Filme do Dia: The Millionaire (1963), Vitold Bordzilovskiy & Yuriy Pritkov


The Millionaire (Millioner, URSS, 1963). Direção: Vitold Bordzilovskiy & Yuriy Pritkov. Rot. Original: Sergei Mikhalkov. Fotografia: Ekaterina Rizo. Música: Mikhail Meerovich. Dir. de arte: : Vitold Bordzilovskiy & Yuriy Pritkov.

Cão se torna único herdeiro de um acidente com sua rica dona. A partir de então, torna-se uma das figuras mais disputadas na sociedade. Seu encaminhamento para a vida política é o próximo passo.

A antropomorfização aqui ganha contornos ideológicos bastante estritos nesse curta de animação cujo principal alvo pretende ser uma visão um tanto ressentida do capitalismo. O cão que ganha foros humanos, ao ponto de se tornar um importante representante da sociedade, traz consigo o estigma do valor monetário se sobrepondo a todas as barreiras e limites, inclusive o da espécie distinta. O cão se torna uma caricatura da burguesia a qual se somam sem grande esforço outras (vestuário, carros gigantescos, vida noturna regada a neon e drinques, etc.) Soyouzmultfilm. 10 minutos e 18 segundos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng