O Dicionário Biográfico de Cinema#245: Kay Francis



Kay Francis (Katherina Edwina Gibbs) (1903-68), n. Oklahoma City, Oklahoma

Kay Francis foi uma flor de vida breve, tão requisitada quanto os romances sofisticados dos idos dos anos 30 aonde as roupas eram a identidade. Mas em A Woman's View (1993), Jeanine Basinger fez um bom estudo de caso ao relembrar a intensidade do breve impacto de Kay Francis, e a curiosidade de sua confiança especial no glamour (ou religião) das roupas e jóias. Ela foi uma estranha dama da alta-costura, que viveu com o rumor de possuir algum sangue negro, assim como diários codificados a aludirem a bebedeiras e relacionamentos amorosos. Seguiu em frente, a despeito de lábios a fazerem os sons de "r" soarem como "w"; e a despeito de um alto salário orquestrado pelo agente Myron Selznick, que a tirou da Paramount e a levou a Warner Brothers. Na verdade, esta foi uma mudança árdua, pois a Paramount era um estúdio que amava roupas e as damas que as valoravam. 

A filha da atriz Katherine Clinton, fez teatro onde contracenou com Walter Huston em Elmer the Great. Ele articulou sua estreia no cinema em Gentlemen of the Press [Algema Cruel] (29, Millard Webb), e a Paramount a contratou. Diversos papéis menores, principalmente como sombria sedutora, levaram-na a Street of Chance [Caminhos da Sorte] (30, John Cromwell), contracenando com William Powell. Esteve melhor em papéis simpáticos, derretidos e sacrificiais - portanto The Virtuous Sin [Coragem de Amar] (30, George Cukor e Louis Gasnier; Scandal Sheet [Página de Escândalo] (31, Cromwell); The Vice Squad (31, Cromwell); Guilty Hands [Mãos Culpadas] (31, W.S. Van Dyke*) e Girls About Town [Pra Que Casar?] (31, Cukor).

Mudou-se para os Warners, e eles a puseram em Man Wanted [Precisa-se de um Homem] e Jewel Robbery [Ladrão Romântico], ambos dirigidos por William Dieterle, antes de diversos grandes sucessos, o primeiro deles novamente com William Powell, One Way Passage [A Única Solução] (32, Tay Garnett), no qual interpretava uma amante fatalmente doente; Trouble in Paradise [Ladrão de Alcova] (32, Ernst Lubitsch), um engenhoso e elegante retorno a Paramount; Cynara [Amante Discreto] (32, King Vidor). Continuou com The Keyhole [Pela Fechadura] (33, Michael Curtiz); Storm at Daybreak [Aurora de Duas Vidas] (33, Richard Boleslavsky); Mary Stevens M.D. [Mulher e Médica] (33, Lloyd Bacon); I Loved a Woman [A Mulher que Eu Amei] (33, Alfred E. Green); House on 56th Street [Presa do Destino] (33, Robert Florey); Mandalay [Capricho Branco] (34, Curtiz); Wonder Bar (34, Bacon); Dr. Monica [Monica] (34, William Keighley); como secretária perfeitamente arrumada de Lenin em British Agent [Espionagem] (34, Curtiz); Living on Velvet [Vivendo em Veludo] (35, Frank Borzage); Stranded [O Primeiro Beijo] (35, Borzage); e I Found Stella Parrish [Amores Trágicos] (35, Mervin Le Roy).

Mas seu repertório foi declinando e uma biografia de Florence Nigthingale, The White Angel (36, Dieterle), provou-se desastrosa. Os Warners perserveraram por alguns anos: Give Me Your Heart [Dá-me Teu Coração] (36, Archie Mayo); Stolen Holiday [Ventura Roubada] (37, Curtiz); Confession (37, Joe May); e Another Dawn [Outra Aurora] (37, Dieterle). E então, em 1938, o estúdio a demoveu aos filmes B. Trabalhou neles por diversos anos, mas nunca sobreviveu à humilhação: My Bill [Filhos sem Lar] (38, John Farrow); Comet Over Broadway [Promessa Cumprida] (38, Busby Berkeley); King of the Underworld [Contra a Lei] (39, Lewis Seiler); cruelmente rebaixada em In Name Only [Esposa Só no Nome] (39, Cromwell), onde uma criança a toma como mulher para Cary Grant

Abandonou os Warners e se tornou free-lancer, conseguindo papéis de mães, por exemplo, em It's a Date [Rival Sublime] (40, William A. Seiter). Teve um breve renascimento nos anos da guerra com Jack Benny em Charley's Aunt [A Tia de Carlitos] (41, Mayo), The Feminine Touch [Ciúme Não é Pecado] (41, Van Dyke), e Playgirl [Mulheres de Luxo] (41, Frank Woodruff), embora seu trabalho na guerra tenha sido celebrado em Four Jills in a Jeep [Quatro Moças num Jipe] (44, Seiter). Terminou nos filmes baratos da Monogram, os últimos dos quais foram Divorce [Divórcio] e Wife Wanted (46, Phil Karlson).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 948-50.

N. do E: (*) No IMDB, consta como co-dirigido por Lionel Barrymore, que também o estrelou, mas não foi creditado como tal. 

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