Filme do Dia: O Barco Sobre a Grama (1971), Gérard Brach


Le bateau sur l'herbe Poster
O Barco Sobre a Grama (Le Bateau sur L´herbe, França, 1971). Direção: Gérard Brach. Rot. Original: Gérard Brach, Roman Polanski & Suzanne Schiffman. Fotografia: Étienne Becker. Música: François Rabbath. Montagem: Claude Barrois. Dir. de arte: Alain Coffier. Com: Claude Jade, Jean-Pierre Cassel, John McEnery, Valentina Cortese, Paul Préboist, Micha Bayard, Pierre Asso, Jean de Coninck.
Oliver (McEnery) é o filho de uma família rica, que passa a maior parte do seu tempo reformando um barco, com o qual pretende viajar até a Ilha de Páscoa, juntamente com o amigo David (Cassel), que é também seu empregado. A relação entre os dois começa a ficar estremecida com o surgimento de uma garota, Eleonore (Jade), namorada de David. Oliver, que já não possui pai e tem como mãe a decadente Christine (Cortese), busca em David um pouco de equilíbrio. David, de certa forma, é seduzido pelo charme de Oliver, mais rico, inteligente, sofisticado e bonito que ele. Logo, David, bastante inseguro, passa a acreditar que Eleonore o está traindo com Oliver. Ao ouvir uma discussão entre David e Oliver, no qual David é aconselhado abandonar Eleonore para continuar o projeto da viagem com ele, Eleonore decide ir embora. Oliver vai atrás dela e ela afirma para David que Oliver tentara seduzi-la. Inicialmente sem acreditar, David confirma suas suspeitas ao ver o barco batizado com o nome de sua namorada e agride Oliver, sendo expulso de sua residência. David parte com Eleonore. Oliver simula um acidente fatal entre seu carro e o barco, porém no meio do incêndio quem morre é David.
Este filme inverte a lógica dos roteiros que a dupla Brach & Polanski realizou para o último, sendo o segundo dos únicos dois filmes dirigidos por Brach, no início da década de 70. Como é comum no trabalho da dupla, o interesse em analisar as relações de poder volta à tona (e de forma muito semelhante a presente em Faca na Água, primeiro longa de Polanski). No caso aqui a relação possui como agravante a situação cultural e de classe (tal e qual O Criado de Losey), porém está longe da opção do cineasta americano radicado na Inglaterra, já que prefere uma chave mais realista e a relação entre patrão e empregado é de sedução mútua mais que unilateral ou tendo como objetivo uma anárquica reviravolta de poder entre empregado e patrão. O barco, onde se desenvolve praticamente toda a ação de Faca na Água, aqui se transforma em metáfora para a própria imaturidade de Oliver, já que não só se sabe desde o início que ele não sairá do gramado de sua mansão, como igualmente  é um brinquedo grande para uma personalidade infantil, permanentemente desejosa de atenção (quando David ameaça se afastar, Oliver corre imediatamente atrás da mãe). É fundamental para que funcione sua boa construção atmosférica e interpretações muito eficientes (é mais que provável que Truffaut tenha escolhido Cortese para viver o mesmo papel de frívola, decadente e insegura matrona ninfomaníaca em seu Noite Americana, após vê-la atuando aqui – a certo momento o filho a acusa de parecer uma “velha puta de Hollywood”). Por outro lado, faz uso tanto diante (Jade, a bela atriz de vários de seus filmes) como por trás das câmeras (Schiffman, roteirista também de Noite Americana, entre outros) de pessoas ligadas ao universo de Truffaut. Seu tom ligeiro, ao mesmo tempo que procura fugir do pretensioso, invoca as leituras subliminares psicológicas, mesmo que por demais evidentes. A seqüência da brincadeira entre os dois amigos, em que um carrega desnecessariamente o outro, logo no início, é retirada do curta do início da carreira de Polanski, Mamíferos.O irmão gêmeo desse projeto, investindo ainda mais nesse tom surrealista do início de carreira do realizador polonês, seria Que?, não por acaso o projeto imediatamente seguinte de roteiro de Brach.  Cinétel/Sinar Films/Vicco Films. 90 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar