Filme do Dia: Aquarela - As Cores de uma Paixão (2008), David Oliveras

 


Aquarela – As Cores de uma Paixão (Watercolors, EUA, 2008). Direção e Rot Original David Oliveras. Fotografia Melissa Holt. Música Marcelo Cesena & Dorian Rimsin. Montagem Martinos Aristidou. Dir. de arte Ron Hansford & Krista Gall. Figurinos Stephanie Bravo. Com Tye Olson, Kyle Clare, Ellie Araiza, Casey Kramer, Jeffrey Lee Woods, William Charles Mitchell, Ian Rhodes, Edward Finley, Karen Black.

Carter (Clare) é um dedicado aluno na prática da natação, filho de um pai membro do AA, Stephen (Woods), com cuja companheira de grupo, Miriam (Kramer) ele deixa o filho determinado dia. Miriam é mãe de um sensível garoto, Danny (Olson), o predileto da professora, a Sra. Martin (Black), cuja paixão são as aquarelas. Ele e Carter se tornam próximos, mantendo algum contato sexual. Danny se apaixona por Carter, que não retribui por completo o seu afeto. Ele combina com Danny de não se falarem na escola. Porém a amizade entre os dois é descoberta por alguns colegas da equipe de natação de Carter, que agridem Danny. Com o episódio, Miriam escuta de Danny que ele é gay, e que esse foi o motivo de ter sido agredido, e que se encontra envolvido emocionalmente por Carter. Em crescente ansiedade Carter tenta disputar o primeiro lugar na prova de natação que será fundamental para o seu futuro imediato e fica em segundo, buscando afastar-se de Danny e, por fim, tragicamente sendo afetado por sua situação. Danny rememora décadas após do ocorrido, em uma galeria de arte, ao lado de seu atual companheiro.

Casos de amores gays em ambientes adversos tem sido presentes na filmografia do século XXI com certa regularidade (a exemplo de Seu Nome Gravado em Mim  e Queda Livre). Ao contrário desses, trata-se aqui de uma produção bastante canhestra, com elenco compatível com a produção, a exceção da veterana e ótima Karen Black. E para um filme no qual um dos protagonistas, Carter, afirma que o outro, Danny, é sempre previsivelmente clichê, não deixa de carregar na mão em uma série de clichês. Porém, em meio a platitudes ou mesmo dificuldade de apresentar liga dramática que nos faça, de fato, crer e, portanto, envolver-nos com  seus personagens e situações, há algo que foge do clichê. O personagem que ao início demonstrou maior ousadia e senso de rebeldia, não é abertamente gay, enquanto o mais introvertido o é. E a modéstia de tudo, incluindo as interpretações, pode evocar algum bom samaritano  sentimento de adesão mínimo. Só com muita boa vontade, as assépticas cenas de sexo, com os atores sempre escolhendo poses caricatas e pouco naturais para esconderem as suas genitálias, repercutirão algum erotismo.  Sua trilha musical é uma quase cópia do Prelúdio em C Maior do Cravo Bem Temperado, de Bach. Dito isso, existe uma cena que se destaca do desalento geral. A que a mãe escuta de Danny sua revelação de que fora agredido por ser gay. Mas para cenas como essa, segue-se o oposto, com a caricatura do técnico de natação e seu jeito truculento de tratar Carter. Ainda soçobram entulhos na forma como lida mal com a melhor amiga de Danny e a professora vivida por Black, que parecem mais pontas soltas, que parte orgânicas do enredo. Sobretudo no caso da primeira, que simplesmente desaparece praticamente da narrativa, enquanto a professora ainda voltará a ter destaque. E, bem pior, uma história-moldura que se passa no futuro, quando Danny já é um artista reconhecido, em uma retrospectiva de sua obra, mas ainda repleto de dívidas para com esse passado não superado de todo.  Talvez melhor possa ser dito dessa película, ao final de contas, é o seu reconhecimento das diferenças na forma de se compreender uma relação, que não se dobram a argumentos sentimentais ou de afirmação de minorias, e que são incompatíveis, em certa medida, do início ao final, com envolvimento emocionais bastante diversificados. Porém, imagina-se que a “redenção” ou “superação” do trauma se deslocará para a história-moldura, o que se pretende apontar ao final.  SilverLight Ent. 114 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar