Filme do Dia: Dog Gone (1926), Bud Fisher & Charles R. Bowers




Dog Gone (EUA, 1926). Direção: Bud Fisher & Charles R. Bowers. Rot. Original: Bud Fisher, a partir de sua tira em quadrinhos.
Mutt combina para que Jeff finja-se de cachorro para ganhar o prêmio em dinheiro em um concurso para cães. Mutt, com seu carisma, facilmente ganha, mas não consegue escapar do destino da matilha que corre desabaladamente até se deparar com uma carrocinha. O homem leva todos os cachorros para transformar em salsichas. Mutt resiste grandemente ao homem, mas Jeff escorrega na esteira da máquina e tem seu corpo fatiado como uma salsicha.
Dez anos após o início da série, com maior quantidade de títulos da história da animação, temos um resultado menos dependente das tiras em quadrinhos, tanto em termos de elaboração narrativa, fazendo uso das tradicionais cartelas ao invés dos balões mais tipicamente herdeiros das tiras e mais próximo da animação, e da herança da comédia pastelão, que se tornará lugar-comum no universo animado,  na cena em que Mutt, que havia sido o autor intelectual da peripécia, é o diretamente atingido pela máquina e se transforma numa espécie de homem-salsicha.  Provavelmente a gag mais divertida, de longe, dentre todas, seja a que o juiz do concurso de cachorros ao avaliar os concorrentes beije afetuosamente um coberto de pelos, descobrindo apenas após a ação que havia beijado o lado errado do animal. Destaque para um homem literalmente transformar cachorros em linguiças, o que é observado sem maiores pudores pela animação. Bud Fisher Film Corp. 6 minutos e 43 segundos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar