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Filme do Dia: Eu Que Parecia Gigante (2014), Thaianne Spinassi

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E u Que Parecia Gigante (Brasil, 2014). Direção e Rot. Original: Thaianne Spinassi. Fotografia: Luca Franco. Música: Adriano Guilhen, Davi Karnauchovas & Victor Fortes. Dir. de arte: Arthur Bellini. Montagem: Larissa Melo.  Com: Rafael Barbosa, Letícia Lopes, Cris Carvel .Assoberbado pela ausência da mãe (Carvel) morta, Theo (Barbosa) tenta sem sucesso, emplacar um relacionamento com Diana (Lopes) mas se afasta, partindo para morar em outro local, pois no fundo sabe que não se encontra preparado para algo do tipo. Sensível em sua simplicidade sem ser simplório , esse curta consegue dar conta ou ao menos transmitir algo da crise vivenciada por seu protagonista, independente de suas interpretações não mais que medianas e seus valores de produção modestos. Coletivo Melancia Atômica. 20 minutos.

Filme do Dia: Laura (1944), Otto Preminger

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L aura ( Laura , EUA, 1944). Direção: Otto Preminger. Rot. Adaptado: Jay Dratler, Samuel Hoffenstein & Elizabeth Reinhardt, a partir de um romance de Vera Caspery. Fotografia: Joseph LaShelle & Lucien Ballard. Música: David Raksin. Montagem: Louis R. Loeffler. Dir. de arte: Leland Fuller & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Bonnie Cashin. Com: Gene Tierney, Dana Andrews, Clifton Webb,  Vincent Price, Judith Anderson, Grant Mitchell, Dorothy Adams, John Dexter, Ralph Dunn. O detetive McPherson (Andrews) investiga a morte de Laura (Andrews), jovem publicitária que ganha as graças do esnobe Waldo Lydecker (Webb). Lydecker, completamente obcecado pela jovem, a afasta de todos os homens que se interessam por ela como o artista Jacoby (Dexter), destruindo o que ainda restava de reputação. Porém, a situação é diferente quando ela se agrada de fato do oportunista Shelby (Prince), amante-gigolô da tia de Laura, Ann (Anderson).  Sem conseguir avançar na

Roda viva - Chico Buarque e MPB4 (estúdio)

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Filme do Dia: Fúria Sanguinária (1949), Raoul Walsh

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F úria Sanguinária ( White Heat , EUA, 1949). Direção: Raoul Walsh. Fotografia: Ivan Goff & Ben Roberts, sob argumento de Virginia Kellog. Fotografia: Sidney Hickox. Música: Max Steiner. Montagem: Owen Marks. Dir. de arte: Edward Carrere. Cenografia: Fred M. MacLean. Figurinos: Leah Rhodes. Com: James Cagney, Virginia Mayo, Edmond O´Brien, Margaret Wycherly, Steve Cochran, John Archer, Wally Cassell, Fred Clark. O sanguinário assaltante Arthur “Cody” Jarrett (Cagney), mentor de um assalto a um trem postal que resultou em quatro mortes, entrega-se por conta de um assalto menor, conseguindo um álibi para o dia da ação no trem. No presídio torna-se amigo de Vic Pardo (O´Brien), codinome do policial infiltrado Fallon, que busca indícios de seu envolvimento com o crime. Enquanto Cody se encontra preso, sua mãe (Wycherly), figura de influência única, é assassinada por sua companheira e ex-prostituta,  Verna (Mayo), atual amante de um dos membros do bando de Cody,  Big Ed (Cochra

Isolation // John Lennon/Plastic Ono Band (Remaster) // Track 5 (Stereo)

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Filme do Dia: Abraços Partidos (2009), Pedro Almodóvar

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  A braços Partidos ( Los Abrazos Rotos , Espanha, 2009). Direção e Rot. Original: Pedro Almodóvar. Fotografia: Rodrigo Prieto. Música: Alberto Iglesias. Montagem: José Salcedo. Dir. de arte: Antxón Gomez & Victor Molero. Figurinos: Sonia Grande. Com: Penélope Cruz, Lluis Homar, Blanca Portillo, José Luiz Gomez, Rubén Ochandiano, Tamar Novas, Ángela Molina, Chus Lampreave. Vivendo como roteirista e  escritor cego Harry Craine (Homar), após abandonar seu nome real e sua profissão de cineasta, desde um acidente de automóvel 14 anos antes, quando não apenas perdeu a visão mas também sua amante Lena (Cruz), necessita acertar suas contas com o passado, após a insistência do filho do marido de sua amante, Ray X (Ochandiano), que documentou todos os bastidores da filmagem,  inclusive a relação extra-conjugal, que foram assistidas pelo marido de Lena, o poderoso empresário Ernesto Martel (Gómez). Quem também chega e faz um ajuste de contas com o  passado é sua ex-esposa, Judith (P

Filme do Dia: The Speed Kings (1913), Wilfred Lucas

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T he Speed Kings (EUA, 1913). Direção: Wilfred Lucas. Com: Ford Sterling, Mabel Normand, Teddy Tetzlaff, Earl Cooper, Roscoe “Fatty” Arbuckle, Barney Oldfield, Billy Jacobs. A jovem Mabel (Normand) está apaixonada pelo piloto de corridas Teddy Tetzlaft (Tetzlaff), embora seu pai (Sterling) quer que ela case com outro piloto (Cooper). Com o final da corrida, Mabel corre para os braços de seu amado, enquanto o pai está demasiado ocupado, brigando com o juiz da prova. Se os cortes extremamente curtos, o recorte para planos mais aproximados a determinado momento, o relativo pouco uso das cartelas e a aproximação dos personagens diante da câmera, criando recortes pouco habituais no posterior cinema clássico, são dignos de nota e parecem sugerir uma certa dinâmica nessa produção, seu absoluto desdém por qualquer construção psicológica dos personagens, direcionamento para a câmera dos mesmos, bufonaria excessiva nos choques e atritos corporais, vão apontar mais no sentido oposto, mais

The Film Handbook#87: Robert Benton

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Robert Benton Nascimento: 29/09/1932, Waxahachie, Texas, EUA Carreira (como diretor): 1972- Em anos recentes, Robert Benton tem exibido uma capacidade sutil para manipular as emoções do público através de um uso astuto de temas da ordem do dia. Em seus filmes mais inventivos, de fato, seu ouvido para diálogos engenhosos e naturalistas, assim como sua manipulação hábil dos atores se alia com uma atitude perceptiva, aprofundada e zombeteira em relação ao gênero. Um ex-jornalista, Benton primeiro escreveu filmes em colaboração com David Newman: Bonnie & Clyde , originalmente destinado a Godard   ou Truffaut , proporcionou um grande sucesso para Arthur Penn  e o sucesso da dupla com roteiros para Essa Pequena é uma Parada / What's Up, Doc?  e Superman . Porém a obra mais impressionante de Benton foi sua própria estreia na direção, Má Companhia / Bad Company > 1 , lírico e divertido western sobre um grupo de jovens servindo o exército durante a Guerra Civil buscando fama

Filme do Dia: Amor, Prelúdio de Morte (1956), Gerd Oswald

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A mor, Prelúdio de Morte ( A Kiss Before Dying , EUA, 1956). Direção: Gerd Oswald. Rot. Adaptado: Lawrence Roman, baseado no romance de Ira Levin. Fotografia: Lucien Ballard. Música: Lionel Newman. Montagem: George A. Gittens. Dir. de arte: Addison Hehr. Cenografia: James Roach. Figurinos: Evelyn Carruth & Henry Helfman. Com: Robert Wagner, Jeffrey Hunter, Virginia Leith, Joanne Woodward, Mary Astor, George Macready, Robert Quarry, Howard Petrie. Jovem e promissor universitário, Bud Carliss (Wagner), ao saber que a rica herdeira Dorothy Kingbird (Woodward) se encontra grávida, mas não pretende ter nenhum tipo de aproximação com o seu pai magnata, Leo (Macready), tenta envenená-la. Dorothy não engole as cápsulas, no entanto. No mesmo dia ele a leva ao topo de um prédio e a joga lá de cima. A irmã de Dorothy, Ellen (Leith) não se conforma com a versão da polícia e se encontra com o suspeito Dwight Powell (Quarry), que chegara a namorar Dorothy. Powell se lembra que possuía o

Filme do Dia: Filho Único (1936), Yasujirô Ozu

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F ilho Único ( Hitori Musuko , Japão, 1936). Direção: Yasujirô Ozu. Rot. Adaptado: Tadao Ikada & Masao Arata, a partir do conto de Ozu. Fotografia: Shojiro Sugimoto. Música: Senji Itô. Dir. de arte: Tatsuo Hamada. Com: Chôko lida, Shin’Ichi Imori, Masao Hayama, Yoshiko Tsubouchi, Mitsuko Yoshikawa, Chishû Riû, Tomoko Naniwa, Bakudankozo. O-Tsune (lida) é uma viúva que luta com dificuldade para conseguir enviar o filho Ryosuke (Hayama) ao ginásio e posteriormente para Tóquio. Quando ele já é um jovem adulto, O-Tsune vai visita-lo em Tóquio e o descobre casado com Sugiko (Tsubouchi) e com um filho recém-nascido, sendo professor de uma escola primária e vivendo com dificuldade. Com dificuldade, dados os seus parcos ganhos, de manter a estadia da mãe em Tóquio, Ryosuke desabafa com a mãe que havia se arrependido de ter ido para Tóquio, que preferia ter ficado com ela na província. A noite, ao encontrar sua mãe acordada, Ryosuke tem uma conversa tensa com ela, que o acusa de acomo

Filme do Dia: Nós, Meninos Pródigos (1958), Kurt Hoffman

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N ós, Meninos Pródigos ( Wir Wunderkinder , Al. Ocidental, 1958). Direção: Kurt Hoffman. Rot. Adaptado: Heinz Pauck & Günter Neumann, a partir do romance de Hugo Hartung. Fotografia: Richard Angst. Música: Franz Grothe. Montagem: Hilwa von Boro. Dir. de arte: Franz Bi & Max Seefelder. Figurinos: Elisabeth Urbancic. Com: Hansjörg Felm, Johanna von Koczian, Wera Frydtberg, Robert Graf, Elisabeth Flickenshildt, Jürgen Goslar, Liesl Karstadt, Michl Lang. Anos 1930. O jornalista Hans (Felm) vê sua situação profissional abalada gradativamente com a ascensão do Nazismo. Algo que também afeta sua vida pessoal. Apaixona-se grandemente por Vera (Frydtberg) que, numa viagem a Europa, após ter postergado o casamento com Hans para realizar seu doutorado, decide não mais voltar a Alemanha por conta da pressão em relação a seu pai.  Hans continua morando na pousada dos tempos de estudante e uma jovem dinamarquesa, Kirsten (Koczian), que havia flertado com ele em uma festa de carnaval

Filme do Dia: Outrage (2009), Kirby Dick

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Outrage (EUA, 2009). Direção e Rot. Original: Kirby Dick. Fotografia: Thaddeus Wadleight. Música: Peter Golub. Montagem: Douglas Blush & Matthew Clarke. Documentário que acompanha um grupo que se direciona contra os políticos conservadores homossexuais não assumidos que mantiveram uma plataforma política extremamente reacionária contra propostas de leis que favorecessem a comunidade gay norte-americana. A estratégia do grupo é pressionar tais deputados, apresentando pessoas do mesmo sexo que se relacionaram afetiva ou sexualmente com eles. Que não se espere nenhuma ousadia estética. Esse documentário, como aliás toda a corrente que busca uma maior viabilidade em termos de distribuição e contato com o público, centra-se basicamente no tema que se propõe – e seu realizador Kirby Dick, ao longo de sua filmografia, de certa forma representou exatamente isso, trabalhando habitualmente com temas polêmicos. Dick diferencia-se, por exemplo, de Michael Moore, ao apresentar um docum

Filme do Dia: O Maestro (1980), de Andrzej Wajda

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O M aestro ( Dyrygent , Polônia, 1980). Direção: Andrzej Wajda. Rot. Original: Andrzej Kijowski. Fotografia: Slawomir Idiziak. Montagem: Halina Prugar-Ketling. Dir. de arte: Allan Starski. Cenografia: Maria Osiecka-Kuminek. Figurinos: Wieslaka Starska. Com: John Guielgud, Krystyina Janda, Andrzej Sewerin, Jan Ciecirski, Maria Seweryn, Jósef Fryzlewicz, Janusz Gajos, Mary Ann Krasinski.         Jan Lasocki (Guielgud), célebre maestro polonês radicado há muitos anos nos Estados Unidos, decide retornar para sua província natal, provocando uma situação de conflito na vida familiar e profissional do atual maestro local, Adam (Seweryn) e sua esposa Marta (Janda), violinista. O reconhecimento do valor dos músicos da orquestra e o incentivo de Lasocki fazem com que a excessiva exigência de Adam demonstre ainda mais sua própria insegurança. Por outro lado, o fascínio de Marta por Lasocki, que fora apaixonado e rejeitado pela mãe de Marta, faz com que Adam entre em profunda crise de

Filme do Dia: Consciências Mortas (1943), William Wellman

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Consciências Mortas ( The Ox-Bow Incident , EUA, 1943). Direção: William Wellman. Rot. Adaptado: Lamar Trotti. Fotografia: Arthur C. Miller. Música: Cyril J. Mockridge. Montagem: Allen McNeil. Dir. de arte: James Basevi & Richard Dav. Cenografia: Frank E. Hughes & Thomas Little. Figurinos: Earl Luick. Com: Henry Fonda , Dana Andrews, Mary Beth Hughes, Anthony Quinn, William Eithe, Harry Morgan, Jane Darwell, Matt Brigs, Harry Davenport. Nevada, por volta de 1885. Um grupo de homens acredita ter encontrado as pistas de quem seja o assassino de um xerife local. Eles partem atrás do grupo com intenção premeditada de linchá-los, sob a alegação contrária do juiz da cidade. Um dos que se junta ao grupo, mas não muito convicto da ação, é Gil Carter (Fonda) e seu parceiro Art (Morgan). Um grupo grande de justiceiros parte da cidade. No meio do caminho, Gil descobre que seu amor, Rose Mapen (Hughes), encontra-se casada com um almofadinha de San Francisco. O grupo de três homens

Filme do Dia: Adeus, Dragon Inn (2003), Tsai Ming-Liang

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A deus, Dragon Inn ( Bu San , Taiwan, 2003). Direção e Rot. Original: Tsai Ming-Liang. Fotografia: Liao Beng-Bong. Montagem: Chen Scheng-Chang. Com: Li Kang-Sheng, Chen Shiang-Chyi, Mitabura Kiyonobu, Miao Tien, Chun Shih, Chen Chao-Jung, Yang Kuei-Mei. Na última sessão de um cinema decadente, refúgio para encontros furtivos entre homossexuais, uma mulher (Shiang-Chyi) é ao mesmo tempo bilheteira, lanterninha e faxineira, enquanto um turista japonês (Kiyonobu) procura sem sucesso um parceiro para sexo. Com a maior parte dos planos durando mais que um minuto, esse quinto longa-metragem de Ming-Lian consegue expressar através de sua construção sobretudo atmosférica (os diálogos são um adereço raro e pouco conseqüente em termos dramáticos, sendo que o primeiro surge após 40 minutos de filme) um distanciamento nas ações apresentadas que parece apenas ressaltar a ternura com que observa seus personagens anônimos em situações que não envolvem qualquer intriga efetiva ou ação dramáti
A reserva da alma pode ir tão longe que, por exemplo, um rapaz apaixonado tira de uma primeira pressão secreta da mão mais felicidade do que, mais tarde, uma entrega total da pessoa, e que, para mais de uma natureza terna e sensível - mas não necessariamente frígida ou despida de sensualidade -, o beijo, ou mesmo a simples consciência de ter o seu amor correspondido, supera todas as alegrias eróticas por assim dizer mais substanciais. Georg Simmel, Filosofia do Amor

The Film Handbook#86: Elem Klimov

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Elem Klimov Nascimento : 09/07/1933, Volvogrado, União Soviética Morte : 26/10/2003, Moscou, Rússia Com o advento da glasnost torna-se agora possível se assistir a obra de Elim Germanovich Klimov no Ocidente. As mudanças de orientação política na União Soviética tem também afetado sua carreira: em desacordo com as autoridades repressoras por muitos anos, sua integridade descompromissada finalmente o levou a sua promoção como Primeiro Secretário do Sindicato dos Realizadores. Originalmente engenheiro de aviação, Klimov se viu em apuros com seus três primeiros filmes - espirituosas sátiras pouco vistas no Ocidente - que fizeram uso original da fantasia. Seu longa de graduação Dobro Welcome , or No Authorized Admittance / Pozhalovat, ili Postoronnim vkhod Vospreschchen  diz respeito a um jovem rebelde que causa destruição em uma colônia de férias; Adventures of a Dentist / Pokhozhdeniya Zubnogo Vracha retrata a celebração inicial e posterior descrédito de um dentista que é capaz d

Filme do Dia: Frida (2002), Julie Taymor

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Frida (EUA, 2002). Direção: Julie Taymor. Rot. Adaptado: Clancy Sigal, Diane Lake, Gregory Nava & Anna Thomas, baseado no livro Frida: A Biography of Frida Kahlo , de Hayden Herrera. Fotografia: Rodrigo Prieto. Música: Elliot Goldenthal. Montagem: Françoise Bonnot. Dir. de arte: Felipe Fernández Del Paso & Bernardo Trujillo. Cenografia: Hania Robledo. Figurinos: Julie Weiss. Com: Selma Hayek, Alfred Molina, Valeria Golino, Mia Maestro, Roger Rees, Diego Luna, Patrícia Reys Spíndola, Margarita Sanz, Geoffrey Rush, Antonio Banderas, Edward Norton.           A jovem Frida Kahlo (Hayek), interessada por arte e filosofia, não cansa de apreciar a arte do famoso muralista Diego Rivera (Molina). Após sofrer um grave acidente de trânsito que a deixaria com seqüelas pelo resto da vida, necessita vivenciar um doloroso processo de isolamento social, agravado pela partida do namorado Alejandro (Luna). Passa, então, a cada vez mais se dedicar à pintura. Quando se encontra em possibi

Filme do Dia: As Chuvas de Ranchipur (1955), Jean Negulesco

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A s Chuvas de Ranchipur ( The Rains of Ranchipur , EUA, 1955). Direção: Jean Negulesco. Rot. Adaptado: Merle Miller, baseado no romance The Rains Came , de Louis Bromfield. Fotografia: Milton R. Krasner. Música: Hugo Friedhofer. Montagem: Dorothy Spencer. Dir. de arte: Addison Hehr & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Paul S. Fox & Walter M. Scott. Figurinos: Helen Rose & Travilla. Com: Lana Turner, Richard Burton , Fred MacMurray, Joan Caulfield, Michael Rennie, Eugenie Leontovich, Gladys Hurlbut, Madge Kennedy, Carlo Rizzo. Lady Edwina Esketh (Turner) é uma milionária entediada que viaja com o marido-objeto Albert (Rennie), colecionando amantes em cada cidade pela qual passa. Na Índia, convidada pela maior autoridade local, Maharani (Leontovich) a se hospedar em seu palácio, apaixona-se pelo filho da mesma, o íntegro e puro Dr. Safti (Burton). Um conflito é criado, pois Tom Ransome (MacMurray), bastante conhecedor do passado de Edwina, e Maharani opõe-se radicalmente a

Filme do Dia: Minha Rainha (1929), Erich Von Stroheim

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M inha Rainha ( Queen Kelly , EUA, 1929). Direção: Erich von Stroheim . Rot. Original: Erich von Stroheim & Marian Ainslee. Fotografia: Paul Ivano. Montagem: Viola Lawrence. Dir. de arte: Harold Miles. Figurinos: Max Rée. Com: Gloria Swanson, Walter Byron, Seena Owen, Sylvia Ashton, Florence Gibson, Madge Hunt, Tully Marshall, Madame Sul-Te-Van. O Príncipe Wolfran (Byron) é um mulherengo que caiu nas graças de uma mulher que não o ama, mas a quem não pode recusar, a Rainha Regina V (Owen). Na véspera do anúncio inesperado de seu casamento, Wolfran se apaixona pela jovem aspirante à freira Kelly (Swanson). Wolfran simula um incêndio no convento apenas para capturá-la e levá-la ao palácio real. Regina os flagra juntos e humilha ambos, principalmente sua rival, que pula nas águas do rio, sendo salva por um dos homens do palácio. Kelly embarca para Der-el-Salem onde se encontra com a tia (Ashton) moribunda e é instigada a substituí-la casando com o marido da tia, o maníaco Jan

Filme do Dia: Scorpio Nights (1985), Peque Gallaga

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s corpio Nights (Filipinas, 1985). Direção: Peque Gallaga. Rot. Adaptado: Uro Q. dela Cruz, baseado nos contos de Rommel Bernadino & T.E. Pagaspas. Fotografia: Ely Cruz. Música: Jaime Fabregas. Montagem: Jess Navarro. Dir. de arte: Don Escudero & Rommel Bernadino. Cenografia: Melchor Pacheco. Figurinos: Denni Tan. Com: Orestes Ojeda, Anna Marie Gutierrez, Daniel Fernando, Eugenio Enirquez, Amanda Amores, Mike Austria, Pen Medina, Uro Q. dela Cruz, Caloy Balasbas. Em um cortiço onde as pessoas possuem pouca ou nenhuma privacidade, o jovem Danny (Fernando) deixa de ser um mero voyeur da vizinha de baixo, mulher (Gutierrez) de um segurança (Ojeda) e, certo dia, cria coragem e vai até seu quarto, fazendo sexo com ela. Em dúvida se ela estava adormecida ou não, quando se retira de uma segunda vez, acaba sendo chamado por ela. Iniciam então uma tórrida relação às escondidas, mesmo depois de Danny ter firmado namoro com outra garota do cortiço. Fely (Amores). Certa noite, n

Filme do Dia: Donnie Brasco (1997), Mike Newell

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D onnie Brasco ( Donnie Brasco , EUA, 1997) Direção: Mike Newell . Rot.Adaptado: Paul Attanasio, baseado no livro  Donnie Brasco: My Undercover Life in the Mafia, de Joseph D. Pistone & Richard Woodley. Fotografia: Peter Sova. Música: Patrick Doyle. Montagem: Jon Gregory. Com: Al Pacino , Johnny Depp, Michael Madsen, Bruno Kirby,  James Russo, Anne Heche, Zeljko Ivanek, Gerry Becker, Robert Miano, Rocco Sisto, Zach Grenier, Ronnie Farer, Val Avery, Larry Romano, Keenan Shimizu.         1978. Acreditando-se em vias de ser promovido, o mafioso Lefty (Pacino), resolve adotar o traficante de jóias Donnie Brasco (Deep), e agregá-lo ao submundo da Máfia. Já a partir do primeiro contato, Lefty fica bem impressionado com Brasco - ele, a olho nu, não só descobre que alguém vendera uma jóia falsificada para Lefty como espanca o homem em um bar. O que Lefty não sabe é que Brasco é, na verdade, agente do FBI e passa a viver uma vida dupla, entre os corredores da Máfia, onde grava bo

Filme do Dia: O Homem com a Câmera (1929), Dziga Vertov

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O H omem com a Câmera ( Cjelovek s Kino-Apparatom , URSS, 1929). Direção e Rot. Original: Dziga Vertov. Fotografia: Mikahil Kaufman. Montagem: Yelizaveta Svilova. Esse tocante tributo ao cinema e ao seu poder de captar imagens diversas do mundo, considerado um dos maiores documentários de todos os tempos, inicia com uma advertência sobre a necessidade de um cinema-cinema, que se afaste dos meios literários e teatrais para efetivamente se concretizar. Vertov demonstra isso na prática, através do uso de um arsenal diverso de trucagens ópticas e – principalmente – pela junção delas todas através da montagem. O filme transpira a euforia de uma União Soviética ainda embevecida com sua jovem revolução. Se o painel diverso do cotidiano urbano que apresenta boa parte do filme, principalmente em sua primeira parte, pode sugerir uma aproximação com as sinfonias metropolitanas, das quais a mais famosa é também a pioneira, Berlim, Sinfonia de uma Metrópole (1927), Vertov vai muito além.

Filme do Dia: The Pied Piper of Hamelin (1981), de Mark Hall

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T he Pied Piper of Hamelin (Reino Unido, 1981). Direção: Mark Hall. Música: Ravid Rohl & Stuart J. Wolstenholme. Montagem: John MacManus.  Dir. de arte: Bridget Appleby. Animação com bonecos em stop-motion, que cria uma melancólica e soturna atmosfera para ambientar a lenda do Flautista de Hamelin e a desgraça por ele provocada junto ao vilarejo que havia livrado da praga dos ratos, após o nobre lhe ter negado pagar a quantia prometida para sua ação. Música, cores, cenários e sua narração, sob forma de poesia (de Robert Browning, publicada em 1842) mais que propriamente prosa, são fundamentais para o resultado final obtido. O tema também havia sido explorado em um longa de animação inventivo, Krysar, realizado 5 anos após esse. Modificando menos elementos da narrativa que no filme de Jiri Barta, aqui se apela para a mais convencional moldura em que a narrativa é contada para um garoto pelo próprio Flautista de Hamelin. Produzido para a TV. Cosgrove Hall Films. 30 minutos.