Postagens

Filme do Dia: Ela (2013), Spike Jonze

Imagem
E la ( Her , EUA, 2013). Direção e Rot. Original: Spike Jonze. Fotografia: Hoyte Van Hoytema. Música: Arcade Fire. Montagem: Jeff Buchanan & Eric Zumbrunnen. Dir. de arte: K.K. Barrett & Austin Gorg. Cenografia: Gene Serdena. Figurinos: Casey Storm. Com: Joaquim Phoenix, Amy Adams , Chris Pratt, Rooney Mara, Scarlett Johansson, Matt Letscher, Olivia Wilde, Luka Jones. Theodore (Phoenix) é um escritor solitário, vivenciando o trauma da recente separação de sua mulher, Catherine (Mara), quando se depara com um sistema operacional que passa a organizar não apenas sua agenda, mas também se auto-denomina Samantha (Johansson) e que se torna cada vez mais íntima dele, expressando uma atenção e sentimentos que lhe seduzem. Theodore se apaixona pelo sistema operacional. Sua amiga, que vivencia o recente luto da separação, Amy (Adams), também se torna grande amiga de um sistema operacional. Ainda que o sistema seja programado a não entrar em confronto com seu usuário, Samantha toma

Filme do Dia: O Último Pôr-do-Sol (1961), Robert Aldrich

Imagem
O Último Pôr-do-Sol ( The Last Sunset , EUA,  1961). Direção: Robert Aldrich. Rot. Adaptado: Dalton Trumbo, baseado no romance Sundowm at Crazy Horse , de Howard Rigsby. Fotografia: Ernest Lazslo. Música: Ernest Gold. Montagem: Michael Luciano. Dir. de arte: Alexander Golitzen & Alfred Sweeney. Cenografia: Oliver Emert. Figurinos: Norma Koch. Com: Rock Hudson, Kirk Douglas , Dorothy Malone, Joseph Cotten, Carol Lynley, Neville Brand, Regis Toomey, Adam Williams, Jack Elam, John Shay.       O alcóolatra e fraco John Breckenridge (Cotten), firma um acordo com o ex-amante de sua mulher, Brendan O´Malley (Douglas), de que se conseguir atravessar seu rebanho do México até Crazy Horse, nos EUA, lhe dará um quinto do rebanho e sua esposa, Belle (Malone). Quem também passa a integrar a comitiva é Dana Stribling (Hudson), que traz consigo um mandato de prisão contra O´Malley e uma sede de vingar o suicídio de sua irmã caçula, provocado pelo assassinato do homem que amara por Brendan.

The Film Handbook#48: Robert Flaherty

Imagem
Robert Flaherty Nascimento: 16/02/1884, Iron Mountain, Michigan, EUA Morte : 23/07/1951, Black Mountain, Vermont, EUA Carreira  (como diretor): 1913-48 É compreensivelmente lugar-comum considerar Robert John Flaherty como o pai do documentário; de fato, foi o segundo filme de Flaherty que levou Grierson a cunhar o próprio termo. Ainda que a palavra seja frequentemente utilizada para denotar um registro fílmico objetivo da realidade histórica, a obra de Flaherty apresenta mais frequentemente a visão subjetiva de um artista poético trabalhando, em certa medida, com ficção. Filho de um mineiro que se tornou garimpeiro, Flaherty levou diversos anos explorando regiões desertas do Canadá, onde desenvolveu um fascínio pelos rituais cotidianos da vida esquimó. Tão cedo quanto 1913 ele filmou suas primeiras sequencias dos esquimós, a maior parte das quais foi destruída em um incêndio na sala de montagem. Perseverante, ele retornou diversos anos após, financiado pela companhia de peles

Filme do Dia: Os Cinco Últimos Dias (1982), Percy Adlon

Imagem
Os Cinco Últimos Dias ( Fünf Letzte Tage , Alemanha Ocidental, 1982). Direção: Percy Adlon. Dir. de arte: Heide Lüdi. Com: Irm Hermann, Lena Stolze, Joachin Bernhard, Ossi Eckmüller, Hans Stadlbauer, Gert Burkard, Michael Cornelius, Philip Arp, Hans Hirschmüller. No centro prisional de Wittelbacherpalais, em Munique, em 1943, a chegada da jovem Sophie Scholl (Stolze), integrante de uma organização anti-nazista conhecida como Rosa Branca, provoca a admiração até de seus adversários, por sua integridade em relação a si própria e seus ideais. Else Gebel (Hermann), prisoneira de meia-idade, transforma-se em sua grande amiga e confidente. A admissão de sua culpa coincide com a de seu irmão Hans (Cornelius), ambos procurando inocentar um ao outro. Em não mais que cinco dias em que as tentativas do inquisidor nazista e do advogado para articular uma estratégia em sua defesa se demonstram inconciliáveis, Sophie vem a ser degolada juntamente com o irmão e outro membro da organização que fo

Filme do Dia: Fausto (2011), Aleksandr Sokurov

Imagem
Fausto ( Faust , Rússia, 2011). Direção: Aleksandr Sokurov. Rot. Adaptado: Aleksandr Sokurov & Marina Koreneva, a partir da obra de Goethe e do livro de Yuri Arabov. Fotografia: Bruno Delbonnel. Música: Andrey Sigle. Montagem: Jörg Hauschild. Dir. de arte: Yelena Zhukova. Figurinos: Lidiya Kryukova. Com: Johannes Zeiler, Anton Adasinsky, Isolda Dychauk, Georg Friedrich, Hanna Schygulla, Antje Lewald, Florian Brückner, Sigurour Skúlason. Heinrich Faust (Zeiler) aceita a corrupção do proprietário de terras (Adasinsky) que o leva para uma jornada pela própria vila e seus moradores, tentando fazer com que Heinrich os observe com outros olhos. Em meio a essa jornada, Heinrich se interessa fortemente por Margarete (Dychauk). É a partir dessa sua fraqueza pela garota que o proprietário irá aos poucos se apoderar da alma de Faust, ao mesmo tempo sendo o canal para a expressão de seus desejos,  o que resultará em tragédias como a morte do irmão de Margarete e de sua mãe. Sokurov, co

Filme do Dia: A Casa Sinistra (1932), James Whale

Imagem
A Casa Sinistra ( The Old Dark House , EUA, 1932). Direção: James Whale. Rot. Adaptado: Benn W. Levy & R.C. Sheriff, baseado no romance Benighted , de J.B. Priestly. Fotografia: Arthur Edeson. Música: David Broekman. Montagem: Clarence Koelster. Cenografia: Charles D. Hall. Com: Boris Karloff, Melvyn Douglas, Charles Laughton, Lilian Bond, Ernest Thesiger, Eva Moore, Raymond Massey, Gloria Stuart, Elspeth Dudgeon, Brember Wills. Um grupo de pessoas se vê forçado a pedir hospedagem em uma casa sinistra em meio a uma forte tempestada que impediu a continuação de sua viagem, numa região remota do País de Gales. Eles são estranhamente recepcionados pelo mordomo mudo Morgan (Karloff) e pela quase surda Rebecca Femm (Moore), irmã do não menos excêntrico Horace (Thesiger). Fazem parte do grupo o milionário Sir William Porterhouse (Laughton) que vive um casamento de aparências com a corista Gladys Perkins (Bond), Roger Penderel (Douglas) e o casal Philip (Massey) e Margaret Waverton (

Filme do Dia: Corações do Mundo (1918), D.W.Griffith

Imagem
Corações do Mundo ( Hearts of the World , EUA, 1918). Direção e Rot. Original: D.W. Griffith. Fotografia: G.W. Bitzer, Alfred Machin & Hendrik Sartov. Montagem: John Smith & Rose Smith. Cenografia: Frank Wortman. Com: Lilian Gish, Robert Harron, Dorothy Gish, Robert Anderson, George Siegmann, Erich von Stroheim , Ben Alexander, Kate Bruce, Marion Emmons, Adolph Lestina. O Rapaz (Harron) é uma figura amada em um vilarejo francês e desperta a atenção da Garota (Lilian Gish). Uma outra garota (Dorothy Gish), procura perturbar a relação entre ambos, até que conhece Cuckoo (Anderson). Eles se casam, mas pouco depois chega a notícia da explosão da Guerra, a partida do Rapaz para a guerra e a invasão alemã, que destrói e separa toda a comunidade. A garota encontra sua ex-rival em situação delicada para ambas, pois todas aprisionadas pelos alemães. O Rapaz, com a ajuda de Cuckoo, comandará a invasão que as libertará, como os outros prisioneiros, do jugo dos alemães. Griffith

40 Anni Senza Pasolini

Imagem
Pasolini ao centro com Alberto Moravia e Laura Betti

Filme do Dia: L'Acadie, L'Acadie (1971), Pierre Perrault & Michel Brault

Imagem
L’Acadie, L’Acadie (Canadá, 1971). Direção: Pierre Perrault & Michel Brault. Fotografia: Michel Brault. Música: Valérie Blas & Majorique Duguay. Montagem: Monique Fortier. No final dos anos 60, um grupo de estudantes francófilos decide não se resignar pelo que acreditam ser o imperialismo da cultura anglófila, assim como seus consequentes benefícios e discriminações na província de New Brunswick. O documentário observa a partir desse contexto um grupo de estudantes da Universidade de Moncton, muitos deles identificados com a cultura acadiana, associada a preservação dos valores francófilos e de dimensão abstrata-utópica, em grande medida. Dentre as cenas mais tensas registradas no documentário se encontram as imagens (compiladas de um canal de TV) de um processo no qual os estudantes são intimados na prefeitura e não podem se manifestar em francês, porque os juízes da corte não compreendem o francês. Os estudantes, a partir da própria realidade opressora na qual vivem – me
Imagem
Imagem

Filme do Dia: Barry Lyndon (1975), Stanley Kubrick

Imagem
Barry Lyndon ( Barry Lyndon , Reino Unido, 1975). Direção: Stanley Kubrick. Rot. Adaptado: Stanley Kubrick, baseado no romance de William Makepeace Thackeray. Fotografia: John Alcott. Música: Leonard Rosenman & The Chieftains. Montagem: Tony Lawson. Dir. de arte: Ken Adam & Roy Walker. Figurinos: Milena Canonero & Ulla-Britt Söderlund. Com: Ryan O´Neal, Marisa Berenson, Patrick Magee, Hardy Krüger, Murray Melvin, Marie Kean, Steven Berkoff, Gay Hamilton, Diana Körner, Leonard Rossiter, Leon Vitali, David Morley, Arthur O´Sullivan, Godfrey Quigley, Frank Middlemass.          No século XVIII, Redmond Barry (O´Neal), um irlandês de família quase sem posses, dificulta os planos de sua família para o casamento de sua prima Nora (Hamilton) com o oficial inglês de posses John Quinn (Rossiter). Bate-se em duelo com Quinn e após a morte desse foge para Dublin, onde é vítima de assalto e tem que se refugiar no Exército. Após um período de vicissitudes, culminando com a morte

Filme do Dia: Histórias Tenebrosas (1919), Richard Oswald

Imagem
Histórias Tenebrosas ( Unheimliche Geschichten , Alemanha, 1919). Direção: Richard Oswald. Rot. Original: Anselma Heine ( A Aparição ); Robert Liebmann ( A Mão );  Richard Oswald ( A Assombração ) . Rot. Adaptado : a partir da obra de Edgar Allan Poe ( O Gato Preto ); a partir da obra de Robert Louis Stevenson ( O Clube dos Suicidas ).Fotografia: Carl Hoffman. Cenografia: Julius Hahlo. Com: Anita Berber, Conrad Veidt, Reinhold Schünzel, Hugo Döblin, Paul Morgan, Georg John. A Aparição . Mulher (Berber) é constantemente perseguida pelo marido (Schünzel), de quem já se separou. Seu protetor (Veidt) de uma situação de conflito transforma-se em seu novo pretendente. Porém, o antigo marido continua a atormentar a vida do casal. Quando eles se hospedam em um hotel, o ex-marido por lá surge. E quando o atual pretendente, horrorizado com o sumiço da mulher, busca ajuda no hotel e na polícia, nenhum registro consta da chegada da mesma. A Mão . Dois homens (Schünzel e Veidt) brigam pel

The Film Handbook#47: Jean Cocteau

Imagem
Jean Cocteau Nascimento: 05/07/1889, Maisons-Lafitte, França Morte : 11/10/1963, Milly la Forêt, França Carreira : 1930-60 No cinema, Jean Cocteau encontrou o meio perfeito para retratar sua própria mitologia pessoal. Ainda que seu envolvimento com o cinema tenha sido irregular, espasmódico e grandemente negligenciado ao final de sua vida, suas imagens fantásticas, amadorismo bem conseguido e auto-preocupação contínua foram inspiradoras para a vanguarda e o underground . Por volta de 1930, quando Cocteau realizou seu primeiro filme, ele já havia se estabelecido como poeta, romancista, dramaturgo e artista plástico.   Sangue de um Poeta / Le Sang d'un Poète > 1 , um "documentário realístico de eventos irreais" foi um retrato caracteristicamente romântico do artista estruturado como uma sucessão surreal de imagens centradas em uma mitologia privada: desejando imortalidade, o poeta, mártir de sua criatividade, deve primeiro atravessar o espelho para adentrar o m

Filme do Dia: Easter Yeggs (1947), Robert McKimson

Imagem
Easter Yeggs (EUA, 1947). Direção: Robert McKimson. Rot. Original: Warren Foster. Música: Carl W. Stalling. Pernalonga aceita se tornar o “Coelho da Páscoa” após encontrar um aparentemente esgotado coelho que não pretende mais seguir sua profissão.  Vivendo seu novo papel com alegria e satisfação, logo ele compreenderá os motivos que fizeram o coelho desistir de sua carreira ao se deparar com uma criança sádica e Hortelino, dispostos a maltratá-lo sob todas as formas. Mais uma vez se parodia com um dos valores sagrados da sociedade norte-americana, a Páscoa, pois ao invés das açucaradas produções que desenvolveriam histórias bastante moralistas a partir desse tema, como os da Disney ou da série Color Classics de Fleischer, aqui não existe basicamente vítimas ou heróis, todos os três personagens principais buscando se sair melhor que o outro e Pernalonga rindo descaradamente ao final da derrota que ele impôs ao coelho da páscoa veterano por tê-lo envolvido em tal empreitada des

Filme do Dia: Mutum (2007), Sandra Kogut

Imagem
Mutum (Brasil, 2007). Direção: Sandra Kogut. Rot. Adaptado: Ana Luiza Martins Costa & Sandra Kogut, baseado no romance Campo Geral , de João Guimarães Rosa. Fotografia: Mauro Pinheiro Jr. Montagem: Sérgio Mekler. Dir. de arte: Marcos Pedroso. Cenografia: Déia Brito. Com: Thiago da Silva Mariz, Wallison Felipe Leal Barros, Maria Juliana Souza de Oliveira, Brenda Luana Rodrigues Lima, João Vítor Leal Barroso, Izadora Fernandes, Rômulo Braga, Paula Regina Sampaio da Silva. No rústico sertão mineiro, o garoto Thiago (Mariz), deve lidar desde cedo com várias adversidades. Primeiro, a violência contra sua mãe (Fernandes)  perpetrada pelo próprio pai (João Miguel), por conta do romance dela com o tio (Braga) de Thiago. Depois, a súbita morte do irmão e companheiro Felipe (Barros) e a fuga do pai, após ter cometido um assassinato. Por fim, a partida com um médico que pretende adotá-lo. Para não falar da constante perseguição do pai a ele, por achá-lo por demais sensível e com pretensõ

Filme do Dia: Garotas de Futuro (1997), Mike Leigh

Imagem
Garotas de Futuro ( Career Girls , Reino Unido, 1997). Direção e Rot. Original:  Mike Leigh. Fotografia: Dick Pope. Música: Marianne Jean-Baptiste &  Tony Remy. Montagem: Robin Sales. Dir. de arte: Eve Stewart & Helen Scott. Com: Katrin Cartlidge, Lynda Steadman, Kate Byers, Mark Benton, Andy Serkis, Joe Tucker, Margo Stanley, Michael Healy.       Annie (Steadman) retorna, após 6 anos a Londres, onde reencontra a amiga com quem dividiu um apartamento por quatro anos Hannah (Cartlidge). Hannah se encontra mais bem situada economicamente e com aparência de mulher madura, enquanto Annie livrou-se, em grande parte, da insegurança crônica e das eczemas na pele que lhe provocavam um sentimento de inferioridade. Durante esse final de semana as recordações não apenas povoam a mente da dupla, como tornam-se estranhamente presentes corporalmente. Nesse curto espaço de tempo reencontram pessoas com quem conviveram: a terceira garota com quem dividiam o apartamento, Claire (Byers);

little Movements

Imagem

Filme do Dia: Nazarín (1958), Luis Buñuel

Imagem
Nazarín (México, 1958). Direção: Luís Buñuel. Rot. Original: Julio Alejandro, Luís Buñuel, Emilio Carballido & Benito Peréz Galdós. Fotografia: Gabriel Figueroa. Música: Rodolfo Haffter. Montagem: Carlos Savage. Dir. de arte: Edward Fitzgerald. Figurinos: Georgette Somohano. Com: Francisco Rabal, Marga López, Rita Macedo, Jesús Fernández, Ignacio López Tarso, Luis Aceves Castañeda, Ofélia Guilmáin, Noé Murayama, Rosenda Monteros.           Padre Nazário (Rabal) abandona todos os seus bens materiais e a paróquia em um bairro popular e decide partir em uma peregrinação. Duas mulheres da paróquia, Beatriz (López) e Andara (Macedo), de moral duvidosa, decidem seguir seus passos, acreditando ser ele um homem iluminado e milagroso, pois acreditam que curou uma criança da comunidade. Em sua peregrinação decide tratar dos enfermos em uma cidade avassalada pela peste. Porém, sua fama chega aos ouvidos das autoridades que o prendem como um perigo à ordem estabelecida. Na prisão vem a se

Cabaret - "Money" - Liza Minnelli, Joel Grey

Imagem

Filme do Dia: Brutalidade (1947), Jules Dassin

Imagem
Brutalidade ( Brute Force , EUA, 1947). Direção: Jules Dassin. Rot. Original: Richard Brooks, a partir do argumento de Robert Patterson. Fotografia: William H. Daniels. Música: Miklós Rózsa. Montagem: Edward Curtiss. Dir. de arte: John DeCuir&Bernard Herzbrun. Cenografia: Russell A. Gaussman. Figurinos: Rosemary Odell. Com: Burt Lancaster, Hume Cronyn, Charles Bickford, Art Smith, Yvonne De Carlo, Ann Blyth, Sam Levene, Jeff Corey, John Hoyt, Sir Lancelot, Jay C. Flippen, Roman Bohnen. Numa penitenciária a tensão aumenta após a morte de um dos prisioneiros por outros, episódio que serve para uma postura de maior rigidez e disciplina que contraria os princípios do diretor da prisão, Warden Barnes (Bohnen) assim como do médico que lá atende, Dr. Walters (Smith). Quem ganha espaço na hierarquia profissional é o violento Capitão Munsey  (Cronyn), que não se esquiva em torturar presos buscando delações. Um dos prisioneiros mais rebeldes é Joe Collins (Lancaster), que planeja um

Meu Caro Diário, 10 minutos para 25/04/04

Sinto que o tempo é curto para tanto coisa que pretendo fazer aqui em São Paulo; ao mesmo tempo, que a dispersão é grande. De qualquer forma, consegui avançar um bocado no texto de Stam calcado no cinema brasileiro que se chama Tropical Multiculturalism , também imprimi e avancei um bocado no texto de Adriano, ex-aluno e amigo, de graduação em sociologia na UECE, que me deixou tanto emocionado quanto cabrero. Emocionado, porque ele escreve bastante bem para seu momento. Cabrero porque como eu, sofre da síndrome da falta de objetividade. Estou fazendo algumas considerações sobre seu texto e também gostaria de enviá-las juntamente com um ou dois textos que podem auxiliá-lo na discussão sobre fotografia. Meia-noite agora. Estou falando ao mesmo tempo no Chat  #England. Josué saiu para a noite, encontrar com seu amigo (amante?) Cristiano. Eu, como sempre, procuro submergir nas atividades culturais para não ter que sofrer tanto com o vazio da falta de amizades/afetos. Mas, ao mesmo tempo,

Influence Looming

Imagem
Leonard Gardner. Foto: Alissa Valles By Matt Bell Novels have two primary ­sources: writers’ life experiences or their art experiences — ­although I suppose more religious writers might also make room for divine inspiration. While it’s popular in publicity to focus on the life experience that informs a book, a writer’s art experiences are just as responsible for how a story emerges from the imagination and eventually appears on the page. As Cormac McCarthy once said: “The ugly fact is books are made out of books. The novel depends for its life on the novels that have been written.” Influential books come and go, but one notable survivor is Denis Johnson’s linked story collection, “Jesus’ Son,” published in 1992 and adored by two decades’ worth of writers, including myself, ever since I first read it as a 20-year-old college dropout. As I started writing, “Jesus’ Son” was an outsize influence, easily overwhelming all others, and might have ruined me as a writer if the right oth

Filme do Dia: Barravento (1962), Gláuber Rocha

Imagem
Barravento (Brasil, 1962) Direção: Gláuber Rocha .  Rot.Original: Gláuber Rocha&José Telles de Magalhães. Fotografia: Tony Rabatony. Montagem: Nelson Pereira dos Santos . Música: Washington Bruno (Canjiquinha): samba de roda e capoeira; Batatinha: samba.Com: Antônio Pitanga, Luiza Maranhão, Lucy Carvalho, Aldo Teixeira, Lídio Silva, Rosalvo Plínio, Alair Liguori, Antonio Carlos dos Santos, D. Zezé, Flora Vasconcelos .       A comunidade pesqueira de Buraquinho, próxima à Itapoã, Bahia, é regida pelo saber tradicional. Reza a crença que um homem belo deve permanecer virgem, para que a pesca continue farta. Seguindo a tradição do Mestre (Silva) o escolhido é Aruã (Teixeira). Com a chegade de Firmino (Pitanga), nativo que viajou para a cidade e lá teve contato com valores seculares e voltou trajando-se como malandro urbano, inicia-se um conflito. Firmino prega contra os valores tradicionais, contra a tradição encarnada em Aruã e no Mestre, onde enxerga a exploração sobre a po