Guia Crítico de Diretores Japoneses#9: Tamizō Ishida
ISHIDA, Tamizō
(7 de junho de 1901 - 1º de outubro de 1972)
石田民三
Ainda que sua reputação resida grandemente em um único filme, Hana Chirinu (Fallen Blossoms, 1938), Ishida foi um diretor prolífico através do final do período silencioso e início do sonoro. Seus filmes durante os anos 20 e idos dos 30 foram majoritariamente chambaras, dos quais poucos sobreviveram; o sobrevivente, Keyamura Rokusuke (Rokusuke of Keya Village, 1927), uma história de vingança, aparentemente típico em sua época e gênero. De meados dos anos 30, no entanto, iniciando com Osen (A Perdição de Osen, 1934), Ishida conquistou uma reputação como diretor de adaptações literárias, frequentemente realizadas em colaboração com membros do grupo de teatro, em estilo Ocidental, o Bungako-za. Os filmes de Ishida tendem a focar nos baixos estratos da sociedade: portanto Fallen Blossons foi uma história de geisha; Yoru no Hato (Dove of Night, 1937), ambientado no antigo distrito shitamachi, de Tóquio, analisando a vida de uma anfitriã de um bar, desapontada em seu amor por um diretor de teatro; e Keshōyuki (Keshoyuki, 1940), a partir de um argumento de Mikio Naruse, descrevendo uma familia administrando um frágil teatro de vaudeville, outra vez na área de shitamachi, de Tóquio.
Os melhores filmes de Ishida apresentam uma condiserável imaginação formal e uma habilidade para analisar o material e o impacto psicológico e social das mudanças políticas nos indivíduos. Ele possui um interesse particular no período final do Edo e no Meiji: Asagiri Gunka (War-Song for a Misty Dawn, 1943), dramatizando o último apoio dos guerreiros defensores do shogunato Tokogawa. Mais comumente, Ishida focou nos indiretamente afetados, mas que nos que participaram, destas mudanças. Sua reconhecida obra-prima, Fallen Blossoms, foi um soberbo retrato de vida de uma geisha de Kyoto, durante as lutas que prenuniciaram o colapso do shogunato. Completamente filmado dentro dos confins da casa da geisha e com um elenco completamente feminino, Ishida faz uso de uma técnica altamente fragmentada, no qual nenhum dos planos com dois atores são identicamente compostos, expressando a variedade de perspectivas das mulheres e as contrastantes respostas emocionais a estas circunstâncias. A combinação de imaginação estilística e uma simpatia profunda por suas heroínas faz deste um dos excepcionais filmes japoneses dos anos 30.
Algo menos formalmente experimental, mas ainda ricamente atmosférico em seu retrato da Osaka do período Meiji, foi Mukashi no Uta (Old Songs, 1939) que, através de sua história das relações entre duas famílias, explora a ascensão da classe mercantil e o declínio dos antigos samurais. Novamente, a preocupação de Ishida foi com o impacto psicológico das mudanças sociais, um tema observado mais claramente na decisão feita por um ex-samurai, agora decaído em tempos difíceis, a unir-se a Rebelião Satsuma, em busca de uma morte heróica. O declínio da classe samurai foi também central a Hanabi no Machi (Street of Fireworks, 1937), os protagonistas que eram antigos soldados tornados atacadistas e uma garota de ascendência samurai, vivendo no bairro de estrangeiros em Yokohama, preparando-se para estudar no exterior.
Mesmo que Noël Burch tenha saudado Fallen Blossoms, a obra de Ishida ainda é raramente conhecida no Ocidente; de fato, a perda de boa parte de sua produção, acoplado com sua aposentadoria pouco após o pós-guerra, tornaram-no uma figura marginal, mesmo no Japão. Seus filmes sobreviventes merecem uma mais ampla exposição e reavaliação.
1926 Aishō / Scars of Love
Kentō / Swordfight
Yūken / Chinese Sword
Akki / Wicked Devil
1927 Keyamura Rokusuke / Rokusuke of Keya Village
Setsuen / Proof of Innocence
Isamihara / Manliness
Kengeki no sōryū / Fighting Twin Dragons
Kozaru Shichinosuke / Shichinosuke Kozaru
Kennan jonan / Trouble over Swords and Women
Aitō / Love Fight Date
Hiroku: Matsumae Tetsunosuke / Hiroku Date: Tetsunosuke Matsumae
Minamikaze / South Wind
1928 Akagaki Genzō / Genzo Akagaki
Danchō no sakebi / Cry from the Heart
Akagiya sōdō / Trouble at the Akagiya
Dasshutsu fukushūki / Record of Escape and Revenge
Kyōren tomoe zōshi / Illuminated Chronicle of Love and Chivalry
Gan kirai / Migration of Wild Geese
Sanjūrokkei / The Thirty-Six Strategies
Shinpan botan dōrō / Peony Lantern: New Version
Kyōren jumon (Zenpen; Kōhen) / Spell of Crazed Love (Parts 1 and 2)
1929 Bukotsumono / The Rustic
Ukiyoe sōmatō / Ukiyo-e Phantasmagoria
Yūgiri no Senta / Senta of the Evening Mist
Adauchi Jōrurizaka / Revenge at Jorurizaka
Sozoku ninjutsu banashi / A Tale of Petty Theft and Ninja Art
1930 Joraiya (Zenpen; Kōhen) / Joraiya (Parts 1 and 2)
Tengu sōdōki / Record of Tengu’s Troubles
Meisō ketsukinpu / Bloody Fight of the Famous Spear
Kiyokawa Hachirō / Hachiro Kiyokawa
Kega kōmyō adauchi dan / Tale of Injury, Ambition, and Revenge
Uragiri Shōtengu / Treacherous Little Tengu
Kirare Otomi / Scarred Otomi
Taishokkan jigoku ōrai / Street of Hellish Gluttons
1931 Kaien taichō Sakamoto Ryōma: Kyōraku hen / Ryoma Sakamoto, Head of the Kaientai: Kyoto Episode
Fūryū ichidai otoko / The Life of an Elegant Man
Adauchi nihonbare / Revenge and Clear Skies
Fūryū yakko mai / The Dance of an Elegant Person
Sasano meisōden: Orisuke Gonzō / Tale of the Famous Spear at Sasano: Gonzo Orisuke
Jiraikagumi / The Jiraika Group
1932 Hanafubuki samurai Senta / Samurai Senta of the Falling Cherry Blossoms
Ōedo yami no uta / Song of Darkness in Great Edo
Masumitsu Yasunosuke / Yasunosuke Masumitsu
1933 Yōma no egoyomi / Illustrated Almanac of Bewitching Devils
Renbo fubuki / Falling Blossoms of Love
Yashima kyōkakujin / Chivalrous War in Japan
Nanban karuta: Inochi no hibana / Cards, Foreign-Style: Spark of Life
Enma jigoku / King of Hell
Yatagorō zange / Yatagoro’s Penitence
Osada no adauchi / Osada’s Revenge
1934 Osen Zenkamono no futari onna / Two Women with Criminal Records
Adauchi Tsumakoizaka / Revenge at Tsumakoizaka
1935 Ōedo haru keshō / Edo’s Spring Finery
Meiji jūsannen / The Thirteenth Year of Meiji
Oden jigoku / Oden’s Hell
Aogiri no uta / Song of the Parasol Tree
Yōen bosatsu / Bewitching Fire and Bodhisattva 1
1936 Shunshoku gonin onna / Five Women in Spring Scenery
Bunsei yōfuden / Legend of Bewitching Woman in the Bunsei Era
Satsukibare ippon yari / One Spear in Sunny Intervals during the Rainy Season
Kaidō hyakuri / A Hundred Ri on the Sea Road
1937 Hanabi no machi / Street of Fireworks
Yoru no hato / Dove of Night
Tōkai bijoden / Legend of a Beautiful Woman of the Tokai Region
1938 Hahaoya ningyō / Mother Doll
Hana chirinu / Fallen Blossoms
1939 Mukashi no uta / Old Songs
Kenka tobi (Zenpen; Kōhen) / Fighting Kites (Parts 1 and 2)
Hanatsumi nikki / Diary of Flowerpicking 1
1940 Keshōyuki / Keshoyuki
Tsuriganesō / The Bellflower
Tatakau otoko / The Fighting Man
1941 Enoken, Torazō no Shunpū senri / Enoken and Torazo: A Thousand Ri in the Spring Wind
Orizuru shichi henge (Zenpen; kōhen) / Seven Changes of a Paper Crane (Parts 1 and 2)
Kumotsuki no imōto no uta / Song of Kumotsuki’s Sister
Danshi yūjō / Friendship between Men
1942 Yamamatsuri bonten uta / Song of Brahma at the Mountain Festival
1943 Asagiri gunka / War-Song for a Misty Dawn
Rōkyoku Chūshingura / Recitation of the Chushingura
1944 Sanjaku Sagohei / Sagohei Sanjaku
1947 En wa ina mono / Relationships Are Complicated Things
Texto: Jacoby, Alexander. A Critical Handbook of Japanese Film Directors. Berkeley: Stone Bridge Press, pp. 126-29.
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