Filme do Dia: Perdi Meu Corpo (2019), Jérémy Clapin

 


Perdi Meu Corpo (J’ai Perdu Mon Corps, França, 2019). Direção: Jérémy Clapin. Rot. Adaptado: Jérémy Clapin & Guillaume Laurant, a partir do romance de Laurant. Música: Dan Levy. Montagem: Benjamin Massoubre.

Naoufel sonha em ser pianista e astronauta, algo incentivado respectivamente pela mãe e pelo pai, quando criança. Porém, ele se torna, na adolescência, um entregador de pizzas, diante de um pai desinteressado dele e da vida, e de um irmão mais velho irritante e pouco sensível às demandas do jovem. E para piorar, enquanto entregador não possui o menor talento. Certa noite ao ir entregar o produto para uma garota, Gabrielle, que mora no trigésimo quinto andar e após uma demora de quarenta minutos, dado um acidente que vivenciara, Naoufel descobre que a pizza já se encontra completamente destroçada. Ele conversa um longo tempo com Gabrielle pelo interfone. Ela o convida para passar a noite em seu apartamento, mas ele vai embora, após ter comido ele próprio a pizza. Porém, vai atrás da única informação que sabe a respeito dela, que ela trabalha em uma biblioteca. Segue-a e descobre que ela sempre passa em uma marcenaria, que seu tio, Gigi, trabalha. Ele se torna assistente do tio e um exímio marceneiro. Porém, tempos depois, após um primeiro encontro a sós com Gabrielle, ela se irrita e o abandona sozinho no terraço do prédio abandonado, vizinho da marcenaria, e território dos sonhos do garoto que, com sua obsessão pelo Polo Sul, lá construiu um iglu. Ressaqueado da bebida e da confusão em que se meteu após ter ido a festa do irmão, que era o roteiro original do casal na noite anterior, Naoufel sofre um grave acidente.

Tal como seu tímido e antissocial protagonista, o filme não fecha exatamente em relação ao seu passado, e ao laconismo se soma também uma dose de imaginação igualmente associada a Naoufel, aqui presente na mão autônoma que o segue e que o espectador cinicamente poderá indagar, ao largo de boa parte da narrativa, se será a mão do destino ou a invisível de Adam Smith, para ficar com uma resposta mais próxima do trauma e da subjetividade espraiada para o mundo que exala nessa animação, de belos traços realistas. O estranhamento da narrativa, e algumas suposições decorrentes de seu senso lacunar talvez se tornem mais interessantes que a própria história em si. Há alguns dados menores que se não atrapalham de todo, tampouco ajudam, como é o caso da música, extremamente colada no minimalismo de Phillip Glass para apresentar personalidade própria, embora não de toda inequívoca dado o contexto alucinatório e de quebra-cabeças que persegue toda a fábula, sem maiores excessos além da mão ambulante, que chega a ser vítima de um grupo de formigas, tal qual na cena do célebre Um Cão Andaluz (1928), de Buñuel e Dali. Uma outra referência importante ao filme é o livro dado por Gabrielle ao garoto, O Mundo Segundo Garp, de John Irving, que foi adaptado pelo cinema norte-americano ao final dos anos 70. Xilam/Aurvergne Rhône-Alpes Cinéma para Netflix. 81 minutos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar