Filme do Dia: O Homem Que Quis Matar Hitler (1941), Fritz Lang
O Homem Que Quis Matar Hitler (Man Hunt, EUA, 1941). Direção: Fritz Lang. Rot. Adaptado: Dudley Nichols, baseado no romance Rogue Male de Geoffrey Household. Fotografia: Arthur C. Miller. Música: Alfred Newman. Montagem: Allen McNeil. Dir. de arte: Richard Day & Wiard Ihnen. Cenografia: Thomas Little. Com: Walter Pidgeon, Joan Bennett, George Sanders, Frederick Worlock, Roddy McDowall, Ludwig Stössel, Heather Thatcher, John Carradine, Carl Ekberg.
Alan Thorndike (Pidgeon) é um caçador na hora e local certos. Ele consegue mirar Hitler (Ekberg) com seu fuzil, porém acaba sendo feito prisioneiro dos alemães. Dado como morto, foge para a Inglaterra, com a ajuda de um jovem cabineiro, Vaner (McDowall). Porém passa a ser vítima de agentes alemães, liderados pelo Major Quive-Smith (Sanders) e consegue escapar graças a prostituta Jerry Stokes (Bennett). Juntamente com Stokes, Thorndike vai conseguir dinheiro e uma forma de escapar da Inglaterra, através de seus influentes parentes nobres, Lord Gerald (Worlock) e Lady Alice (Thatcher), porém é encurralado por Quive-Smith em um esconderijo. Consegue matá-lo, mas é também ferido gravemente, não o suficiente para retornar ao território alemão, onde novamente buscar acertar suas contas com o ditador nazista.
Esse ridículo filme de propaganda de guerra consta entre os piores momentos da filmografia de Lang. Clichês, como o da prostituta de bom coração e do impacto entre seus modos vulgares e o os da aristocracia, que talvez tenham seu charme em comédias escapistas como O Divórcio da Dama Misteriosa (1938), permeiam todo o filme. Aliás sua figura infantilizada e emocionalmente dependente do recém-conquistado parceiro não despertaria grande simpatia das feministas. A seqüência final assume de vez o tom de aberta propaganda ideológica sem maiores pretensões de verosimilitude. A irritante criança que vive o papel do cabineiro do navio é vivida por Roddy Mcdowall, que algumas décadas depois seria conhecido como ator de filmes como os da série Planeta dos Macacos. 20th Century Fox. 105 minutos.
Comentários
Postar um comentário