Filme do Dia: O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003), Paulo Sacramento
O
Prisioneiro da Grade de Ferro (Brasil, 2003). Direção e Rot. Original: Paulo
Sacramento. Fotografia: Aloysio Raulino. Montagem: Idê Lacreta & Paulo
Sacramento.
Esse documentário apresenta o cotidiano do Carandiru, em
grande parte filmado pelos próprios presos, no ano anterior a desativação do
complexo penitenciário. O filme ganha força ao se afastar da adaptação
ficcional de Babenco – enquanto no Carandiru,
a implosão do presídio, ao final, ganha uma dimensão de catarse e resolução
final da angústia e sofrimento, o filme de Sacramento se inicia com as imagens
da implosão em reverso, enfatizando não
só a memória dos que lá se encontravam, como igualmente descrente que sua
implosão signifique grande coisa na conjuntura problemática do sistema
penitenciário brasileiro como um todo. Além do que, o filme acaba representando
os prisioneiros de uma forma mais humana e honesta ao apresentar, para além de
suas virtudes no campo das artes, do convívio amigável nos esportes, no mutirão
da faxina para o dia das visitas, igualmente seus mecanismos de sobrevivência
que incluem uma imensa quantidade de armas, drogas e até alambique de
fabricação de bebidas. Em alguns momentos, seu tom se aproxima da etnografia antropológica efetivada por
Rouch, como quando alguns prisioneiros filmam o amanhecer e toda uma riqueza de
descrições e comentários que passariam completamente despercebidos ao olho
convencional. Porém, seu maior mérito reside menos em sequências isoladas, que
na elaboração de um conjunto que apenas ressalta o quanto qualquer micro-cosmo
é uma brutal e comovente síntese da humanidade, na sua capacidade tanto de construção
quanto destrutiva. Talvez se torne até redundante o bloco final que apresenta,
ironicamente, o discurso oficial sobre a situação carcerária no país, onde o
governador do Estado faz uma apologia do número de vagas criadas durante os
últimos dois governos em contraposição não só a tudo que já foi visto como as
declarações quase unânimes de uma série de ex-diretores do presídio que
enfatizam a pouca eficácia do modelo prisional como existente atualmente. Olhos
de Cão. 123 minutos.
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