Filme do Dia: Os 39 Degraus (1959), Ralph Thomas



Os 39 Degraus (1959) | A Grande Ilusão
Os 39 Degraus (The 39 Steps, Reino Unido, 1959). Direção: Ralph Thomas. Rot. Adaptado: Frank Harvey, a partir do romance de John Buchan. Fotografia: Ernest Steward. Música: Clifton Parker. Montagem: Alfreed Roome. Dir. de arte: Maurice Carter. Figurinos: Yvonne Caffin. Com: Kenneth More, Taina Elg, Brenda De Banzie, Barry Jones, Reginald Beckwith, Faith Brook, Michael Goodliffe, James Hayter, Duncan Lamont.
Richard Hannay (More) testemunha uma tentativa de assassinato a uma babá que acaba se revelando uma agente secreta (Brooke) que pretende deter espiões que planejam deixar o país com importantes segredos militares, sendo morta no apartamento de Hannay. Hannay assume a missão dela, viajando para a Escócia, e sendo procurado como assassino da agente secreta e envolvendo-se e envolvendo uma colegial, Fischer (Elg), em suas confusões.
O pique da Guerra Fria serviu como motivo para uma nova adaptação do romance de Buchan, que já o havia sido por Hitchcock, em 1935. Porém aqui, tanto quanto o momento oportuno o filme em si sofre como um todo por sua anêmica tentativa de se emplacar filme de ação com doses de comédia e suspense, sendo que não funciona em nenhum dos três quesitos. De More, o “homem certo” do cinema britânico de então, vivendo seus dias de glória, fica demonstrado o quanto suas limitações se tornam ainda mais demarcadas quanto o produto é apenas algo rotineiro e não as produções mais ambiciosas que o estúdio lhe reservava (a exemplo de Somente Deus por Testemunha ou Sangue Sobre a Índia). A beleza de Taina Elg parece um tanto ofuscada por sua rápida e previsível submissão ao personagem masculino, apenas justificando o habitual clichê que implicâncias femininas com um homem são sinônimas de atração recolhida. Longe do talento que o mestre do suspense havia feito uso na versão anterior, com o protagonista vivido por Robert Donat, sobram uma cansativa e infindável perseguição. Uma das comparações desfavoráveis entre as duas versões é a cena na qual Hannay saiu do vagão do trem, arriscando cair ou ser arrebatado pelo trem que vem na direção oposta, aqui pouco valorizada. The Rank Org. para Rank Film Dist. 93 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar