O Dicionário Biográfico de Cinema#49: Debbie Reynolds

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Debbie Reynolds (Mary Frances Reynolds) n. El Paso, Texas, 1932

Educada em Burbank, Debbie Reynolds foi  trompetista e fagotista na Orquestra Sinfônica Jovem de Burbank e Miss Burbank de 1948. Possuía poucas rivais em alegria e vivacidade. François Truffaut já havia eulogizado o momento em Singin' in the Rain [Cantando na Chuva, 52, Stanley Donen e Gene Kelly] quando, ao final de uma vigorosa dança rotineira, teve a presença de espírito de arrumar sua bagunçada saia para que suas calcinhas não aparecessem.

Foi sempre uma competente dançarina e cantora em uma sucessão de musicais: The Daughter of Rosie O'Grady [Vocação Proibida] (50, David Butler); dançando, mas sendo dublada por Helen Kane em Three Little Words [Três Palavrinhas] (50, Richard Thorpe); Cantando na Chuva e Give Girl a Break [Procura-se uma Estrela] para Donen; I Love Melvin [É Deste que Eu Gosto] e The Affairs of Dobie Gillis [O Bonitão da Escola] para Don Weiss; Susan Slept Here [Romance de Minha Vida] (54) e Say One for Me [Prece para um Pecador] (59) para Frank Tashlin; Hit the Deck [Marujos e Sereias] (55, Roy Rowland): The Tender Trap [Armadilha Amorosa] (55) e The Unsinkable Molly Brown [A Inconquistável Molly] (64), de Charles Walters; e My Six Loves [Meus Seis Amores] (63), de Gower Champion.

Próximo ao final dos anos 50 ela se atolou em sentimentalismo em Tammy and the Bachelor [A Flor do Pântano] (57, Joseph Pevney) e It Started with a Kiss [Começou com um Beijo] (59, George Marshall); e The Matting Game [Como Fisgar um Marido] (59, Marshall). Mas ela é uma comediante versátil e sua atuação desenvolveu-se ao longo dos anos com The Catered Affair [A Festa de Casamento] (56), de Richard Brooks; This Happy Feeling [Tudo Pelo Teu Amor] (58), de Blake Edwards; The Rat Race [A Taberna das Ilusões Perdidas] (60, Robert Mulligan); excelente em Goodbye Charlie [Um Amor do Outro Mundo] (64), de Minnelli; em What's the Matter with Helen? [Obsessão Sinistra] (71), de Curtis Harrington; assim como em seu próprio cativante programa de TV (1969-70).

Ela está em Sadie and Son   [No Rastro do Crime] (87, John Llewellin Moxey) e Perry Mason: The Case of Musical Murder (89, Christian I. Nyby II); e teve um pequeno papel em Heaven and Earth [Entre o Céu e a Terra] (93, Oliver Stone).

O salto do sapato quebrou (*) nos anos 90. Em 1997, Debbie e seu pequeno cassino próximo em Las Vegas teve que entrar em concordata. Tem sido uma esperança dela montar um museu de Hollywood lá. Ela está muito bem em Mother [Mãe é Mãe] (96, Albert Brooks), mas depois teve que trabalhar para sobreviver, interpretando a si mesma em Hollywood Squres e sendo uma das vozes de Rugrats. Teve In & Out [Será Que Ele é?] (97, Frank Oz); uma voz em Fear and Loathing in Las Vegas [Medo e Delírio] (98, Terry Gilliam); Zack and Reba [Zack e Reba] (98, Nicole Bettauer); Halloweentown [Halloweentown: Um Lugar Mágico] (98, Duwayne Dunhan]; The Christmas Wish (Ian Barry); A Gift of Love: The Daniel Huffman Story (99, John Korty); Virtual Man (00, Laurie Lynd). e então - o golpe de misericórdia - interpretando Piper Grayson em uma suposta sitcom televisiva chamada These Old Broads [As Damas de Hollywood] no qual suas co-estrelas foram Elizabeth Taylor, Joan Collins e Shirley MacLaine.

Teve um papel na TV em Will & Grace; em One for the Money [Como Agarrar Meu Ex-Namorado] (12, Julia Ann Robinson); e teve alguns momentos primorosos como a mãe de Liberace em Behind the Candelabra [Minha Vida com Liberace] (13, Steven Soderbargh)

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Cinema.  Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp: 2225-6.


N. do T. (*) expressão intraduzível (bounce hit the skids) que preferi buscar uma aproximada em português.
N. do E: Reynolds faleceu em 2016.



Comentários

  1. Está complicado ler o que está escrito, Cid. É fonte escura sobre fundo negro.

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  2. Obrigado pelo comentário! Deu um bug nessa postagem. Agora ficou impossivel de ler no rascunho, mas ficou bem melhor de ler para quem for ler no blog, que é o que importa.

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