Filme do Dia: Banditi a Orgosolo (1961), Vittorio De Seta
Banditi
a Orgosolo (Itália, 1961). Direção: Vittorio De Seta. Rot. Original: Vittorio
De Seta & Vera Gherarducci. Fotografia: Vittorio De Seta, Marcello
Gallinelli & Luciano Tovoli. Música: Valentino Bucci. Montagem: Jolanda
Benvenuti. Figurinos: Marilú Carteny. Com: Michele Cossu, Pepeddu Cossu,
Vittorina Pisano.
Pastor de ovelhas que vive numa pobre região da Sardenha
chamada Orgosolo, Michele (Michele Cossu) sofre uma reviravolta na sua vida
quando um grupo de criminosos se hospeda temporariamente em sua choupana com um
bando de porcos roubados. Com a polícia em seu encalço, Michele prefere partir
com o irmão mais novo, Pepeddu (Pepeddu Cossu) para um outro local carregando
seu rebanho. Quando se encontram próximos de lá chegar, o irmão começa a passar
mal e o rebanho todo não aguenta a sacrificada trajetória. Michele retorna a
cidade e sabe que a sua situação é crítica, pois além da polícia, ele deve
pagar o que empenhou no rebanho ou perderá a própria casa. Desesperado,
aprisiona um outro camponês e leva o rebanho dele consigo.
Pungente narrativa com esplendorosa fotografia em
preto-e-branco que apenas realça o realismo pseudo-documental que deve
certamente muito a A Terra Treme
(1948), de Visconti. Como em Visconti, trata-se da utilização soberba de um
elenco amador com papéis próximos aos da vida real e vivenciando dramas em que
um destino perverso se coloca como obstáculo para uma vida mais digna de
personagens destituídos de educação formal e dinheiro. Ao contrário de
Visconti, no entanto, Michele não é um intelectual orgânico que irá expressar o
ideário marxista do realizador de modo quase didático. A sua saída pouco
resignada, ainda que violenta, no entanto, contrapõe-se ao retorno a humilhação
tanto do protagonista de Visconti quanto ao Fabiano de Vidas Secas (1963), de Nélson Pereira dos Santos, outro filme com o
qual podem ser traçados vários paralelos. Como no filme de dos Santos, trata-se
de um indíviduo que por um lado sofre brutalmente com a própria ordem
instituída pelo Estado e por outro tem que sobreviver igualmente às intempéries
da natureza. Seco e ainda mais destituído de sentimentalismo que Vidas Secas, seu maior trunfo é
apresentar, de maneira pouco didática ou esquemática, o modo como os próprios
valores sociais associados com a justiça se encontram longe da universalidade
que advocam, podendo inclusive gerar a própria criminalidade ao contrário de
coibi-la. Longa-metragem de estréia do realizador. Titanus. 98 minutos.
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