Filme do Dia: Nostalgia da Luz (2010), Patricio Guzmán


Resultado de imagem para nostalgia de la luz

Nostalgia de Luz (Nostalgia de la  Luz, Chile, 2010). Direção e Rot.Original: Patricio Guzmán. Fotografia:  Katell Djian. Música: Miguel Miranda & José Miguel Tobar. Montagem: Patricio Guzman & Emmanuelle Joly.
Documentário que faz uma original correlação entre astrônomos que observam os corpos celestes e as parentes de desaparecidos que escavam no árido solo, também do deserto do Atacama, em busca de outros corpos, o de seus irmãos, pais, etc. A licença poética da astronomia, por mais interessante que seja, inclusive incluindo a “memoriografia” do próprio Guzmán a respeito do seu interesse, assim como nacional, ainda que amador, pela astronomia, e de fato o é e acaba sendo, em grande parte responsável pelo que torna esse documentário diferenciado de qualquer aproximação mais habitual do que seria um abordagem convencional,  servindo mais como pretexto para que o filme se centre efetivamente no seu retorno a um tema espinhoso da história recente do país; a determinado momento, uma das familiares dos desaparecidos afirma que eles são a “lepra” do país, ao trazerem a tona o que ninguém mais quer lembrar, o que todos preferem esquecer, para continuar tocando suas vida; por sua vez, um dos astrônomos lembra que eles também vão atrás de um passado, que é o passado ainda testemunhado no céu pelas estrelas. Já Guzmán, com praticamente toda a sua carreira voltada para o tema, segue, como os familiares, cutucando nesse passado tão insepulto quando os restos ocasionalmente encontrados no deserto. A frase que o próprio realizador, em sua habitual intervenção over e que bem poderia ser a última a ser proferida (trata-se da fato da penúltima) afirma diz respeito ao fato de que aqueles que guardam suas memórias conseguem sobreviver até mesmo na época contemporânea, cada vez mais refratária à mesma, enquanto os que não a possuem não se encontram em local algum. Num momento tocante, Guzmán recorda quando sua mãe o levava para visitar o museu e se sentia fascinado pelo esqueleto gigantesco de uma baleia. A pergunta que faz e que o filme não pretende apontar qualquer solução fácil é qual será o destino dos despojos hoje guardados de pedaços dos desaparecidos: irão formar um memorial? Devem se encontrar em um museu como os ossos da baleia? Ou simplesmente ser enterrados como os dos cadáveres comuns? Pergunta evidentemente capciosa já que traz embutida uma questão que de muito transcende a tais indagações, mas servem como referência para o próprio passado recente do país como um todo. Guzmán curiosamente se posiciona apenas colateralmente sobre o tema principal, mesmo que eventualmente escutemos as perguntas que endereça aos entrevistados. Atacama Prod./Blinker Filmproduktion/WDR/Cronomeda. 90 minutos.

Comentários

  1. Por onde você conseguiu assistir?

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti esse filme quando estive no Chile à época de seu lançamento. Foi uma sessão pesada, em que se sentia o efeito que se produz ainda hoje na sociedade chilena os absurdos desnecessários de seu período ditatorial. mas depois consegui um torrent dele. acho que é relativamente fácil conseguir ele na internet.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar