Filme do Dia: Apertem os Cintos...O Piloto Sumiu (1980), Jim Abrahams, Jerry Zucker & David Zucker


Resultado de imagem para apertem os cintos...o piloto sumiu

Apertem os Cintos…O Piloto Sumiu (Airplane!, EUA, 1980). Direção: Jim Abrahams, Jerry Zucker & David Zucker. Rot. Adaptado: Jim Abrahams, David & Jerry Zucker, baseado no roteiro do filme Zero Hour! Fotografia: Joseph F. Biroc. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Patrick Kennedy. Dir. de arte: Ward Preston. Cenografia: Anne D. McCuley.  Figurinos: Rosanna Norton. Com: Robert Hays, Julie Hagerty, Leslie Nielsen, Robert Stack, Peter Graves, Lorna Patterson, Kareen Abdul-Jabbar, Stephen Stucker.
Num avião em risco, após ter seus pilotos infectados por um vírus numa das opções de refeição servida, o taxista Ted Striker (Hays), paranoico veterano de guerra, assume o controle do avião, contra sua vontade, e consegue fazer as pazes com a mulher, Elaine (Hagerty), que pretendia se separar dele, por acreditar somente viver de lembranças do passado. Contra as orientações do chefe de comando da operação que é montada para que o avião desça com segurança, Rex Kramer (Stack), Striker desce num pouso forçado.
O humor que essa sobrevalorizada comédia angaria praticamente é o resultado de sua inércia completa com relação à adaptar praticamente os diálogos do drama Entre a Vida e a Morte (1957), assim como os cacoetes dramáticos caricaturais da época  para um contexto completamente diversificado de paródia, em grande parte já garantida pela mudança exorbitante nos costumes das épocas que separam os dois filmes. O resultado final é uma atabalhoada sucessão de gags que habitualmente naufraga quando pretende incorporar material próprio – como, por exemplo, a seqüência que apresenta onde o casal se conheceu, que termina como uma versão própria dos Embalos de Sabado à Noite. É muito pouco e a ausência de um programa mais consistente de humor a longo prazo, tais como o de Mel Brooks (mesmo resultando em algo repetitivo e desgastado com o passar do tempo) ou do grupo Monty Phython, dois exemplos com os quais este filme pode ser considerado desfavoralmente, é demonstrado pela ausência de continuidade do mesmo por muito tempo, assim como pelo próprio passeio de alguns de seus realizadores por terrenos completamente distintos – Jerry Zucker, por exemplo, dirigiria Ghost dez anos após.  O filme, e seu humor fácil, em grande parte apelando para o sexismo mais rasteiro acaba, inclusive, demonstrando-se inferior ao próprio filme que parodia, algo que fica simbolicamente demarcado em seu final, que apresenta um fecho redundante em sua catarse do casal apaixonado que é completamente estranha ao filme original. Algo que, mesmo  tendo em conta o caráter paródico do projeto, soa demasiado injusto com sua fonte original. A inclusão de Stack no elenco parece soar menos vinculada a sua participação em outro filme dos anos 50 que lidava com um drama envolvendo a aviação (Almas Maculadas) do que uma lembrança próxima de outro galã contemporâneo, Dana Andrews, protagonista do filme parodiado. Destaque para a sátira do filme Tubarão (1975), logo a partir de suas primeiras imagens. Assim como para a presença do atleta Abdul-Jabbar como co-piloto, repetindo a estratégia do filme anterior com outro atleta célebre da época no papel e para Leslie Nielsen em seu primeiro papel cômico, algo que se tornaria uma relativamente tardia marca registrada do ator. Recebeu o National Film Registry em 2010. Paramount Pictures. 88 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar