O Dicionário Biográfico de Cinema#281: Richard Boleslavski

 


Richard Boleslavski (Ryszard Srzednicki Boleslavski) (1889-1937), n. Varsóvia, Polônia

1918: Khleb (co-dirigido com Boris Sushkevich). 1919: Bohaterstwo Polskiego Skavto. 1921: Cud Nad Wisla. 1930: Treasure Girl (*); The Last of the Lone Wolf  [Lágrimas de Rainha]. 1931: The Gay Diplomat [O Galante Pirata]; Women Pursued (**). 1933: Rasputin and the Empress [Rasputin e a Imperatriz]; Storm at Daybreak [Aurora de Duas Vidas]; Beauty for Sale [Beleza à Venda]. 1934: Men in White [Alma de Médico]; Fugitive Lovers [Amantes Fugitivos]; Operator 13 [A Espiã 13]; The Painted Veil [O Véu Pintado]; Hollywood Party [Festa de Hollywood] (co-dirigido com Allan Dwan e Roy Rowland). 1935: Clive of India [A Conquista de um Império]; Les Misérables [Os Implacáveis]; Metropolitan; O'Shaugnessy's Boy [Devoção de Pai]. 1936: The Garden of Allah [O Jardim de Alá]; Theodora Goes Wild [Os Pecados de Theodora]; Three Godfathers [Três Padrinhos]. 1937: The Last of Mrs. Cheyney (co-dirigido com George Fitzmaurice).

Por dez anos, antes da I Guerra Mundial, Boleslavski foi um ator no Teatro de Artes de Moscou; de fato, posteriormente escreveria livros sobre os ensinamentos de Stanislavski. Atuou nos filmes russos antes de se tornar diretor. Durante a Guerra Civil lutou pelos poloneses e realizou um filme sobre a guerra pare eles (***). Foi então para a Alemanha e atuou em Die Gezeichneten (22, Carl Dreyer), antes de partir para a América, onde dirigiria na Broadway. Seu primeiro trabalho no cinema americano foi dirigir os números musicais de The Grand Parade (****)[Despertar da Vida] (30, Fred Newmeyer). Dirigiu uns poucos filmes para a Columbia e a RKO e foi então chamado pela MGM para conduzir os três Barrymores em Rasputin and the Empress [Rasputin e a Imperatriz], a origem de um importante processo judicial envolvendo o Príncipe Yusapov. O método de Stanislavski é dificilmente reconhecível na obra mais característica de Boleslavski, no qual melodramas, romance e filmes de época predominam: O Véu Pintado é um romance de Somerset Maugham com Garbo e Herbert Marshall; A Conquista de um Império foi Ronald Colman; Os Implacáveis é a melhor versão de Hugo, com Fredric March e Charles Laughton confrontando um ao outro; mais memorável, porém, é a loucura de Selznick em O Jardim de Alá, com Dietrich e Charles Boyer, e a comédia de Os Pecados de Theodora, que provavelmente deve um bocado ao conto original de Mary McCarthy.


Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 283.


N. do E: (*) não foi encontrada referência a esta produção no IMDB.

N. do E: (**) segundo o IMDB é um outro título do mesmo The Gay Diplomat, e não uma outra produção. 

N. do E.: (***) Guerra polonesa-soviética que durou entre fevereiro de 1919 e março de 1921. 

N. do E.: (****) filme tido como desaparecido.

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