O Dicionário Biográfico de Cinema#264: Ronald Reagan

 



Ronald Reagan (1911-2004), n. Tampico, Illinois

Foi  a jogada de  carreira mais significativa na história do entretenimento - simples, audaciosa, revolucionária. Desgastado como ator de cinema, esgotado ao longo dos anos na televisão, ele havia assegurado um programa de entrevistas na Costa Oeste chamado Ask the Governor, de 1966 a 1974. Mas foi então vigoroso e amável ainda por cima, e os patrocinadores puderam imaginar uma audiência mais ampla. Ele pode aprender falas durante à noite. Ainda que as esqueça,  fala naturalmente em cinemês. Apenas ocasionalmente se confundia com a direção da câmera, direita ou esquerda, e sua recuperação ao fazer uma segunda tomada era sempre um deleite infalível. Sua caminhada pelo gramado da Casa Branca, seu ato de cobrir a orelha para escutar as perguntas, seu humilde "bem...". Até os bebês o imitavam. Então fez uma série de alcance nacional, na qual, por oito anos, interpretava Mr. President? That's Me, reunindo mais tempo diante das câmeras que qualquer membro do Sindicato dos Atores, e habilmente reintegrando as falas e situações da Warner Brothers nos anos 40 de volta aos assuntos mundiais. 

Foi um presidente grandemente bem sucedido e evasivo, tão cego ao desastre, às iniquidades e a humilhação, como foi para com a Constituição. E foi sortudo de não ter prosperado no cinema. Portanto, entre os anos de 1981 e 1988 a América fez uma sutil transição - de nação ao espetáculo - para não perturbar o divertimento de ninguém. Particularmente o do presidente. Se acordasse no meio da noite, ou do dia, e murmurasse "por que eu?" para a babá, sabia a reposta, pois viu Network  [Rede de Intrigas]: "Porque você está na televisão, idiota."

Quando jovem, no Eureka College, destacou-se no atletismo e por suas atuações. Tornou-se "o holandês" Reagan, comentarista esportivo na rádio local, e posteriormente NBC. Em 1937, os Warners o contrataram e teve por cerca de dez anos em filmes-B primeiro, então como confiável apoio e estóico herói camarada: Love Is On the Air (37, Nick Grinde); Boy Meets Girl [Comprando Barulho] (38, Lloyd Bacon); com sua futura esposa, Jane Wyman, em Brother Rat [Os Cadetes do Barulho] (38, William Keighley); Cowboy from Brooklyn [Cowboy de Asfalto] (38, Lloyd); Swing Your Lady (38, Ray Enright); um fiscal de sinistros de seguros em Accidents Will Happen (39, William Clemens); Angels Wash Their Faces [Anjos de Cara Limpa] (39, Enright); Dark Victory [Vitória Amarga] (39, Edmund Goulding); Hell's Kitchen [Sucursal do Inferno] (39, Lewis Seiler e E.A. Dupont); Naughty But Nice [O Queridinho das Titias] (39, Enright); An Angel from Texas (40, Enright); como o jogador de futebol George Gipp, estimulando a equipe enquanto ele se afasta, "Vençam uma para o Gipper", em Knute Rockne, All American [Criador de Campeões] (40, Bacon); Murder in the Air (40, Seiler); como Custer em The Santa Fe Trail [A Estrada de Santa Fé] (40, Michael Curtiz). 

Em 1940, ele e Jane Wyman se casaram (o divórcio se daria em 1948, após a carreira dela ter decolado e ela ter ouvido se lamentar a falta de brilho dele). Esteve com Wyman em Tugboat Annie Sails Again [Quando a Mulher é Valente] (40, Seiler); The Bad Man [Bandido Romântico] (41, Richard Thorpe); um hábil aviador em International Squadron [Esquadrilha Internacional] (41, Lothar Mendes); um pianista em Million Dollar Baby [A Garota dos Milhões] (41, Curtis Bernhardt); um jornalista em Nine Lives Are Not Enough (41, Edward Sutherland); Desperate Journey [Fugitivos do Inferno] (42, Raoul Walsh); um coletor de frutas em Juke Girl [Pés Inquietos] (42, Bernhardt); ganhando atenção e uma frase de efeito em King's Row [Em Cada Coração um Pecado] (42, Sam Wood) onde interpreta um homem cujas pernas foram amputadas e que se aproxima após a operação para indagar: "Onde está o resto de mim?"

Entrou para a força aérea, mas foi poupado do caos do combate por sua vista curta: possuía olhos demasiado estreitos desde a infância, um atributo que poderia ter o colocado como vilão, se houvesse um traço de malicia. Após a guerra, como suas atitudes rooseveltianas se fortaleceram, tornou-se o presidente do Sindicato dos Atores, de 1947 a 1952. Como tal, foi um burocrata do Macarthismo e um míope perseguidor de vermelhos. Sua carreira como ator foi abreviada por seu trabalho burocrático (ao menos, esta é a história): um veterano em Stallion Road  (47, James V. Kern); The Voice of the Turtle [Centelha de Amor] (47, Irving Rapper); The Girl from Jones Beach [Vênus da Praia] (49, Peter Godfrey); The Hasty Heart [Coração Amargurado] (49, Vincent Sherman); com Patricia Neal em John Loves Mary [Cupido Faz das Suas] (49, David Butler); e Night Unto Night [Noite Após Noite] (49, Don Siegel).

Abandonou os Warners para se tornar free-lance: Louisa [Os Noivos de Mamãe] (50, Alexander Hall); com um chimpanzé em Bedtime for Bonzo (51, Frederick De Cordova); Hong Kong (52, Lewis R. Foster); The Last Outpost [A Revolta dos Apaches] (51, Foster); o promotor em Storm Warning [Dilema de uma Consciência] (51, Stuart Heisler).

Em 1952 casou-se com a atriz Nancy Davis - Madame Fulcrum - e apareceu em She's Working Her Way Through College [O Professor e a Corista] (52, H. Bruce Humberstone); como o lançador Grover Cleveland Alexander em The Winning Team [Combinação Invencível] (52, Seiler); Law and Order [Com a Lei e a Ordem] (53, Nathan Juran); Tropic Zone [O Carrasco dos Trópicos] (53, Foster); Cattle Queen of Montana [Montana, Terra do Ódio] (54, Allan Dwan); Prisioner of War [Prisioneiro de Guerra] (54, Andrew Marton); Tennessee's Partner [A Audácia é a Minha Lei] (55, Dwan); com Nancy Davis em Hellcats of the Navy [Demônios Submarinos] (57, Juran).

Esta carreira claudicante foi auxiliada por seu trabalho como apresentador do G.E. Theater (54-61) na TV, e depois Death Valley Days (65-66). (Quando presidente do Sindicato dos Atores, ajudou nos negócios com a MCA e outras, que transformaram as séries de TV mais lucrativas para os produtores). Seu último papel no cinema foi como o vilão em The Killers [Os Assassinos] (64, Siegel), no qual estapeia Angie Dickinson - a evidente petulância de alguém que está desistindo.

Mas a América e a história estavam à mão. O resto é história - e ela parece realmente ter descansado. Parafraseando Gore Vidal, a sabedoria e a integridade de alguém que foi informado onde ficar e o que dizer por vinte anos se tornaram evidentes. A fraude da presidência foi revelada e o cargo jamais seria honrado novamente.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Cinema. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2172-75.

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