Filme do Dia: Frances Ha (2012), Noah Baumbach


Resultado de imagem para frances ha poster

Frances Ha (EUA, 2012). Direção: Noah Baumbach. Rot. Original: Noah Baumbach & Greta Gerwig. Fotografia: Sam Levy. Montagem: Jennifer Lame. Dir. de arte: Sam Lisenco. Cenografia: Hannah Rothfield. Com: Greta Gerwig, Mickey Summer, Michael Esper, Adam Driver, Michael Zegen, Charlotte d’Ambroise, Grace Gummer, Daiva Deupree.
Frances (Gerwig), 27 anos, mora em Nova York e, ao contrário da maior parte das pessoas que conhece ou seus amigos, parece ainda bastante incerta sobre que rumo seguir na vida. Ela divide o apartamento com a amiga Sophie (Summer), de quem possui dependência emocional. Frances não consegue ir além de estudante na companhia de dança que se encontra engajada. Emocionalmente instável, rompe com o namorado ao decidir não morar com ele. E, a partir de um impulso ocasional, em meio a uma situação social de pessoas com mais posses, viaja para um final de semana em Paris. Na segunda tem uma entrevista com a diretora do ballet Colleen (d’Ambroise), que lhe oferece um emprego de secretária, que ela recusa. Após mais algumas errâncias, Frances aceita o convite de secretária e coreografa seu primeiro espetáculo.
Se a espontaneidade é o principal valor dessa produção, principalmente quando se leva em questão os padrões cinematográficos norte-americanos, também se torna em grande parte sua fraqueza – pois aquilo que pode ser considerado demasiado independente e espontâneo ou intimista (por exemplo, o fato dos pais de Frances ser os pais da atriz e viverem de fato em Sacramento) para esses padrões, continuam se assemelhando a um nível de produção muito além de boa parte da produção internacional similar, inclusive em termos de experimentação narrativa para não dizer mais amplamente formal. É verdade que existe momentos tocantes, como aquele em que Frances de forma singela afirma sua necessidade de ter alguém que a ame ou ainda a vulnerabilidade discreta no momento da despedida dos pais em meio a uma penca de alusões, sobretudo sonoras, aos filmes da Nouvelle Vague e muitas situações demasiado banais e infantis para seguir sugerirem o brilho dos “tempos mortos” da produção francesa de meio século anterior que admira. Citada por demais, a cidade de Nova York pretende ser o que Paris, aqui entrevista rapidamente no “final de semana perdido da protagonista” fora para os cineastas da Nouvelle Vague – façanha talvez melhor conseguida pelo contemporâneo Shame. O filme tira partido do atrapalhamento de Frances, vivido com uma ênfase ocasionalmente excessiva por Gerwig, para buscar o olhar solidário do espectador, sobretudo com determinado viés geracional e sócio-econômico, incapaz de se identificar de todo com os personagens demasiado redondos da produção mais convencional. Talvez o que mais se torne saliente é que apesar de seu ritmo de comédia dramática, o filme é permeado do início ao final pela melancolia e inquietação de sua protagonista. Pine District Pictures/RT Features/Scott Rudin Prod. para IFC Films.86 minutos.

Comentários


  1. https://www.facebook.com/Memoria-TV-Cinema-915112058525444/

    contato (PEÇA CATALOGO ILUSTRADO) magobardo@yahoo.com

    filmes nacionais como O CARA DE FOGO, QUELÉ DO PAJEÚ, RITMO JOVEM (Marcio Greick) GREGORIO 38, ESQUERDINHA O BRAÇO FORTE DA LEI.. E MUITOS OUTROS rarissimos

    ;NOVELAS RARAS COMO DE CORPO E ALMA (DANIELA PEREZ), ZAZÁ, ANJO DE MIM, PECADO CAPITAL,CORAÇÃO SELVAGEM, BETTY A FEIA ...E MUIIITO MAIS (Programas da

    TV,auditorio,humor,MPB etc..)SITIO DO PICA-PAU AMARELO, MALHAÇÃO, Ficção rara como "TURISTA ESPACIAL".. PERRY RHODAN legendado ;serie como CENTENNIAL LEGENDADA,

    ...;desenhos como BRUCUTU, PINÓQUIO, JEM E AS HOLOGRAMAS, JORNADA NAS ESTRELAS, PINOQUIO JAPONES, dublados...
    FILMES e series (desde 1940) ,fora-de-catalogo,todos os generos.. Dublagens antigas (AiC-SP, CineCastro,BKS, DublaSom..)

    Desenhos animados raríssimos (e séries) com a 1a. dublagem-Peça Catalogo:magobardo@yahoo.com
    exemplos:
    Homem-de Ferro -episódio O Verdadeiro Capitão América - dublagem original telecinado - Rio Som
    Fantomas - episódio A Mulher de Neve - dublagem original telecinado - Cinecastro
    Merrie Melodies (dub rara CineCastro. Nenhum tem a redublagem atual da Herbert Richers): 18 dvds
    A Formiga e o Tamanduá -episódio Fricção Científica - dublagem original com imagem remasterizada - Cinecastro
    Transmissão Original: de 5 de Março de 1969 a 16 de maio de 1971.Cores.Companhias Produtoras: DePatie-Freleng Enterprises.
    Homem-de Ferro -episódio O Verdadeiro Capitão América - dublagem original telecinado - Rio Som
    Fantomas - episódio A Mulher de Neve - dublagem original telecinado - Cinecastro
    Merrie Melodies (dub rara CineCastro. Nenhum tem a redublagem atual da Herbert Richers):18 dvds 157 epis
    Jhonny Cypher - episódio O Mundo Estranho - dublagem original telecinado (Rio Som)

    em breve:
    Pinóquio Japonês (desenho) - dublagem da BKS telecinagem 16mm (preto e branco):3 episódios
    Mulher Elétrica e Garota Dínamo - digitalizado de fita Betamax com comerciais da época preservados da TVS: 2 episódios
    Flash Gordon Filmation (Herbert Richers) bônus grande trecho do Balão Mágico de 1983. 1 episódio
    Speed Racer dublagem da Televox - telecinado imagem ruim, som bom - 1 episódio duplo completo e metade de um outro
    Milton o Monstro, Mosco Heroico e Polegar e Cara de China. (Dublasom Guanabara)
    Digitalizado da Record ano 82: 1 episódio de cada

    JOSE CARLOS NEVES - MESTRE HONORIS CAUSA ARTES MARCIAIS , BODYBUILDER, PERSONAL TRAINER...(VEJA MEU PERFIL)

    abaixo um desenho meu a lapis de cor caran d ´ache #memoriatvcinema
    ...no perfil tem mais..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar