Filme do Dia: O Farol (2019), Robert Eggers

 


O Farol (The Lighthouse, EUA/Canadá, 2019). Direção: Robert Eggers. Rot. Original: Robert Eggers & Max Eggers. Fotografia: Jarin Blaschke. Música: Mark Korven. Montagem: Louise Ford. Dir. de arte: Craig Lathrop & Matt Likely. Cenografia: Ian Greig. Figurinos: Linda Muir. Com: Robert Pattinson, Willem Dafoe, Valeriia Karaman.

Anos 1890, na costa da Nova Inglaterra. Um velho e experiente faroleiro, Thomas Wake (Dafoe), chega novamente na ilha inóspita em que se encontra o farol, que deve tomar de conta, junto com seu novo ajudante, Ephraim Winslow, aliás Thomas Howard (Pattinson), a quem não cansa de injuriar. As tensões climáticas se reproduzem nas relações de crescente antagonismo e abuso entre os dois homens.

Aborrecida incursão mal sucedida em que o alegórico ganha asas sobre o realismo, de forma pretensiosa, inflada de um formalismo estético de incrível tradução em termos de direção de arte e fotografia (em preto&branco), mas tão estéril e insosso quanto a maior parte dessas obras que pretendem, de forma mais explícita, e sem fincar pés em um cotidiano plenamente crível, podem ser. Suas pretensões becktianas tendem a ganhar um crescendo de histeria e verbosidade, vividas com ganas pela dupla de atores em um tour de force que, infelizmente, não consegue conformar aspectos do humano que produzam pathos para além do histrionismo e da auto-degradação, como pode ser observado em filmes que também fazem primordial da palavra, como QuemTem Medo de V. Woolf? (1966), no qual o preto&branco já era uma sinalização à época para uma estética que nutria relações complexas com o real. Quanto mais o filme se distancia do gesto pequeno e do cotidiano opressor, observado de fora e investe na sua explosão teatral-literária, com esgares, récitas, peidos, gritos, murros e escoriações, em ritmo crescente, mais se distancia do farol que poderia salvá-lo de seu naufrágio. A24/New Regency Pictures/RT Features.  109 minutos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar