Filme do Dia: Maus Hábitos (1983), Pedro Almodóvar
Maus Hábitos (Entre tinieblas, Espanha, 1983). Direção: Pedro Almodóvar. Rot. Original: Pedro
Almodóvar, baseado em seu próprio
argumento. Fotografia: Ángel Luis Fernández. Música: Cam España. Montagem: José
Salcedo. Dir. de arte: Román Arango &
Pin Morales. Figurinos: Francis Montesinos, Teresa Nieto & Peris.
Com: Cristina Sánchez Pascual, Julieta Serrano, Marisa Paredes, Mary Carrillo,
Lina Canalejas, Manuel Zarzo, Carmen Maura, Chus Lampreave, Laura Cepeda,
Cecília Roth.
Yolanda Bel (Pascual), cantora que teme
ser envolvida na morte de um amante viciado, refugia-se no convento da ordem
das Redentoras Redimidas, duas das quais assistiram sua apresentação e pediram
autográfo no final. No convento, ela aos poucos descobre os comportamentos mais
heterodoxos possíveis, justificados pela premissa de que Jesus ama os pecadores
e os que vivem na miséria espiritual. Desde o jejum violento de Julia e sua
paixão homossexual por Yolanda até as denominações das freiras, como Irmã
Esterco (Paredes), Irmã Víbora (Canalejas), Irmã Perdida (Maura) e Irmã Rata de
Rua (Lampreave) ou o glamour dos trajes que cobrem os santos e as drogas que as
irmãs usam. A ordem é mantida por uma marquesa (Carillo) que havia internado
sua filha, Vírginia, no convento, após o suicídio do namorado, desgostoso com o
impedimento dos pais da moça. Porém a filha decidiu ser missionária na África e
foi vítima dos canibais e a marquesa decide deixar de ser a mantenedora da
ordem, afirmando que seu falecido marido é quem se interessava pela causa.
Yolanda passa a viver no quarto que fora da filha da marquesa, uma reprodução
do quarto de sua casa. Enquanto Julia lhe oferece heroína, Irmã Víbora lhe
empresta literatura sensacionalista, que descobre posteriormente ser ela mesma
a autora, com o pseudonônimo de Concha. Julia recebe uma carta póstuma de
Vírginia, e procura através da carta chantagear a marquesa para conseguir
fundos para realizar uma festa em grande estilo para a madre superiora que se
encontra próxima da morte. Porém a Marquesa lhe nega o dinheiro, conseguindo
através de Yolanda a carta, na noite da festa, pouco antes de Yolanda se
apresentar, com a participação de três irmãs. Uma freira supervisora afirma que
a ordem deve ser extinta, dada os excessos como a própria noite da festa,
enqunto Yolanda parte com Irmã Víbora à convite da Marquesa, para desfrutarem
de sua hospitalidade, deixando uma inconsolável Irmã Júlia.
Almodóvar no seu
mais puro estilo do início de carreira, ou seja, mais deboche e anarquia que
necessidade de justificar psicologicamente as atitudes dos personagens e uma
recusa de qualquer pretensão de realismo favorecendo seu universo ficcional
próprio. Uma das forças do filme é justamente a identidade que o cineasta
encontra entre as punições auto-infligidas pelas religiosas e todo um
repertório de rituais pios cristãos com neuroses e obsessões de cunho
comportamental, particularmente sexual, provocando um efeito hilário e, embora
caricato, não completamente destituído de fundamento. Inicia com cenas do
trânsito de Madri em câmera rapida e utiliza em uma seqüência no início da
narrativa da trilha de Nino Rota para Rocco e Seus Irmãos, para sublinhar o momento melancólico de uma Yolanda sem
rumo. Tesauro S.A. 115 minutos.
Comentários
Postar um comentário