Filme do Dia: Precipícios d'Alma (1952), David Miller



Resultado de imagem para precipícios d'alma 1952
Precipícios d’Alma (Sudden Fear, EUA, 1952). Direção: David Miller. Rot. Adaptado: Lenore J. Coffee & Robert Smith, a partir do romance de Edna Sherry. Fotografia: Charles Lang. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Leon Barsha. Dir. de arte: Boris Leven. Cenografia: Edward G.Boyle. figurinos: Howard Greer & Sheila O’Brien. Com: Joan Crawford, Jack Palance, Gloria Grahame, Bruce Benneett, Virginia Huston, Mike Connors.
A dramaturga Myra Hudson (Crawford) implica com o ator Lester Blaine (Palance), convencendo o produtor e o diretor a demiti-lo. No trem que a leva a San Francisco, Lester inesperadamente surge galante e afetuoso. Uma amizade nasce entre ambos, que logo se transforma em paixão por parte de Myra, que se casa com ele. Quando dita seu testamento, no entanto, Myra ao escutá-lo novamente, observa que o ditafone havia gravado uma conversa entre Lester e sua inescrupulosa amante Irene Neves (Grahame), planejando sua morte. A partir de então, a própria Myra decide tramar uma situação em que virará a ordem do jogo, matando Lester. Porém nem tudo sai como planejado.
Ao contrário de vários filmes da primeira metade dos anos 1950 (Lágrimas Amargas, Crepúsculo dos Deuses, A Malvada, Nasce uma Estrela) não se trata aqui de se tirar exatamente partido do universo do teatro, e por correspondência, do próprio cinema, em sua trama. Ela poderia facilmente ocorrer com qualquer outro profissional. Pode-se, no máximo, apontar que se tira partido da noção de representação dentro da representação, em um jogo de espelhamentos que não vai muito além do que poderia em mãos um pouco mais talentosas (Mankiewicz, Wilder), no momento em que Myra se encontra consciente de todo o jogo armado por um Lester cujo rosto anguloso e propício ao cinismo de Palance soa como máscara ideal e também passa a interpretar. O exagero barroco do título brasileiro bem se adéqua a interpretação tipicamente over de Crawford enquanto a mancomunada dupla vivida por Palance-Greerson soa quase tão amoral em sua desfaçatez quanto a que será vivida em O Criado (1963), de Losey. Crawford, fortemente envolvida nessa produção da qual foi produtora executiva, também auxiliou anonimamente no roteiro. Joseph Kaufman Prod. Para RKO Radio Pictures. 110 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar