Filme do Dia: America (1924), D.W. Griffith

 



America (EUA, 1924). Direção: D.W. Griffith. Rot. Original: Robert W. Chambers, baseado em seu próprio argumento. Fotografia: G.W.Bitzer, Marcel Le Picard, Hendrik Sartov & Harold S. Sintzenich. Música: Joseph Carl Breil & Adolph Fink. Montagem: James & Rose Smith. Dir. de arte: Charles M. Kirk. Cenografia: Charles E. Boss. Com: Neil Hamilton, Erville Alderson, Carol Dempster, Charles Emmett Mack, Lee Baggs, John Dunton, Arthur Donaldson, Charles Bennett, Lionel Barrymore, Sydney Deane.

Nathan Holden (Hamilton) é pobre fazendeiro, mas honesto e possui duas grandes paixões: a independência americana da Inglaterra e o amor da aristocrata Tory,  Nancy Montague (Dempster), filha de Sir Ashley Montague (Deane), apaixonado contra-revolucionário. Do lado das forças britânica, o vil e tirano Walter Butler (Barrymore), fiel apenas a seus próprios interesses. Sir Ashley, discutindo com os revolucionários, inclusive Nathan, acaba acidentalmente sendo morto pelo mesmo. Com a invasão da cidade por Butler e os índios seus aliados, Nancy Montague se torna presa de Butler, que pretende violenta-la. Nathan, mesmo observando a cena toda, dividido entre o amor privado e a paixão pela causa revolucionária, conforma-se em ser o mensageiro da futura invasão das milícias de Butler junto à população. Salva pelos índios, que decidem invadir somente em um determinado momento, Nancy consegue escapar das mãos de Butler. Nathan, no entanto, liderando a população local consegue vencer as forças de Butler no momento de outra invasão. Todos comemoram o final do conflito.

O filme retorna a muitos dos motivos de seu mais célebre, O Nascimento de uma Nação, realizado dez anos antes. A mesma fórmula entre melodrama doméstico e a história do país, encenado através de cenografias e locações grandiloquentes, com personagens de ficção convivendo com austeras figuras históricas observadas de relance, tais como Washington. O desprezo pelos negros aqui surge direcionado sobretudo para os índios, infames aliados do vil Butler. O maniqueísmo aqui persiste, como no filme anterior, ainda que as interpretações possuam algo de mais suave. Nathan, contraponto radical de Butler, consegue levar seu heroísmo patriótico ao extremo de observar o iminente estupro de sua amada, e ainda assim ter sangue frio de colocar a causa coletiva acima de sua paixão individual. Griffith parece não ter se dado conta de que mudanças ocorreram no panorama da indústria cinematográfica entre uma e outra produção, sendo o filme mal recebido pela crítica e público, provocando o gradual ostracismo do realizador. D.W. Griffith Productions. 141 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar