O Dicionário Biográfico de Cinema#162: Ronald Colman

 

Ronald Colman (1891-1958), n. Richmond, Inglaterra

Enquanto trabalhava para a companhia de navios a vapor britânica, Colman tomou parte de encenações amadoras; invalidado durante a I Guerra Mundial, voltou-se aos palcos profissionalmente. Foi bem sucedido e realizou uns poucos filmes na Inglaterra antes de partir para a América, em 1920. Enquanto trabalhava no teatro por lá, foi visto por Henry King e escolhido para atuar com Lilian Gish em The White Sister [Irmã Branca] (23, King).

Goldwyn o pôs sobre contrato e Colman rapidamente se tornou um astro romântico: Romola (24, King); Tarnish (24, George Fitzmaurice); Her Night of Romance (24, Sidney Franklin); A Thief in Paradise (25, Fitzmaurice); His Supreme Moment [A Mulher que Eu Amo] (25, Fitzmaurice); The Sporting Venus (25, Marshall Neilam; Her Sister from Paris [A Mana de Paris] (25, Franklin); The Dark Angel [O Anjo das Sombras][ (25, Fitzmaurice); Stella Dallas (25, King); Lady Windermere's Fan [O Leque de Lady Margarida] (25, Ernst Lubitsch); Kiki (26, Clarence Brown); Beau Geste (26, Herbert Brenon); The Winning of Barbara Worth [Beijo Ardente] (26, King); The Night of Love [A Noite de Amor] (27, Fitzmaurice); The Magic Flame [A Chama do Amor] (27, King); Two Lovers [Dois Amantes] (28, Fred Niblo); e The Rescue [Culpas de Amor] (29, Brenon).

Enquanto ator, Colman não foi prejudicado pela chegada do som - de fato, sua aura de classudo ganhou com isso. Não mais belo que diversos rivais silenciosos, quando falou revelou-se urbano e simpático. Próximo dos quarenta, seu bigode, seus modos e sua anglicidade o elencava perfeitamente como o romântico maduro e divertido e, como tal, ganhou um grande número de seguidores. Não era um ator que buscava, mas aprendeu o quão atrativamente consistente uma interpretação contida poderia ser, e tomou cuidado em preservar sua aparência. Seu primeiro grande sucesso sonoro foi Bulldog Drummond [Amante de Emoções] (29, F. Richard Jones) e continou com Condemned [Condenados] (29, Wesley Ruggles); Raffles (30, Harry  d'Arrast e George Fitzmaurice); The Unholy Garden [Jardim do Pecado] (31, Fitzmaurice); e The Devil to Pay [O Diabo que Pague] (31, Fitzmaurice). Colman não trabalho com a mesma frequencia de outras estrelas: ele muitas vezes ponderou em aceitar papéis que escassamente acrescentariam à sua distinção cavalheirisca. Invariavelmente, seus papéis foram idealmente adequados aos seus talentos: Arrowsmith [Médico e Amante] (31, John Ford); Cynara [Amante Discreto] (32, King Vidor); e The Masquerader [O Acaso é Tudo] (33, Richard Wallace). 

Neste momento, Colman deixou Goldwyn, após seu empregador sugerir que ele interpretava melhor quando estava bebendo. Colman agora passou a Twentieth e realizou Bulldog Drummond Strikes Back [A Volta de Bulldog Drummond] (34, Roy del Ruth), Clive of India [A Conquista de um Império] (35, Richard Boleslavsky), e The Man Who Broke the Bank at Monte Carlo [O Homem que Desbancou Monte Carlo] (35, Stephen Roberts). Foi o muito bom e alcóolatra Sidney Carton na MGM, em A Tale of Two Cities [A Queda da Bastilha] (35, Jack Conway), e no mesmo estúdio em Under Two Flags [Sob Duas Bandeiras] (36, Frank Lloyd). Em 1937, realizou dois de seus filmes mais lembrados: na Columbia, Lost Horizon [Horizonte Perdido] (Frank Capra) e, para Selznick, The Prisoner of Zenda [O Prisioneiro de Zenda] (John Cromwell). Interpretou François Villon em If I Were King [Se Eu Fora Rei (38, Lloyd) e foi incomumente tocante enquanto o pintor em The Light That Failed [A Luz Que Se Apaga] (39, William Wellman); Lucky Partners [Boa Sorte] (40, Lewis Milestone); My Life with Caroline [Minha Vida com Caroline] (41, Milestone); The Talk of the Town [E a Vida Continua] (42, George Stevens); o sentimento astutamente calculado de Random Harvest [Na Noite do Passado] (43, Mervyn LeRoy), no qual contracenou com Greer Garson. Após Kismet (44, William Dieterle), trabalhou menos e menos e estava mais claramente na meia idade em The Late George Apley [Tenho Direito ao Amor] (47, Joseph L. Mankiewicz) e A Double Life [Fatalidade] (47, George Cukor), pelo qual ganhou o Oscar de melhor ator, enquanto um ator que foi longe demais em Othello. Foi também muito bem em Champagne for Ceasar [Champanhe para César] (49, Richard Whorf), e depois disso aposentou-se, retornando somente para dois papéis de breve aparição: Around the World in 80 Days [Volta ao Mundo em 80 Dias] (56, Michael Anderson) e The Story of Mankind [A História da Humanidade] (57, Irwin Allen).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 518-19. 

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