Filme do Dia: O Último Pôr-do-Sol (1961), Robert Aldrich
O Último Pôr-do-Sol (The Last Sunset, EUA, 1961). Direção:
Robert Aldrich. Rot. Adaptado: Dalton Trumbo, baseado no romance Sundowm at Crazy Horse, de Howard
Rigsby. Fotografia:
Ernest Lazslo. Música: Ernest Gold. Montagem: Michael Luciano. Dir. de arte:
Alexander Golitzen & Alfred Sweeney. Cenografia:
Oliver Emert. Figurinos: Norma Koch. Com: Rock Hudson, Kirk Douglas, Dorothy
Malone, Joseph Cotten, Carol Lynley, Neville Brand, Regis Toomey, Adam Williams,
Jack Elam, John Shay.
O alcóolatra e fraco John Breckenridge
(Cotten), firma um acordo com o ex-amante de sua mulher, Brendan O´Malley
(Douglas), de que se conseguir atravessar seu rebanho do México até Crazy
Horse, nos EUA, lhe dará um quinto do rebanho e sua esposa, Belle (Malone).
Quem também passa a integrar a comitiva é Dana Stribling (Hudson), que traz
consigo um mandato de prisão contra O´Malley e uma sede de vingar o suicídio de
sua irmã caçula, provocado pelo assassinato do homem que amara por Brendan.
Após muitos transtornos, como a morte de John Breckenridge, um encontro com os
índios, areia movediça e um motim dos caubóis que se ofereceram para ajudar a
levar o gado, eles conseguem chegar a Crazy Horse. O´Malley, decepcionado,
descobre que Belle encontra-se interessada por Dana. Porém sua filha, Missy
(Lynley) apaixona-se por O´Malley, sem saber que ele é seu pai. Após Belle
contar tudo a O´Malley e implorar que Dana esqueça o ajuste de contas com o
mesmo, O´Malley é morto por Dana. Descobre, no entanto, que ele fora ao duelo
com uma arma descarregada.
Soberbo western psicológico, em que se destaca a
sobriedade com que o cineasta aborda os profundos conflitos e ambiguidades entre
os personagens. Assim, prefere não
apresentar os funerais de John ou qualquer reação da esposa e da (suposta)
filha. Da mesma maneira, Belle consegue conter impassível toda sua ansiedade
com relação ao quase eminente incesto. O mesmo ocorre quando, sempre que a
tensão explode entre O´Malley e Dana, Belle faz questão de lembrar a prioridade
da promessa de cumprir a travessia. Aliás, a complexa relação entre O´Malley e
Dana, em parte movida pelo ódio, em parte pela admiração mútua, assim como a
oposição entre o vigor romântico da juventude do primeiro e a maturidade fria e
desapaixonada do segundo – oposição que remete a um dos subtemas de 30 Anos Esta Noite – são também algumas
das virtudes do filme. A seqüência do duelo, no final, apresenta uma montagem
acelerada de cortes brevíssimos. A produção conta com boa parte do núcleo,
tanto diante (Hudson, Malone) como por trás das câmeras, que trabalhara com Douglas Sirk, na década anterior. Trumbo, o roteirista, foi vítima da Comissão de
Atividades Anti-Americanas. Universal/Brynaprod S.A. 112 minutos.
onde encontro esse filme para baixar??
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