Filme do Dia: A Um Passo da Eternidade (1953), Fred Zinnemann
A Um Passo da Eternidade ( From Here to Eternity, EUA,1953).
Direção: Fred Zinnemann. Rot. Original:
Daniel Taradash, baseado no romance de
James Jones. Fotografia: Floyd Crosby & Burnett Guffey.
Música: George Dunning. Montagem: William A. Lyon. Dir. de arte: Cary Odell. Cenografia:
Frank Tuttle. Figurinos: Jean Louis. Com: Burt Lancaster, Montgomery Clift, Deborah
Kerr, Donna Reed, Frank Sinatra, Philip Ober,
Mickey Shaughnessy, Ernest Borgnine, John Dennis, George Reeves.
1941. Base americana de Pearl Harbour.
Transferido para a unidade comandada pelo Capitão Dana Holmes (Ober), o soldado
Robert E.Lee Prewitt (Clift) é
pressionado para lutar boxe no campeonato interno, que premia os vencedores
inclusive com ascensão hierárquica. Porém, Prewitt abandonou as lutas desde que
um amigo seu acabou acidentalmente cego, quando lutava com ele. Passa então a
ser discriminado por todo o Comando, principalmente pelos Sargentos Leva
(Shaughnessy) e Galovitch (Dennis), que o ordenam para todos os tipos de
serviços extras e missões absurdas. Entre os poucos simpatizantes de Prewitt
estão o recruta Maggio (Sinatra) e o sargento Milton Warden (Lancaster), que
vive uma relação amorosa com a mulher de Holmes, e considerada como “devoradora
de homens”, Karen (Kerr). Num dos raros dias de folga, Prewitt vai com Maggio a
um clube atrás de diversão e garotas. Conhece a bela Lorene, que na verdade se
chama Alma (Reed), que trabalha no local, entretendo e servindo os homens.
Enquanto isso, Maggio se mete em confusão com o Sargento Fatso Judson
(Borgnine). Warden, vive sua folga intensamente na praia, com Karen, e a
pressiona para que lhe revele sobre sua intensa vida amorosa. Ela afirma que
tudo começou após perder um filho e se encontrar impossibilitada de ter outro,
pela incapacidade do marido de chamar um médico, tão bêbado se encontrava. A
relação entre ambos fica tensa, já que não querem continuar se encontrando
furtivamente e, ao mesmo tempo, Warden não cede às pressões de Karen para se
transformar em oficial, para que ela se separe do marido e case com ele. Na
primeira dispensa em três meses, Prewitt reencontra Alma que, no entanto, não
pode lhe dar atenção, porque está trabalhando. Prewitt vai a um bar. Alma
consegue inventar uma desculpa e também vai ao bar, assim como Maggio, que
saíra por conta própria do posto que lhe fora reservado. Prewitt procura fazer
com que Maggio retorne, mas ele é preso. Para Maggio, piora o fato de
Judson ser o responsável-chefe pelos presos, passando a espancá-lo
seguidamente. Prewitt não resiste a pressão e espanca Leva, aumentando
as expectativas sobre a possibilidade de vir a lutar, o que logo desfaz. Numa
noite em que se encontra bebendo com Warden, aparece repentinamente Maggio,
fugido da prisão, morrendo logo após, vítima das torturas de Judson. Prewitt
toca um sentido adeus ao amigo na corneta, e vinga-o, assassinando Judson e
indo para a casa de Alma. Sua relação com ela, no entanto, está longe de ser das
melhores, já que ela não se pretende casar com um militar, que significa muito
pouco para os seus sonhos de ascensão social. Por outro lado, uma investigação
do Exército descobre sobre as seguidas punições que Prewitt fora vítima por não
querer lutar, o que resulta no afastamento do exército do capitão Dana. Punição
que rompe a relação amorosa entre Warden e Karen, já que ela voltará com o
marido para os EUA, e ele não requereu, seguindo seus princípios, um posto como
oficial. Quando Prewitt se recupera na casa de Alma ocorre o ataque japonês,
pegando todos desprevenidos. Disposto a retornar ao Exército, apesar da pressão
contrária de Alma, mesmo com tudo que lá sofreu e com a morte do amigo, porque
“é um soldado”, Prewitt é morto pelos soldados que pensam se tratar de um
soldado inimigo se acercando da base. No navio, Karen conversa com Alma, e esta
lhe fala que seu noivo fora morto em ação heroica pelos japoneses.
Tendo como tema
principal o princípio caracteristicamente liberal de que o homem deve ser fiel,
acima de tudo, aos seus princípios, resumido no mote de Prewitt, de que “se um
homem não faz o que quer não é nada”, o
filme tem como pano de fundo as relações entre os dois casais. Mesmo liberal, o
filme passa longe do nacionalismo e militarismo de filmes como O Resgate do Soldado Ryan (1998), de
Spielberg, já que tanto as três mortes - de Prewitt, Maggio e Judson - do filme
são provocadas em conflitos internos do Exército, quanto também não ocorre
nenhum voyeurismo ou espetacularização das cenas de guerra, que surgem
brevemente apenas no ataque de Pearl Harbour. E mesmo o liberalismo de Prewitt,
que ouve como resposta que seu mote poderia valer para o tempo dos pioneiros
mas não para os dias atuais, parece ser mais ambíguo que o usual da época em
filmes como Sementes da Violência,
já que acaba por provocar sua morte. A cena da praia entre Lancaster e Kerr
(que seria parodiada dois anos após por Wilder em O Pecado Mora ao Lado), que marcou uma geração pela ousadia, apenas
demonstra como o filme envelheceu mal e tornou-se grandemente antiquado, com a
ressalva de as mulheres serem menos passivas do que o habitual então, possuindo
uma vida sexual de igual ou maior voltagem que os homens, assim como poder de decisão
- mesmo que tenha que se referir a uma motivação adicional grandemente
inverossímil para justificar tal conduta, no caso de Karen, o trauma pela perda
do filho. Da mesma forma, cabe destacar dentro de sua narrativa grandemente
tradicional, uma aproximação, muitas vezes irônica, do objeto, como na cena
final, em que Alma se ilude, acreditando ter Prewitt morrido em ação contra os
inimigos. Baseado em romance de James Jones, o mesmo de Além da Linha Vermelha (1998), e com semelhanças que vão além do
nome dos seus protagonistas. Também como Witt, Prewitt é um iconoclasta,
teimoso, anti-social, sensível e guiado por uma moral bem peculiar (caindo como uma luva as escolhas de Caviezel e Clift, respectivamente,
para os papéis), ainda que o último possa ser associado, sobretudo, aos
princípios liberais, enquanto o primeiro estaria mais próximo de uma
espiritualidade e visão de mundo humanista bem peculiares. Ambos também morrem.
Foi refilmado, como minisérie para a TV em 1979. National Film Registry em 2002. Columbia. 118 minutos.
Jamais havia suspeitado dos paralelos entre os personagens de Caviezel em ALV e Clift em APE. Certamente terei isso em mente quando re-assistir a um ou outro.
ResponderExcluirCumps.