Filme do Dia: Nostalgia, o Caminho da Perdição (1940), Gustav Ucicky

 


Nostalgia, O Caminho da Perdição (Der Postmeister, Alemanha, 1940). Direção: Gustav Ucicky. Rot. Adaptado: Gerhard Manzel, a partir de um conto de Alexander Pushkin. Fotografia: Hans Schneeberger. Música: Willy Schmidt-Gentner. Montagem: Rudolf Schaad. Dir. de arte: Kurt Herlth & Werner Schlichting. Figurinos: Alfred Kunz. Com: Heinrich George, Hilde Krahl, Siegfried Breuer, Hans Holt, Ruth Hellberg, Margit Symo, Erik Frey, Alfred Neugebauer.

Quando dois capitães russos da cavalaria chegam a um posto dos correios alemão, um deles se lembra a história que um colega deles lhe contara. Ele, Minski (Breur) sente-se fortemente atraído pela bela filha do chefe do posto (George), Dunja (Krahl). Ele promete casar-se com ela e leva-la à corte de São Petersburgo, o que nunca ocorre de fato. Chega aos ouvidos do pai de Dunja que essa leva uma vida dissoluta. Este chega com a intenção de dar uma lição à filha e faz um escândalo no prédio onde ela mora. Dunja, combinada com o amante Minski, arma uma encenação de casamento que engana o velho, mas a faz se afastar do homem que de fato ama, Mitja (Holt). Quando o pai parte, Dunja se desespera, enquanto o pai pensa que ela é feliz como nunca. Ela se suicida no cômodo ao lado de onde se encontra Minski, que ainda escuta suas últimas palavras, pedindo que avise ao pai que ela contraíra uma doença.

Soberbamente decupado e fotografado, num límpido p&b tendendo fortemente ao branco, essa trivial fantasia demonstra ser de longe menos carregado de uma moral ideológica nacional-socialista mal disfarçada, tal como Opfergang (1944) e tantos outros. E em meio a trivialidade, inclusive, pode-se perceber, ainda que involuntariamente – e Fassbinder certamente deve ter percebido, pois seu Lola, possui ecos desse filme – um mapa das estratégias femininas para lidar com um mundo de códigos impostos por um patriarcalismo hipócrita. O conto de Pushkin já havia rendido uma versão francesa dois anos antes. Por mais que essa produção busque se afastar do decadentismo com o qual vem a ser associado filmes próximos do Realismo Poético francês, como provavelmente fora o caso da versão francesa, uma melancolia encobre a narrativa e nem todo a ingenuidade patética e infantilizada de seu protagonista, vivido com bravura por Heinrich George, pode ofusca-la. Contado através de uma história-moldura por quem se sabe, após certo tempo, ser Mitja, que joga de forma arrogante algum valor para que seja rezada uma missa em honra de Dunja, o filme consegue construir um bom senso atmosférico, auxiliado por suas interpretações e se não chega a competir com alguns mestres que trabalhavam com temas próximos, como Max Ophüls, tampouco faz feio em relação às mais interessantes produções do gênero internacionais. Destaque para a cena em que a cigana dança com os seios à mostra, liberal mesmo em termos do cinema italiano contemporâneo, onde um seio ou outro podia ser divisado brevemente. Assim como para um momento em que Dunja fala com uma tensão histérica tão enrijecida que é impossível não crer que tenha servido como material para a composição da heroína de outro filme de Fassbinder, Martha. Copa Mussollini de Filme Estrangeiro no Festival de Veneza. Wien-Film para UFA. 92 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar