Filme do Dia: Na Estrada (2012), Walter Salles
Na Estrada (On the Road, EUA/Reino
Unido/França/Brasil, 2012). Direção: Walter Salles. Rot. Adaptado: José Rivera, a
partir do livro de Jack Keruac. Fotografia: Eric Gautier. Música: Gustavo
Santaolalla. Montagem: François Gédigier. Dir. de arte: Carlos Conti, Martin
Gendron & Hania Robledo. Cenografia: Francine Danis, Gabriela Matus &
Maria Nay. Figurinos: Danny Glicker. Com: Sam
Riley, Garrett Hedlund, Kristen Stewart, Kirsten Dunst, Viggo Mortensen, Tom
Sturridge, Steve Buscemi, Alice Braga, Amy Adams.
Sal Paradise
(Riley) é um jovem aspirante a escritor que vive encontrando amigos de
pretensões semelhantes e padrão de vida igualmente “desregrado” no que diz
respeito a um emprego estável, ao sexo e ao uso de drogas e bebidas. É o caso
de Carlo Marx (Sturridge), poeta homossexual apaixonado por Dean Moriarty
(Hedlund), mulherengo errante e inverterado. Sal pega pela primeira vez a
estrada para encontrar o amigo Dean, algum tempo depois do próprio Dean ter se
feito conhecer, viajando para Nova York, junto a Carlo Marx, com sua nova
espoa, Marylou (Stewart). As aventuras da dupla de amigos os levam a atravessar
boa parte dos Estados Unidos de carro em alta velocidade, bebendo e fazendo
sexo com Marylou e visitando o excêntrico Old Bull Lee (Mortensen). No meio da
viagem, ele abandona Marylou para voltar para a recatada dona de casa de classe
média Camille (Dunst). Ou ainda quando tenta rever o amigo e gera a sua própria
separação de Camille. E ainda quando
completamente duros, Dean faz sexo com um homossexual mais velho (Buscemi) em
troca de dinheiro. Noutra ocasião, a dupla realiza uma última viagem juntos, ao
México, onde Moriarty, conhecido por pensar somente em si próprio, abandona
Paradise a sua própria sorte, febril, e ainda levando quase todo seu dinheiro.
Mesmo longe de
possuir o frescor de seu original literário, tampouco dotado de qualidades
estilísticas notáveis ele próprio, o filme de Salles demonstra ser mais bem
sucedido que outra adaptação recente da literatura beatnik, o igualmente
referencial – e reverenciado – Uivo.
Talvez o que mais aproxime o filme da obra em si seja suas paisagens, descritas
de forma semelhantemente agridoces, através da magnífica fotografia de Gautier.
A própria riqueza da trivialidade efêmera dos contatos humanos que atravessa a
obra de Keruac certamente se perde no centramento na relação, de forte
conotação homo-erótica, entre Sal e Dean. Dadas as disposições e exigências que
tal produção se propôs, inclusive evidentemente em termos de retorno financeiro,
entende-se que a postura do filme se encontre longe de qualquer tom libertário;
e como sê-lo mais de meio século após o lançamento do livro, mesmo em tempos
tão politicamente conservadores? Salles consegue fugir, relativamente, da
reprodução dos tipos célebres revividos pelo cinema de forma quase sempre
colegial-didática como faz Uivo e
tantos outros. E até mesmo instilar certo pathos na relação entre amigos e no
encontro final, no qual um estiolado
Dean mendiga atenção de Sal; seus encontros esporádicos e com elipses temporais razoáveis faz com que, a
depender da ocasião, situações invertidas de maior ou menor estabilidade
ocorram. Porém ele falha talvez no que seja mais tocante na obra literária: o
registro do fugidio fluxo da vida, sobretudo quando o ritmo dos contatos
humanos é marcado pela aleatoriedade da estrada e de quem se encontra nela. MK2 Prod./American Zoetrope/Jerry Leider
Co./Videofilmes/France 2 Cinéma para IFC Films/Sundance Selects. 137 minutos.
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