O Dicionário Biográfico de Cinema#49: Debbie Reynolds

Debbie Reynolds – Wikipédia, a enciclopédia livre

Debbie Reynolds (Mary Frances Reynolds) n. El Paso, Texas, 1932

Educada em Burbank, Debbie Reynolds foi  trompetista e fagotista na Orquestra Sinfônica Jovem de Burbank e Miss Burbank de 1948. Possuía poucas rivais em alegria e vivacidade. François Truffaut já havia eulogizado o momento em Singin' in the Rain [Cantando na Chuva, 52, Stanley Donen e Gene Kelly] quando, ao final de uma vigorosa dança rotineira, teve a presença de espírito de arrumar sua bagunçada saia para que suas calcinhas não aparecessem.

Foi sempre uma competente dançarina e cantora em uma sucessão de musicais: The Daughter of Rosie O'Grady [Vocação Proibida] (50, David Butler); dançando, mas sendo dublada por Helen Kane em Three Little Words [Três Palavrinhas] (50, Richard Thorpe); Cantando na Chuva e Give Girl a Break [Procura-se uma Estrela] para Donen; I Love Melvin [É Deste que Eu Gosto] e The Affairs of Dobie Gillis [O Bonitão da Escola] para Don Weiss; Susan Slept Here [Romance de Minha Vida] (54) e Say One for Me [Prece para um Pecador] (59) para Frank Tashlin; Hit the Deck [Marujos e Sereias] (55, Roy Rowland): The Tender Trap [Armadilha Amorosa] (55) e The Unsinkable Molly Brown [A Inconquistável Molly] (64), de Charles Walters; e My Six Loves [Meus Seis Amores] (63), de Gower Champion.

Próximo ao final dos anos 50 ela se atolou em sentimentalismo em Tammy and the Bachelor [A Flor do Pântano] (57, Joseph Pevney) e It Started with a Kiss [Começou com um Beijo] (59, George Marshall); e The Matting Game [Como Fisgar um Marido] (59, Marshall). Mas ela é uma comediante versátil e sua atuação desenvolveu-se ao longo dos anos com The Catered Affair [A Festa de Casamento] (56), de Richard Brooks; This Happy Feeling [Tudo Pelo Teu Amor] (58), de Blake Edwards; The Rat Race [A Taberna das Ilusões Perdidas] (60, Robert Mulligan); excelente em Goodbye Charlie [Um Amor do Outro Mundo] (64), de Minnelli; em What's the Matter with Helen? [Obsessão Sinistra] (71), de Curtis Harrington; assim como em seu próprio cativante programa de TV (1969-70).

Ela está em Sadie and Son   [No Rastro do Crime] (87, John Llewellin Moxey) e Perry Mason: The Case of Musical Murder (89, Christian I. Nyby II); e teve um pequeno papel em Heaven and Earth [Entre o Céu e a Terra] (93, Oliver Stone).

O salto do sapato quebrou (*) nos anos 90. Em 1997, Debbie e seu pequeno cassino próximo em Las Vegas teve que entrar em concordata. Tem sido uma esperança dela montar um museu de Hollywood lá. Ela está muito bem em Mother [Mãe é Mãe] (96, Albert Brooks), mas depois teve que trabalhar para sobreviver, interpretando a si mesma em Hollywood Squres e sendo uma das vozes de Rugrats. Teve In & Out [Será Que Ele é?] (97, Frank Oz); uma voz em Fear and Loathing in Las Vegas [Medo e Delírio] (98, Terry Gilliam); Zack and Reba [Zack e Reba] (98, Nicole Bettauer); Halloweentown [Halloweentown: Um Lugar Mágico] (98, Duwayne Dunhan]; The Christmas Wish (Ian Barry); A Gift of Love: The Daniel Huffman Story (99, John Korty); Virtual Man (00, Laurie Lynd). e então - o golpe de misericórdia - interpretando Piper Grayson em uma suposta sitcom televisiva chamada These Old Broads [As Damas de Hollywood] no qual suas co-estrelas foram Elizabeth Taylor, Joan Collins e Shirley MacLaine.

Teve um papel na TV em Will & Grace; em One for the Money [Como Agarrar Meu Ex-Namorado] (12, Julia Ann Robinson); e teve alguns momentos primorosos como a mãe de Liberace em Behind the Candelabra [Minha Vida com Liberace] (13, Steven Soderbargh)

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Cinema.  Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp: 2225-6.


N. do T. (*) expressão intraduzível (bounce hit the skids) que preferi buscar uma aproximada em português.
N. do E: Reynolds faleceu em 2016.



Comentários

  1. Está complicado ler o que está escrito, Cid. É fonte escura sobre fundo negro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário! Deu um bug nessa postagem. Agora ficou impossivel de ler no rascunho, mas ficou bem melhor de ler para quem for ler no blog, que é o que importa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng