Filme do Dia: Viagem Através do Impossível (1904), Georges Méliès

 


Viagem Através do Impossível (Le Voyage à Travers l’Impossible, França, 1904). Direção: Georges Méliès. Rot. Adaptado: Georges Méliès, a partir da peça homônima de Jules Verne & Adolphe d’Ennery. Dir. de arte: Georges Méliès.

Um grupo de cientistas da Sociedade Geográfica elabora uma expedição que parte dos Alpes para o Sol. Eles acabam sendo literalmente engolidos pelo Sol e somente conseguem sobreviver as altas tempertaturas devido ao gigantesco container de gelo trazido pelo líder da expedição. Do Sol caem no fundo do mar, e o submarino em que se encontram explode o que os leva de volta à Terra e a uma acolhida triunfal na Sociedade Geográfica.

Mesmo que já não apresente o frescor que a novidade do bem mais famoso Viagem à Lua, de dois anos antes, trás, esta obra de Méliès certamente deve ser enquadrada entre suas obras-primas. Apelando menos para as trucagens básicas como a do aparecimento/desaparecimento de personagens e, por outro lado, apresentando com um vigor inédito um talento para a arte cenográfica, ressaltado ainda mais pela colorização artesenal que acompanha sobretudo os primeiros minutos, este filme também demonstra ser mais primoroso em termos de narrativa, apresentando uma história circular que inicia e finda na Sociedade Geográfica. De resto, tem-se a mesma morosidade das “cenas”, que duram geralmente entre um até mais de dois minutos e que, como na que abre o filme, remetem aos mesmos excessos de motivos e movimentações simultânea de personagens que caracterizara seu filme mais célebre. Muitos motivos são,na verdade, praticamente idênticos como a do Sol antropomorfizado – só que agora ao invés de receber um foguete em seu olho como a Lua do filme anterior, engole o trem (!) em que a comitiva viaja – ou a queda no fundo do mar, o que de forma alguma o diminui perante àquele. Destaque para as deliciosas representações dos engenhos, como o trem ou o submarino em seus interiores. A versão original conta com 5 minutos a mais. Georges Méliès/Star Film para Georges Méliès. 19 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar