Filme do Dia: Sombra Mágica (2000), Hu Ann

 


Sombra Mágica (Xi Yang Jing/Shadow Magic, China/Alemanha/Taiwan/EUA, 2000). Direção: Hu Ann. Rot. Original: Chen Yixiong, Huang Dan, Hu Ann, Liu Huaizhuo, Bob McAndrew, Kate Raisz, Tang Louyi & Zuo.  Fotografia: Nancy Schreiber. Música: Zhang Lida. Montagem: John Gilroy & Keith Reamer. Dir. de arte: Wang Jixian. Figurinos: Huang Bao-Hong. Com: Jared Harris, Xia Yu, Xing Yufei, Liu Peiqi, Lu Liping, Wang Jingming, Li Yusheng, Zhang Yukui, Cheng Chuang, Li Bin.

Na China dos idos do século XX, o jovem fotógrafo Liu Jinglun (Yu), admirador de todas as novidades tecnológicas, acaba se aproximando do projecionista britânico Raymond Wallace (Harris), que não consegue motivar o público a vir conhecer o que é o cinema. Jinglun não só atrai o público como se torna seu sócio. Porém, eles passam por muitas vicissitudes. Numa sociedade de forte tradição feudal, o cinema é encarado com maus olhos pelas pessoas do lugar. Liu é expulso da loja de fotografias de Mestre Ren (Peiqi), torna-se uma pessoa mal vista pelos realizadores do teatro milenar chinês, que acreditam que o cinema está roubando seu público e, para complicar ainda mais tudo, seu objeto de amor é justamente Ling (Yufei), filha do artista do teatro francês mais renomado de Beijing, o Senhor Tan (Yusheng). Por outro lado, seu pai (Jingming), revolta-se ao saber de sua expulsão da loja de fotografia e não o aceita mais como filho. Ele passa então a viver com Wallace. Com o convite para se apresentarem no Palácio Real, diante da Imperatriz Xi Ci (Bin), Liu acredita que chegou o momento de se tornar respeitável perante à sociedade local. Porém, o maquinário começa a pegar fogo e são levantadas suspeitas de um atentado à Imperatriz. Liu é inocentado, porém Wallace vem a ser expulso do país. Algum tempo depois, Wallace lhe manda o material que haviam filmado na China, que é apresentado diante da população local, que se diverte ao se ver retratada na tela. Seus antigos adversários, inclusive o Senhor Tan, e o seu pai são alguns dos espectadores. Na cabine do cinema poeira, a jovem Ling finalmente demonstra que pretende namorar com Liu.

Essa reconstituição ficcional do surgimento do cinema na China apresenta uma narrativa excessivamente repleta de clichês para soar verdadeiramente interessante. As sessões de cinema  sendo um pretexto para a exibição de alguns clássicos do primeiro cinema de Edison – Briga de Galo, Annabelle Buterfly Dance e Lumière – L´Arrivée d´un Train à La Ciotat, O Regador Regado, Repas de Bébé, La Sortie de las Usines Lumière, entre outros. Porém, no final das contas, sua opção por uma reconstituição em que os conflitos parecem ser mais anedóticos que efetivos leva-o  a um nível de auto-condescendência bastante comum em reconstituições históricas. Ao mesmo tempo em que acena para a visão hoje considerada superada da Indústria Cultural soterrando a cultura tradicional, o filme deixa presente, em certo momento, que o teatro milenar chinês jamais deixará de atrair público, mesmo com a sedutora concorrência do cinema. A visão bastante generosa que o filme proporciona do britânico talvez se deva muito mais ao fato de se tratar de uma co-produção internacional (com capital americano incluído) do que necessariamente o realizador possuir uma visão menos xenófoba que a presente em alguns de seus conterrâneos. Beijing Film Studio/C & A Productions/Central Motion Pictures Co./China Film/Filmstiftung Nordrhein-Westfalen/Post Production Playground/Road Movies/Schulberg Productions/Taiwan Central Motion Picture Co. 116 minutos.

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