Filme do Dia: Alô, Alô Carnaval (1936), Adhemar Gonzaga
Alô, Alô Carnaval (Brasil, 1936).
Direção: Adhemar Gonzaga. Rot. Original: Ruy Costa & Adhemar Gonzaga, a
partir do argumento de Alberto Ribeiro & João de Barro. Fotografia: Edgar
Brasil, Victor Ciacchi & Antonio Medeiros. Montagem: A.P. Castro, Ruy
Costa, Moacyr Fenelon & Adhemar Gonzaga. Dir. de arte: J. Carlos, Emílio
Cazalegno & Ruy Costa. Com: Jaime Costa, Barbosa Júnior, Pinto Filho,
Oscarito, Lelita Rosa, Almirante, Francisco Alves, Lamartine Babo, Carmen Miranda, Aurora Miranda, Dircinha Batista, Alzirinha Camargo, Mário Reis,
Rosina Pagã, Elvira Pagã
Dois autores (Barbosa
Jr. e Pinto Filho) de uma revista musical não conseguem apoio financeiro para
montar o espetáculo. O empresário (Costa) de um cassino que os havia esnobado
anteriormente, os chama a contragosto para suprir uma eventual lacuna em sua
programação.
Constrangedoramente
amador seja em termos de elaboração dos planos – sem a menor noção de
continuidade e de corte – ou na disposição dos astros, demasiado constrangidos
e mesmo visivelmente nervosos (como é o caso das Irmãs Pagãs e seu número para Não Beba Tanto Assim) e ainda mais problemático na relação entre sua história e os números
musicais sem que exista um menor esforço de integrá-los. Para completar o som,
que na época já era precário se alia uma imagem que ocasionalmente engole
determinados trechos da película, e consequentemente, sobretudo versos das canções.
Suas tentativas de humor ainda mais sofríveis. Com toda essa precaridade,
trata-se do único registro remanescente do período de praticamente toda a
“cultura de massa” que começava timidamente a se esboçar à nível nacional,
sobretudo através da rádio e do próprio cinema. Destaque para a presença
carismática de Mário Reis, cantor que não faz uso da empostação de voz típica
da época. Assim como para a apresentação das Irmãs Miranda, Carmen e Aurora, em
seus paletós de lamê dourado, de longe
as mais desinibidas e mais confortáveis com a situação de estarem sendo
filmadas, mesmo que seu número – ao menos na cópia hoje existente – surja
completamente isolado do que vem antes e depois no filme, algo não tão
improvável assim dada a condição amadorística da produção. De toda forma é o registro cinematográfico
mais antigo de Carmen, já que o que havia realizado antes, Alô, Alô Brasil (1933) outra produção para o
mesmo Wallace Downey, perdeu-se.
Dircinha Batista também não se sai mal e surge à vontade com Pirata da Areia. Volta a aparecer mais adiante
com Muito
Riso e Pouco Siso, acompanhada dos Quatro Diabos. Conta
ainda com o sexteto vocal, Deixa
a Lua Sossegada com Almirante e o Bando da Lua.
Um número solo com Aurora cantando Molha
o Pano. As Armas e os
Barões com Lamartine Babo e Almirante. Alzirinha Camargo ataca de 50% de Amor. Manhãs de Sol com Francisco Alves e Hervê
Cordovil. Carmen Miranda retorna, com seu número solo, a nada empolgante Adão. Cadê
Mimi com Mário Reis e um fragmento de Comprei uma Fantasia de Pierrô com Francisco Alves,
cujo restante faz parte dos cerca de 15 minutos perdidos de sua metragem
original. De longe a mais bizarra de todas as apresentações é a de Francisco
Alves com Amei. Não pelo cantor em
si, mas pelas soluções cenográficas e visuais como um todo, com um cenário que
reproduz uma sala de aula estilizada e crianças separadas pelos respectivos
sexos de cada lado, com uma menina diante de todos e próxima do cantor, ao qual
ele se refere nos termos do amor romântico que se refere a canção. Fica patente
que tal como no filme de sexo explícito, tudo que não seja sexo se torna
supérfluo e, pior, habitualmente canhestro. Melhor que os produtores não se
tivessem dado ao luxo de tentar interpolar os números musicais com a dupla de pretensos humoristas que são os
autores que buscam dinheiro para montar sua revista musical. Que ficassem
somente os números musicais. Ainda que de forma tipicamente exagerada Ruy
Castro na biografia de Carmen tenha afirmado que ela foi a única digna de
planos próximos de seu rosto, não é verdade. Francisco Alves com a bela Manhãs de Sol tem provavelmente mais planos
aproximados que qualquer outro artista no filme. Antecipando as sátiras
travestidas das chanchadas da Atlântida existe ainda um número que parodia A Canção dos Aventureiros da ópera O Guarani, numa reação contra um ícone da
alta cultura, tal como posteriormente Grande Otelo e Oscarito – que inclusive
surge numa ponta aqui - o fariam de Romeu e Julieta. Cinédia. 60 minutos.
Obrigada! Gostei muito da informação--é uma chanchada muito interessante.
ResponderExcluirEu que agradeço pelo comentário! Seja bem vinda sempre ao blog...é sempre bom saber que um ou outro cinéfilo ou mesmo interessado por algum filme específico está lendo o que vem sendo postado.
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