O Dicionário Biográfico de Cinema#247: Ruby Keeler
Ruby Keeler (1909-93), n. Halifax, Canadá
Considerando que ela realizou somente 11 filmes, é estranho que Ruby Keeler seja tão amplamente lembrada como a atrevida e dançante docinho dos musicais da Warner dos anos 30. Pelos padrões de Charisse, Rogers, Eleanor Powell, Vera-Ellen, Ann Miller, e Debbye Reynolds, era uma garota comum. (Na verdade, talento nunca foi o seu forte). Mas sua ingenuidade se encaixava perfeitamente na lascívia de Dick Powell e expressava rapidamente os subentendimentos da época. Uma corista/dançarina, em 1928 casou-se com Al Jolson. Após brilhar para Ziegfield, conquistou o papel da garota que substitui a machucada Bebe Daniels no musical de bastidores 42nd Street [Rua 42] (33, Lloyd Bacon). As mesmas partes levemente perplexas foram apresentadas por Gold Digers of 1933 (33, Mervyn Leroy), no qual Powell faz de abridor de latas o traje de metal dela; Footlight Parade [Belezas em Revista] (33, Bacon); Dames [Mulheres e Música] (34, Ray Enright); Flirtation Walk [Miss Generala] (34, Frank Borzage); Go Into Your Dance [Cassino de Paris] (35, Archie Mayo) - o único filme que fez com Jolson; Shipmates Forever [Viva a Marinha] (36, Borzage); Colleen [Colleen, a Modista] (36, Alfred E. Green); e Ready, Willing and Able [Amores de Opereta] (37, Ray Enright). Quando Jolson abandonou a Warner, ela foi com ele e submergiu: Mother Carey's Chickens [Aves Sem Rumo] (38, Rowland V. Lee), foi um desastre da RKO. Em 1941, após o divórcio, realizou Sweetheart of the Campus [A Queridinha do Campus], e se aposentou.
Em 1971 pediu de volta seus sapatos de dançarina e apareceu na Broadway em um muito bem sucedido revival de No, No, Nanette.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, p.1410.
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