Filme do Dia: Ou Vai ou Racha (1956), Frank Tashlin


Ou Vai ou Racha
Ou Vai ou Racha (Hollywood or Bust, EUA, 1956). Direção: Frank Tashlin. Rot. Original: Erna Lazarus. Fotografia: Daniel L. Fapp. Montagem: Howard A. Smith. Dir. de arte: Harry Burnstead & Hal Pereira. Cenografia: Fay Babcock & Sam Comer. Figurinos: Edith Head. Com: Jerry Lewis, Dean Martin, Pat Crowley, Max Rosenbloom, Anita Ekberg, Kathryn Card, Jack McElroy, Michael Ross.
Malcolm Smith (Lewis), conhecido por sua sorte, ganha um conversível em um prêmio. O cantor Steve Wiley (Martin), que possui dívidas com jogatinas,  procura-lhe passar a perna, afirmando que mora próximo da atriz Anita Ekberg (Ekberg), em Hollywood, de quem Smith é fã alucinado. Eles partem para Hollywood. No caminho Terry Roberts (Crowley), de quem destroem o carro, une-se ao grupo. Eles atravessam vários estados americanos como Nova Jersey, Illinoios, Oklahoma, Texas e Novo México antes de ganharem dinheiro nos cassinos de Las Vegas, onde encontram em um hotel ninguém menos que Anita Ekberg. O atrapalhado Malcolm faz com que Anita caia na piscina. Já em Los Angeles, em uma visita aos estúdios da Paramount, Anita o acha simpático, após ele despencar subitamente do alto do set de filmagem sobre sua cama e o convida, assim como Steve e Terry para a estréia de um de seus filmes.
Essa, que é a última comédia da dupla Martin & Lewis, não é exatamente uma das mais felizes do criativo realizador Tashlin que, como sempre, procura instilar o humor anárquico dos desenhos da Warner, de quem fora criador, em seus filmes de ação ao vivo. A própria travessia pelo país soa decepcionantemente pouco interessante, seja em termos de musical ou de comédia – a cena do cachorro fugindo com o carro, uma das mais evocativas do universo da animação, ainda assim demonstra ser inferior aos melhores achados de Tashlin. O que há de mais irônico é que o filme troça justamente com o espectador incondicional das tolices produzidas por Hollywood, inclusive em termos de estrelato – encarnada aqui por Ekberg, atriz que era chamada mais por seus atributos físicos e que só ganharia maior destaque no mundo do cinema após A Doce Vida (1960), de Fellini. No momento, em que se encontram em Las Vegas, o carro atravessa cartazes anunciando espetáculos de Elvis Presley e...Dean Martin & Jerry Lewis. Paramount Pictures. 95 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar