O Dicionário Biográfico de Cinema#169: Herbert Marshall



 Herbert Marshall (1890-1966), Londres

Marshall tinha 40 anos quando se tornou seriamente envolvido com cinema. Na época, possuía vinte anos de experiência nos palcos na Inglaterra e na América, perdido uma perna na I Guerra Mundial, mas nunca desperdiçou a sobriedade dos primeiros anos passados como aprendiz de contador. A Paramount planejou torná-lo um grande amante, mas Marshall precisava se mover cuidadosamente, para que não sobressaíse sua manquidão, e suas boas maneiras o reduzissem a papéis característicos. Foi sempre previdente, capaz o suficiente para a comédia mais inteligente, e raramente deslocado: é tentador pensá-lo retrospectivamente como criado da Paramount em contos de emoção abrasiva - discreto e minucioso. Com a idade, seu trabalho se tornou exagerado, mas ainda podia ascender a material de ponta.

Mumsie (27, Herbert Wilcox) foi sua estreia, na Inglaterra, mas ele veio para contracenar em destaque com Jeanne Eagles, na América, em The Letter [A Carta] (29, Jean de Limur). Entretanto, nos anos seguintes, dividiu seu tempo entre Hollywood e a Inglaterra, onde sua então esposa Edna Best trabalhava. Em 1930 realizou seu primeiro filme sonoro, Murder [Assassinato], de Alfred Hitchcock, e em 1931 realizou Michael and Mary (Victor Saville) e voltou à América para contracenar com Claudette Colbert em Secrets of a Secretary [Segredos de uma Secretária] (George Abbott). Seguiu este sucesso com Blonde Venus [A Vênus Loira] (32, Josef von Sternberg) e, num de seus melhores momentos, imaculado mas amoral em Trouble in Paradise [Ladrão de Alcova] (Ernst Lubitsch, 32). Voltou à Inglaterra, onde realizou The Solitaire Man [O Homem Solitário] (33, Jack Conway) e I Was a Spy [Eu Fui uma Espiã] (33, Saville), mas quando seu casamento acabou, concentrou-se em filmes americanos: Four Frightened People [Mulheres e Homens] (34, Cecil B.DeMille); Riptide [Quando uma Mulher Quer] (34, Edmund Goulding); Outcast Lady [Repudiada] (34, Robert Z. Leonard); The Painted Veil [O Véu Pintado] (34, Richard Boleslavsky); The Good Fairy [A Boa Fada] (35, William Wyler); The Flame Within [Corações em Duelo] (35, Goulding); e The Dark Angel [O Anjo das Trevas] (35, Sidney Franklin).

Marshall escorregava em papéis de caracterização, mas esteve excelente em The Lady Consents [Quando Elas Consentem] (36, Stephen Roberts) e Forgotten Faces [Armadilha Perfumada] (36, E.A. Dupont), e como o marido enganado em Angel [Anjo] (37, Lubitsch). Teve que participar de muitos filmes medíocres, onde sua expressão por vezes sugeria que sua outra perna havia ficado dormente, mas frequentemente realizou o melhor dos bons papéis: Zaza [Zazá] (39, George Cukor); o marido em The Letter [A Carta] (40, Cukor); um suave vilão paternal em Foreign Correspondent [Correspondente Estrangeiro] (40, Hitchcock); contracenando com Bette Davis em The Little Foxes [Pérfida] (41,Wyler); em When Ladies Meet [A Rival da Esposa] (41, Leonard); como o narrador de Maugham em The Moon and Sixpence [Um Gosto e Seis Vinténs] (42, Albert Lewin); em Young Ideas [Cuidado com a Mamãe!] (43) de Jules Dassin; The Enchanted Cottage [O Seu Milagre de Amor] (45, John Cromwell); Maughan novamente em The Razor's Edge [O Fio da Navalha] (46, Goulding); o pai em Duel in the Sun [Duelo ao Sol] (46, King Vidor). Continuou trabalhando, ainda que um pouco menos sinceramente, até sua morte: Ivy [Ivy, a História de uma Mulher] (47, Sam Wood); The High Wall [Muro de Trevas] (48, Curtis Bernhardt); The Secret Garden [O Jardim Encantado] (49, Fred M. Wilcox); The Underworld Story [Sob o Manto da Intriga] (50, Cy Endfield); Anne of the Indies [A Vingança dos Piratas] (51, Jacques Tourneur); Something to Live for [Na Voragem do Vício] (52, George Stevens); o pai fraco em Angel Face [Alma em Pânico] (52, Otto Preminger); The Black Shield of Falworth [O Escudo Negro de Falworth] (54, Rudolph Maté); The Virgin Queen [A Rainha Tirana] (55, Henry Koster); Stage Struck [Quando o Espetáculo Termina] (58, Sidney Lumet); Midnight Lace [A Teia de Renda Negra] (60, David Miller); e The Third Day [O Terceiro Dia] (65, Jack Smight)

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knofp, 2014, pp. 1715-17. 


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