Filme do Dia: El Perfecto David (2021), Felipe Gomez Aparicio
El Perfecto David (Argentina/Uruguai,
2021). Direção Felipe Gomez Aparicio. Rot. Original Leandro Custo & Felipe
Gomez Aparicio. Fotografia Adolpho Veloso. Montagem Federico Peretti. Com
Mauricio Di Yorio, Umbra Colombo, Diego Starosta, Pablo Stafolarrini, Germé
David
(Di Yorio) é um garoto que modela seu corpo, ao sabor de sua mãe, Juana
(Colombo), com o intuito de fazer com que o filho participe em competições de
fisioculturismo, ao mesmo tempo que tira moldes de gesso de seu busto para
exposições artísticas e o leva pessoalmente a uma. As relações de David com
seus colegas de colégio se estremecem, após ele esmurrar um garoto que fizera
uma provável alusão ao seu fracasso no sexo, com uma garota que também estuda
na mesma instituição.
De
clichê em clichê esse filme nos arrasta, mais que nos envolve, em seu medonho
sensacionalismo e vazio. E com a empáfia de se querer profundo, faz uso de
temas que, caso bem elaborados, serviriam melhor sob a chave melodramática
convencional e despudorada. E o rosário de lugares-comuns envolvendo a obsessão
pelo corpo, a impotência, o uso de anabolizantes, as reações furiosas. E ainda
de lambuja, uma mãe dominadora, personagem de longe a mais caricata, obsedada
que é pelo corpo do filho e por seus interesses inconfessáveis, ao qual não
falta uma cara próxima de cientista maluca – a mãe da versão prometeica que
veio sob a forma de um adolescente argentino introspectivo. Ao final de contas,
o filme não consegue avançar em nada do que esboça, seja a relação mãe-filho,
de David com os colegas de escolas, e mesmo sua relação com o fisioculturismo –
depois de um momento de fúria e destempero, que parece haver uma superação ao
final, David é observado atento em uma competição. |Oh My Gomez!
Films/Primo/Roberto Me Dejó Films. 75 minutos.
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