Filme do Dia: A Nova Saga do Clã Taira (1955), Kenji Mizoguchi


Resultado de imagem para a nova saga do clã taira cartaz

Nova Saga do Clã Taira (Shin Heike Monogatari, Japão, 1955). Direção: Kenji Mizoguchi. Rot. Adaptado: Masashige Narusawa, Hisakazu Tsuji & Yoshikata Yoda, a partir do conto de Eiji Yoshikawa. Fotografia: Kazuo Miyagawa & Kôhei Sugiyama. Montagem: Kanji Suganuma. Dir. de arte: Matsutarô Kawaguchi, Hideo Matsuyama & Hiroshi Mizutani. Cenografia: Takejirô Nakajima. Figurinos: Yoshio Ueno. Com: Narutoshi Hayashi, Ichijirô Oya, Raizô Ichikawa, Tatsuya Ishiguro, Michiyo Kogure, Yoshiko Kuga, Akitake Kôno, Tamao Nakamura, Shunji Natsume.
1137. O Clã Taira, comandado por seu patriarca Tadamori (Oya), vivencia conflitos internos e externos, numa época em que os samurais começam a ganhar maior relevância social junto à corte aristocrática, onde até então haviam sido habitualmente desprezados. Após o sucesso em uma missão que levou 4 meses, o grupo é menosprezado pelos cortesãos e não conseguem ter acesso direto ao Imperador Toba (Natsume). O filho de Tadamori, Kiyomori (Hayashi) descobre que sua mãe, Yasuko (Kogure), é uma gueixa que havia se envolvido com o ex-imperador, do qual provavelmente pode ser filho. Mesmo que uma nova missão tenha sido bastante elogiada pela corte, e Tadamori convidado a fazer parte da mesma, logo intrigas e a pressão de um grupo de monges corruptos farão com que Tadamori seja escorraçado de forma humilhante da Corte, vindo a morrer logo após. Seu filho, indignado com o ocorrido, despreza sua herança aristocrática e o convite da mãe a fazer parte da corte, enfrentando a multidão liderada pelos monges e desmascarando suas mistificações.
Bem distante dos temas e formas visuais pelos quais vem a ser mais conhecido, sendo uma das duas únicas produções que dirigiu em cores e também estranhamente tendo como protagonista um personagem masculino, ainda assim Mizoguchi, em seu penúltimo filme, consegue efetivar uma obra de longe mais interessante que a média contemporânea de boa parte dos realizadores de ponta. Aqui a interação entre obstáculos sociais e aspirações individuais, mas também coletivas (a categoria dos samurais) faz com que se crie uma empatia com seu jovem herói, sendo que tampouco os dramas individuais deixam de afetá-lo. Carregado pelo peso do ressentimento de sua origem bastarda somado às intempéries de uma corte que observa como fadada a ruína em breve, para ser substituída justamente por sua categoria, o filme finda justamente com essa compreensão passiva e pacífica de tal futuro, sendo um fecho condizente com a ojeriza do realizador em centrar demasiada atenção a uma coreografia da violência e dos combates tal como Kurosawa. Daiei. 108 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar