Filme do Dia: Junior and Karlson (1968), Boris Stepantsev

 


Junior and Karlson (Malish i Karlson, URSS, 1968). Direção Boris Stepantsev. Rot. Adaptado Boris Lindgren,  a partir do livro de Astrid Lindgren. Fotografia Mikhail Druyan. Música Gennadiy Gladkov. Montagem Valentina Turubiner. Dir. de arte Yuriy Butyrin & Anatoliy Savchenko.

Junior, garoto, vindo da escola,  descobre um cão do outro lado do sinal de tráfego e se aproxima dele. Descobre que o cão, com coleira, não está tão distante de seu bruto dono. E discute com este, sendo motivo de conversação à mesa do jantar, com o restante da família. Entediado na janela de seu quarto, não tem mais a mínima vontade de interagir com seus brinquedos até que observa alguém que irá se identificar como Karlson, voando com um hélices nas costas. Quando sua família sai e ele fica de castigo pela confusão provocada por Karlson em seu quarto, inclusive quebrando o lustre, Karlson reaparece. E o leva para um sobrevoo pela cidade. Na sua segunda aparição, ele o leva para um novo passeio e acabam se deparando com uma dupla de ladrões, bastante assustados quando Karlson se faz passar por fantasma. Junior ri à beça de toda a situação. Até que chega o dia de seu aniversário, e Junior ganha um bolo, mas a decepção grande é por não ter ganho um cachorro.

Esta animação direcionada para um público infantil de tenra idade cativa menos pela história que por sua distância do que habitualmente vem à mente quando pensamos em animação soviética, mesmo com todo seu amplo espectro. A cidade, que possui mais traços de Paris ou outra cidade histórica europeia (a alusão pode ser a São Petersburgo, mas ainda mais a Estocolmo ou outra cidade sueca, terra natal da autora do livro adaptado) é pintada em pinceladas fortes e fica constando como quadro fixo para a movimentação das personagens em primeiro plano. Dublado em inglês. |Soyouzmultfilm. 18 minutos e 38 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng