O Dicionário Biográfico de Cinema#225: Lionel Barrymore



Lionel Barrymore (Lionel Blythe) (1878-1954), n. Filadélfia

Irmão mais velho de Ethel e John, Lionel foi contrário a John em todas as maneiras: profissional, trabalhador, ambicioso, destituído de humor e medíocre. Iniciou no teatro, mas nos anos anteriores a I Guerra Mundial uniu-se a companhia de D.W. Griffith e atuou em quantidade imensa de dois rolos, ocasionalmente contribuindo com roteiros. Tornou-se um intérprete central apenas em meados dos anos 20, quando estabeleceu-se na MGM: The Face in the Fog [Volúpia e Ouro] (22, Alan Crosland); The Eternal City (23, George Fitzmaurice); America (24, Griffith); The Splendid Road [Uma Grande Aventura] (25, Frank Lloyd); The Bells (26, James Young); The Barrier [A Mancha de um Crime] (26, George Hill); The Lucky Lady [A Mulher Feliz] (26, Raoul Walsh); The Temptress [Terra de Todos] (26, Fred Niblo); The Show [No Domínio das Ilusões] (27, Tod Browning); Women Love Diamonds [Elas Querem Diamantes] (27, Edmund Goulding); Drums of Love [A Dança da Vida] (28); como Atkinson em Sadie Thompson [Sedução do Pecado] (28, Walsh); West of Zanzibar [No Oeste de Zanzibar] (28, Browning); Alias Jimmy Valentine [Um Larápio Encantador] (29, Jack Conway); e The Mysterious Lady [A Dama Misteriosa] (29, Lucien Hubbard, Maurice Tourneur e Benjamin Christensen). Porém foi nos anos após a chegada do som, que foi mais ativo. Assim como atuou - em A Free Soul [Uma Alma Livre] (30, Clarence Brown), pelo qual ganhou o Oscar de melhor ator; The Yellow Ticket [O Passaporte Amarelo] (31, Walsh); Arsene Lupin (32, Conway); Grand Hotel [Grande Hotel] (32, Goulding); Mata Hari (32, Fitzmaurice); Rasputin and the Empress [Rasputin e a Imperatriz] (32, Richard Boleslavski); Dinner at Eight [Jantar às Oito] (33, George Cukor); Night Flight [Asas da Noite] (33, Brown); e Carolina (34, Henry King) - trabalhou como diretor na MGM. Sua produção é pouco vista nos dias de hoje e rodeada de mistério. Madame X (29) é reputado como um dos primeiros filmes a utilizar microfone móvel, enquanto de seu His Glorious Night (29) algumas vezes se alegou ter sido montado para desacreditar John Gilbert. Dirigiu somente outros três filmes, The Rogue Song [Amor de Zíngaro], The Unholy Night [O Fantasma Verde] (29) e Ten Cents a Dance [A Vida é uma Dança] (31). Após seu magnata de loja de departamentos em Sweepings (33, John Cromwell), estabeleceu-se em papéis de personagens extravagantes: Treasure Island [A Ilha do Tesouro] (34, Victor Fleming); David Copperfield (34, Cukor); Mark of the Vampire [A Marca do Vampiro] (34, Browning); Ah, Wilderness! [Fúrias do Coração] (35, Brown); The Devil Doll [A Boneca do Diabo] (36, Browning); The Gorgeous Hussy [Mulher Sublime] (36, Brown); Camille [A Dama das Camélias] (36, Cukor); e Captains Courageous [Marujo Intrépido] (37, Fleming). Interpretou o juiz Hardy no primeiro filme de Andy Hardy, A Family Affair [Uma Questão de Família] (37, George Seitz), e após Saratoga [37, Conway), A Yank at Oxford [Um Yankee em Oxford] (38, Conway), Test Pilot [Piloto de Provas] (38) e em  Can't Take It with You [Do Mundo Nada Se Leva] (38, Frank Capra), a artrite o forçou a cadeira de rodas. O papel mais apropriado para sua limitação foi o Dr. Gillespie do Kildare de Lew Ayres. De fato, Barrymore continuou depois que Ayres foi demitido, e interpretou o veterano médico quatorze vezes - a enfermidade progredindo, apesar do tratamento. Quando se tornou idoso, a crosta de suas interpretações se tornou tão endurecida, que poderia ser até levantada para se fazer perceber o homemzinho envelhecido dormindo embaixo: The Man on America's Conscience [Campeão da Liberdade] (41, William Dieterle); A Guy Named Joe [Dois no Céu] (43, Fleming); Since You Went Away [Desde Que Partiste] (44, Cromwell); Valley of Decision [O Vale da Decisão] (45, Tay Garnett); o rancheiro em Duel in the Sun [Duelo ao Sol] (46, King Vidor); The Secret Heart [Emoção Secreta] (46, Robert Z. Leonard); o sombrio chefe da cidade em It's a Wonderful Life [A Felicidade Não se Compra] (46, Capra); Key Largo [Paixões em Fúria] (48, John Huston); Down to the Sea in Ships [Capitães do Mar] (49, Henry Hathaway); Right Cross [Por um Amor] (50, John Sturges); Bannerline [Bendito Escândalo] (51, Don Weis); Lone Star [Estrela do Destino] (52, Vincent Sherman); e Main Street Broadway* (53, Tay Garnett)

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 175-77. 

(*) N. do E: Main Street to Broadway no IMDB.

Comentários

  1. Excelente site, ótima dica de um amigo querido. Parabéns pela diversidade de conteúdo, colocarei nos links do meu humilde Cinema é Magia. Grande abraço e sucesso sempre!

    http://cinemagia.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela generosidade no elogio. Venha sempre. Visitarei seu site agora mesmo. Forte abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng