
um pouco além dos geralmente insípidos dramas de costumes de James Ivory, o
filme não consegue fugir da difícil tarefa de se adaptar uma autora como
Virginia Woolf para a tela. Seja procurando uma proposta mais criativa (como
fez Sally Potter em Orlando) ou por
esta via mais tradicional, o resultado sempre deixa a desejar. Ainda que com
belos momentos, como o da reflexão de Clarissa sobre a vida, o resultado final
é insatisfatório e destituído de vida. Gorris, que em certo momento quase
descamba para os clichês feministas que saturaram A Excêntrica Família de Antônia, aqui consegue se afastar do tom
panfletário e ir além. Na cena em que
Clarissa recebe os convidados procura apresentar um equivalente para o chamado
fluxo de consciência de Woolf sem romper com as regras da dramaturgia
cinematográfica clássica (utilizando-se da voz over), não indo além de um tosco arremedo. Também não faltam
momentos de um involuntário ridículo - como o de Clarissa rodopiando e
cantarolando com seu vestido, ainda que Redgrave realize uma sensível
interpretação no geral, e os distúrbios psiquiátricos de Septimus ganhem
interpretação visivelmente canhestra de Graves. Apesar de se inscrever numa
linha de filmes que já foi explorada abusivamente pelo cinema nas duas últimas
décadas, consegue ser superior à média, mesmo que Woolf ainda continue a
esperar uma adaptação à altura. Paralelos podem ser traçados com Os Vivos e os Mortos (1987), de John Huston. First Look Pictures. 97 minutos.
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