Filme do Dia: Jango (1984), Sílvio Tendler
Jango
(Brasil, 1984). Direção: Sílvio Tendler. Rot. Original: Maurício Dias &
Sílivo Tendler. Fotografia: Lúcio Kodato. Música: Wagner Tiso & Milton
Nascimento. Montagem: Francisco Sérgio Moreira.
Documentário que segue a trajetória de João Goulart desde o
período em que foi Ministro do Trabalho na gestão de Vargas (1954) até sua
morte por problemas cardíacos, exilado no Uruguai (1976). Evidentemente,
detém-se sobretudo sobre o intenso momento político suscitado pela renúncia de
Jânio Quadros, a tensa posse do então vice Goulart, em 1961, o acirramento
ideológico crescente entre esquerdas e direita, Francisco Julião, o então
presidente da União Nacional dos Estudantes, o jornalista Marcos Sá Correia e
outros militares e civis envolvidos na trama política do período. Há uma
evidente opção por efetivar um filme de pretensões quase didáticas no modo com
que expõe os eventos, e o que filme consegue efetivar com bastante força, assim
como o de traçar um retrato bastante simpático, quase mártir, da figura de
Jango no momento de redemocratização contemporâneo à produção e lançamento do
filme. Mesmo com algumas inserções de viés abertamente irônico e mesmo hilário,
como as marchinhas políticas de alguns candidatos e flagrantes da indecisão de
parlamentares quanto a votação que selaria o destino da própria Câmera, assim
como os ovos que estouram contra os militantes comunistas em um comício em
Pernambuco, a tônica geral do filme é bastante séria, dirigindo-se para o
melancólico final junto à lápide de Goulart. Boa parte desse tom agridoce ao
revisitar o período é reforçado pela trilha sonora de Milton Nascimento e
Wagner Tiso, exclusivamente incidental (inclusive com o tema musical do que
viria a ser a canção Coração de Estudante,
maciçamente utilizada logo após com a morte de Tancredo Neves). Tudo isso ajuda
a compor uma figura de Goulart grave e densa, extremamente penetrante e
enigmática, sobretudo através do uso de fotos fixas, num dos grandes achados do
filme. Tampouco descura de uma contextualização do cenário político
internacional, fazendo menção às guerrilhas de esquerda latino-americanas,
sobretudo a morte de Che Guevara, a situação de Allende no Chile e a suposta
operação militar naval americana para dar cobertura ao golpe. O resultado
final, é de longe mais interessante que outro documentário de pretensões mais
autorais sobre Jânio, Jânio a 24 Quadros
(1981), de Luís Alberto Pereira. Caliban Prod. Cinematográficas/Rob Filmes.
115 minutos.
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